segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Projeto Didático Interdisciplinar:

"LER e ESCREVER: Instrumentos de Cidadania II”
Eixos temáticos: Leitura, escrita e produção do textual
Duetos: Falar/cantar x Ouvir; Ler x Escrever
Fundamentação Teórica: Educação musical escolar
TV Escola/Salto para o futuro 

João Pessoa, Março de 2015

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 

Código do INEP:  25096702
 

GESTÃO ADMINISTRATIVA:

Gestora Geral: Rosélia Maria do Egito Seixas
Gestor Adjunto: Tedjanes de Almeida Ribeiro
 
 
GESTÃO PEDAGÓGICA:

Supervisora Escolar: Profª Fátima Mª Cantalice da S. Dutra
Orientadora Educacional: Simone Uchoa de Moraes Torres
 

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Prof.ª Heddy-Lamar Venâncio da Silva/Ensino Médio
Prof.ª Juliane Veloso Gonçalves Albino/Secretariado
Prof.ª. Maria Zilma Andrezza dos Santos/Magistério
      Prof.ª Maria Jucilene Fernandes da C Bernardo/Língua Portuguesa
 

SECRETÁRIA ESCOLAR:
Maria Augusta Andrade da Silva
 
                                      
                                                    PÚBLICO ALVO DO PROJETO:
Alunos do Ensino Fundamental I, Médio, Magistério e Secretariado 

 

S U M Á R I O 

I - APRESENTAÇÃO................................................................................................
04
II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................
05
III - OBJETIVOS:.......................................................................................................
07
III. I - OBJETIVO GERAL........................................................................................
07
III. II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................................
07
IV - METOLOLOGIA................................................................................................
08
V - RECURSOS.........................................................................................................
10
V. I - RECURSOS HUMANOS.................................................................................
10
V. II - RECURSOS MATERIAIS.............................................................,................
10
VI - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES................................................................
10
VII - RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................
12
VIII - AVALIAÇÃO..................................................................................................
12
IX - REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS..............................................................
12
X - ANEXO................................................................................................................
12
 
 
I - APRESENTAÇÃO

               Este projeto “Ler e Escrever: Instrumentos de Cidadania”, está sendo implementado em sua segunda edição  para subsidiar a Área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias especificamente a disciplina de Língua Portuguesa a partir das necessidades que ora continuam existindo em todos os segmentos aqui ofertados: Ensino Fundamental I/Laboratório de prática de ensino do curso Magistério; Ensino Médio, Magistério e Secretariado, oportunidades que vão além do currículo e do âmbito da escola, pois é certo que a leitura, a escrita e a produção, faz parte do dia-a-dia dos nossos alunos por se tratar de uma exigência do mundo globalizado através das tecnologias da informação e da comunicação.
               Estas necessidades estão também, atreladas às lacunas deixadas ao longo da escolaridade com relação à leitura, a escrita e a produção textual e, estamos sempre constatando que eles, não são leitores. Sabem ler e escrever, mas não são Letrados, ou seja, não tem o hábito da leitura e da escrita, portanto, a escrita e a produção textual deixa muito a desejar. A sociedade contemporânea exige competência com relação às quatro habilidades da comunicação: falar, ouvir, ler e escrever sendo esta última, atrelada a produção textual, competência esta que é de fundamental importância para a realização das avaliações externas, Prova Brasil, Provinha Brasil, ANA, EMEM, vestibulares e/ou concursos públicos.  
             Nossa escola continua precisando melhorar neste aspecto, se comprometendo com a qualidade de nossos leitores e, consequentemente, com a formação de cidadãos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida.  E é de amplo conhecimento que a vivência do texto musical possibilita o trabalho das emoções, da sensibilidade e da criatividade.  A partir do trabalho com o texto musical há possibilidades de desenvolver a oralidade e a criatividade no processo de ensino e aprendizagem além de contribuir para a formação crítica dos alunos. Por isto optamos trabalhar com a música porque é um fenômeno universal que está presente na história de todos os povos e civilizações desde a pré-história.  Desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em rituais, festas e celebrações das mais diversas.   Diversas escolas têm incluído essa estratégia no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa arte da vida dos alunos.  
              
