sábado, 27 de setembro de 2014

Projeto de Leitura: LER E ESCREVER INSTRUMENTOS DE CIDADANIA

PLANEJAMENTO DIDÁTICO - 13/09/2008
Horário: 8 às 11h - 3h/aulas -  Pauta de trabalho:

OBJETIVOS:
1 - Implementar as atividades do Projeto de Leitura: LER E ESCREVER INSTRUMENTOS DE CIDADANIA – 1ª VERSÃO (enviado a tod@s os professores há quinze dias);
2 – Discutir dialogicamente o referencial teórico relacionado ao projeto;
3 - Realizar uma Oficina para planejar por área de conhecimentos/turmas e anos os conteúdos a serem desenvolvidos;
4 - Apresentar atividades planejadas por cada área.

ATIVIDADES:
1º Momento: 8h – Acolhimento/Dinâmica de Grupo: QUEM SOU EU?
2º Momento: 8h30min - Reflexão do texto: 
                                      
Antes de iniciar a leitura desse texto, exercite seu conhecimento prévio sobre o assunto. Procure lembrar quais foram os trabalhos de produção textual (coletiva ou individual) que já encaminhou, neste ano letivo, e quais eram seus gêneros, temas e interlocutores.
Tente encaixá-los nas quatro funções da escrita, isto é, nas diferentes modalidades em que a escrita é utilizada socialmente: registro, comunicação, organização e lazer.
Se essa reflexão causou-lhe algumas dúvidas, se houve grande incidência num mesmo gênero ou função social, é bom que se reflitam alguns aspectos sobre essa prática pedagógica tão importante para a aquisição da língua escrita.
A melhor forma de se verificar a aquisição adequada da língua escrita é quando se utiliza a escrita para interagir com o mundo. É nesse momento que podem ocorrer duas grandes possibilidades de avanço: a intervenção pontual em cada dificuldade dos alunos e a possibilidade de reorganizar as práticas pedagógicas para que todos alcancem o que é necessário para aquele período letivo. Esse entendimento pressupõe o planejamento e a execução de atividades escritas em que é, absolutamente, necessário esclarecer a existência de três elementos imprescindíveis:
- Determinar sobre o que se escreve;
- Determinar para quem se escreve;
- Determinar quem escreve.
A inter-relação desses três elementos é o que se costuma caracterizar como a tríade que sustenta o texto significativo, ou seja, são os elementos que conferem ao texto um caráter social, interativo, autêntico. Isso significa enten­der o professor como grande articulador que, constantemente, estará promovendo ações como:
- Suscitar no aluno a necessidade premente de expressar suas ideias e opiniões sobre o mundo que o cerca por meio da escrita;
- Fornecer-lhe condições básicas para que tenha elementos para es­crever (tanto do ponto de vista do código como do significado);
- Verificar o produto escrito, sempre acrescentando e reescrevendo o que for necessário;
- Agilizar ações para que a produção seja, de fato, encaminhada pa­ra o destinatário. 
Autora: Sandra Bozza é professora de Metodologia de Língua Portuguesa e autora de obras técnicas e didáticas. 
3º Momento: 9h 
- Apresentação do Sumário do Projeto;
- Análise do CRONOGRAMA de atividades para efetivação do trabalho
  (Ações a serem discutidas e concluídas nos grupos de trabalho);
- Apresentação do Vídeo: “Para além da aula de Língua Portuguesa”
                              TV Escola/Salto para o futuro. 
INTERVALO (15 minutos) 
4º Momento: 10h.
- Oficina: OBS as disciplinas estão divididas de acordo com o material teórico!                                                              
1º Grupo: MAGISTÉRIO - Formação específica e suas práticas. 
2º Grupo: Língua Portuguesa; Língua estrangeira: Inglês e Espanhol; e História; 
3º Grupo: Educação Física e Matemática; 
4º Grupo: Arte, Geografia e Ciências; 
5º Grupo: SECRETARIADO – Formação específica e suas práticas. 

5º Momento: 11h40min
Apresentação dos grupos de trabalho.
  
OBS.: Estamos levando em consideração que tod@s já leram o matérial teórico para compreensão das ações.
  
Maria Zilma Andrezza dos Santos/Professora/Coordenadora do MAGISTÉRIO
Renata Garnier Aragão Rodrigues/Professora/Coordenadora do SECRETARIADO

                                                                                                             João Pessoa, 13/09/2014

Registro Fotográfico da Dinâmica: QUEM SOU EU ???
(Escritores: José Lins do Rego, Rubem Alves, Vinícius de Moraes, Monteiro Lobato,
Thiago de Melo e Personagem Emília/Sítio do Pica Pau Amarelo)
Renata Garnier nos conduzindo ... Foi D+++! Dinâmica muito motivadora...










Nenhum comentário:

Postar um comentário