PLANEJAMENTO DIDÁTICO - 13/09/2008
Horário:
8 às 11h - 3h/aulas - Pauta de trabalho:
OBJETIVOS:
1 - Implementar as atividades do
Projeto de Leitura: LER E ESCREVER INSTRUMENTOS DE CIDADANIA – 1ª VERSÃO
(enviado a tod@s os professores há quinze dias);
2 – Discutir dialogicamente o
referencial teórico relacionado ao projeto;
3 - Realizar uma Oficina para planejar
por área de conhecimentos/turmas e anos os conteúdos a serem desenvolvidos;
4 - Apresentar atividades
planejadas por cada área.
ATIVIDADES:
1º Momento: 8h
– Acolhimento/Dinâmica de Grupo: QUEM SOU EU?
2º Momento:
8h30min - Reflexão do texto:
Antes
de iniciar a leitura desse texto, exercite seu conhecimento prévio sobre o
assunto. Procure lembrar quais foram os trabalhos de produção textual (coletiva
ou individual) que já encaminhou, neste ano letivo, e quais eram seus gêneros,
temas e interlocutores.
Tente
encaixá-los nas quatro funções da escrita, isto é, nas diferentes modalidades
em que a escrita é utilizada socialmente: registro, comunicação, organização e
lazer.
Se essa
reflexão causou-lhe algumas dúvidas, se houve grande incidência num mesmo
gênero ou função social, é bom que se reflitam alguns aspectos sobre essa
prática pedagógica tão importante para a aquisição da língua escrita.
A
melhor forma de se verificar a aquisição adequada da língua escrita é quando se
utiliza a escrita para interagir com o mundo. É nesse momento que podem ocorrer
duas grandes possibilidades de avanço: a intervenção pontual em cada
dificuldade dos alunos e a possibilidade de reorganizar as práticas pedagógicas
para que todos alcancem o que é necessário para aquele período letivo. Esse
entendimento pressupõe o planejamento e a execução de atividades escritas em
que é, absolutamente, necessário esclarecer a existência de três elementos
imprescindíveis:
-
Determinar sobre o que se escreve;
-
Determinar para quem se escreve;
-
Determinar quem escreve.
A
inter-relação desses três elementos é o que se costuma caracterizar como a
tríade que sustenta o texto significativo, ou seja, são os elementos que conferem
ao texto um caráter social, interativo, autêntico. Isso significa entender o
professor como grande articulador que, constantemente, estará promovendo ações
como:
-
Suscitar no aluno a necessidade premente de expressar suas ideias e opiniões
sobre o mundo que o cerca por meio da escrita;
-
Fornecer-lhe condições básicas para que tenha elementos para escrever (tanto
do ponto de vista do código como do significado);
-
Verificar o produto escrito, sempre acrescentando e reescrevendo o que for
necessário;
-
Agilizar ações para que a produção seja, de fato, encaminhada para o
destinatário.
Autora: Sandra Bozza é
professora de Metodologia de Língua Portuguesa e autora de obras técnicas e
didáticas.
3º Momento: 9h
- Apresentação
do Sumário do Projeto;
- Análise do CRONOGRAMA de atividades para
efetivação do trabalho
(Ações a serem discutidas e concluídas nos
grupos de trabalho);
- Apresentação
do Vídeo: “Para além da aula de Língua Portuguesa”
TV Escola/Salto para o futuro.
INTERVALO (15 minutos)
4º Momento: 10h.
- Oficina: OBS as disciplinas estão divididas de acordo
com o material teórico!
1º Grupo:
MAGISTÉRIO - Formação específica e suas práticas.
2º Grupo: Língua
Portuguesa; Língua estrangeira: Inglês e Espanhol; e História;
3º Grupo: Educação
Física e Matemática;
4º Grupo:
Arte, Geografia e Ciências;
5º Grupo:
SECRETARIADO – Formação específica e suas práticas.
5º Momento: 11h40min
Apresentação
dos grupos de trabalho.
OBS.: Estamos levando em consideração que tod@s já leram o matérial
teórico para compreensão das ações.
Maria Zilma Andrezza
dos Santos/Professora/Coordenadora do MAGISTÉRIO
Renata Garnier Aragão
Rodrigues/Professora/Coordenadora do SECRETARIADO
João Pessoa, 13/09/2014
Registro Fotográfico da Dinâmica: QUEM SOU EU ???
(Escritores: José Lins do Rego, Rubem Alves, Vinícius de Moraes, Monteiro Lobato,
Thiago de Melo e Personagem Emília/Sítio do Pica Pau Amarelo)
Thiago de Melo e Personagem Emília/Sítio do Pica Pau Amarelo)
Renata Garnier nos conduzindo ... Foi D+++! Dinâmica muito motivadora...
Nenhum comentário:
Postar um comentário