              Sabendo que em nossa escola, na comunidade e em todos os lugares a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa é que nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado.   Este trabalho coletivo e interdisciplinar irá subsidiar a área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias reforçando as habilidades de leitura, escrita, produção e, ainda, irá contribuir para a formação da cidadania tendo como fundamento teórico “Educação Musical Escolar” da TV Escola/Salto para o futuro. Nosso propósito é trabalhar a diversidade dos textos musicais que circulam socialmente com atividades dinâmicas e prazerosas que serão vivenciadas de acordo com os objetivos propostos e o cronograma de atividades durante o ano letivo finalizando com uma culminância onde serão apresentadas as produções dos alunos.    
                                
II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        
  
              Sabendo-se que a obrigatoriedade da música como conteúdo escolar representa a democratização do acesso à educação musical a partir da Lei nº 11.769/08, e que todo cidadão brasileiro que passa pela escola terá oportunidade de vivenciar experiências musicais como parte de sua formação educacional, é que priorizamos esta estratégia metodológica para melhorar o processo de apropriação do letramento dos nossos alunos e que, segundo Sérgio Luiz Ferreira, doutor em educação Musical afirma que:  
                                      “O objetivo principal da música na escola é oportunizar a todos o contato com esta produção humana, que assume distintos significados e funções, que se apresenta de maneira extremamente diversificada a partir dos contextos onde é produzida”.
               Ainda segundo este autor, a diversidade musical se manifesta naturalmente na escola, já que distintas expressões musicais adentram cotidianamente o universo escolar, vindas na bagagem cultural dos alunos a partir das experiências sociais que estabelecem em sua vida cotidiana.
               A Lei nº 11.769/08 indica claramente que a música deve fazer parte do currículo escolar, não podendo ser suprimida da formação escolar e que deverá ser conteúdo indiscutível no currículo, cumprindo aquilo que está estabelecido na LDB de 1996. A Lei nº 11.769/08 apresenta, em seu texto, a não exclusividade do ensino da música: a música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, ou seja, o currículo escolar deve estabelecer um espaço para a música, sem prejuízo das outras linguagens artísticas. Ou seja, a formação em Artes ganha, com a Lei, um reforço para os argumentos que se podem construir para a ampliação da presença do ensino das artes - e da música - no currículo escolar.
               Portanto, fundamentado pelos Programas da TV Escola “Ler e Escrever, Compromisso da escola” trabalhados no ano de 2014 e, na “Educação Musical Escolar” TV Escola/Salto para o futuro este ano, nesta segunda edição é que teremos momentos de estudo e reflexão para o trabalho interdisciplinar onde cada professor em sua respectiva disciplina reconhecerá a necessidade deste trabalho coletivo que com certeza contribuirá decisivamente para a melhoria do rendimento escolar com relação ao letramento e a formação cidadã dos alunos.
              Os conhecimentos teóricos e práticos propostos enriquecerão a prática docente para o trabalho com a formação de leitores críticos, conscientes e participativos neste mundo globalizado. Portanto, fundamentados teoricamente, nossa proposta é coletiva e interdisciplinar com enfoque especial para as quatro habilidades de comunicação: Falar/ Cantar X Ouvir; Ler e Escrever que serão trabalhadas a partir da diversidade dos textos musicais de acordo com as atividades do Cronograma deste projeto.   
               Este Projeto Interdisciplinar da Área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias que abrangerá as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física vai subsidiá-las reforçando essas habilidades de leitura, escrita e produção e, irá também, contribuir, para as áreas das Ciências Humanas/Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia; a área das Ciências da Natureza/Disciplinas: Química, Física e Biologia, e da área da Matemática, específica de sua própria disciplina.
- No Ensino Fundamental I, especialmente no processo de alfabetização no Ciclo I, 4º e 5º ano envolvendo a linguagem oral e escrita, arte, a matemática, natureza e sociedade, alfabetização no sentido restrito e amplo. E, como nossa escola é profissionalizante, contemplaremos, também, as áreas da         
- Formação Específica do Curso Magistério/Disciplinas: Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Educação Infantil e suas Metodologias, Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias, Educação de Jovens e Adultos e suas Metodologias, Educ. de Pot. de Nec. Educ. Especiais e suas Metodologias, Docência/TCC e Projetos de Trabalho (Esta área vai trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa) área da formação do Magistério.
- Formação Específica do Curso Secretariado - Disciplinas: Técnica de Secretariado; Noções de Economia, Informática Aplicada, Contabilidade Aplicada, Gestão de Pessoal e Planejamento, Direito e Legislação Empresarial, Marketing Pessoal e Empresarial, Psicologia das Relações Interpessoais e, Organização de Materiais e Arquivo contribuindo para pleno exercício do Letramento e, consequentemente, da cidadania o qual está fundamentando teoricamente.
Nosso propósito é trabalhar interdisciplinarmente o texto musical com atividades dinâmicas e prazerosas que serão vivenciadas de acordo com os objetivos propostos através do cronograma das atividades de acordo com as orientações teóricas e metodológicas do Programa: Educação Musical Escolar: TV Escola/Salto para o futuro durante o ano letivo em curso finalizando com uma culminância onde serão apresentadas atividades artísticas, culturais e as produções dos alunos na exposição dos trabalhos realizados. Entendemos que todas as disciplinas podem e devem contribuir para a melhoria desta ação como instrumento efetivo para a cidadania. 

III – OBJETIVOS 

III - I – OBJETIVOS GERAIS: 

- Incentivar o prazer de ler, escrever e produzir através da diversidade dos textos musicais que circulam socialmente enquanto instrumentos efetivos da cultura musical;
- Oferecer situações de aprendizagem com atividades diversas a partir dos textos musicais para ampliar as suas habilidades e competências, a fim de que se tornem leitores e escritores autônomos.
III - II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
1 - Realizar Oficinas de Aprendizagens com o corpo docente para subsidiá-los na prática pedagógica a partir do referencial teórico/prático da TV Escola/Salto para o futuro “Educação Musical Escolar”; 
2 - Trabalhar a diversidade de textos musicais: cívicos, religiosos, infantis, folclóricos, regionais, populares, clássicos e, os relacionados às datas comemorativas; 
3 – Proporcionar o desenvolvimento o senso crítico, percepção auditiva e a memória através do trabalho com a música;
4 - Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais;  
5 - Promover o “Círculo de leitura” na sala de aula a partir dos diversos tipos de texto musicais enfocando as quatro habilidades de comunicação: Falar/cantar, Ouvir, Ler e Escrever para aprimorá-los; 
6 - Incentivar e orientar o aluno para a busca de novas fontes de conhecimento utilizando e/ou produzindo textos, paródias, CDs, DVDs/vídeos;
7 - Realizar oficinas pedagógicas com atividades práticas de leitura, escrita e produção de acordo com cada área do conhecimento e suas respectivas disciplinas;
 8 - Proporcionar o exercício de atividades relacionadas com a dança, o teatro, e as artes plásticas a partir do trabalho com os textos musicais;
9 - Organizar eventos relativos às datas comemorativas inserindo apresentações dos textos musicais aliados ao movimento/dança, teatro, artes plásticas e etc.;
10 - Realizar a Culminância do Projeto com atividades dinâmicas e prazerosas; 
11 - Avaliar o trabalho realizado no âmbito escolar através de um roteiro norteador;
12 - Apresentar relatório das atividades realizadas enfocando pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados no ano seguinte.
 

IV – METODOLOGIA
            Neste Projeto trabalharemos as quatro habilidades de leitura: falar/cantar X ouvir; ler e escrever tendo como enfoque as atividades práticas e lúdicas a partir da música.
            A metodologia adotada terá o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita onde a socialização e a liberdade de criação permearão a práxis educativa.  O professor será o mediador, orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos. As atividades desenvolvidas contemplarão todas as áreas do conhecimento proporcionando oportunidade aos alunos para o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o exercício da cidadania como também a postura de um leitor crítico e participativo no mundo globalizado em que vivemos. 
 As atividades pedagógicas a serem desenvolvidas serão:

- Oficinas Pedagógicas para os docentes a partir do Programa: “Educação musical escolar” TV/Escola/Salto para o futuro;
 
- Reflexão dos textos musicais;

- Oficinas de produção textual;

- Construção de Paródias relacionadas às músicas;

- Confecção de um CD com uma seleção musical eclética e, posteriormente, se necessário, outra seleção de CD e/ou DVD;

- Peças teatrais;

- Confecção de um Folder e Faixa para o Projeto;

- Confecção de camisetas para os Professores usarem na Culminância do Projeto com o slogan correspondente;

- Culminância do Projeto com exposição de trabalhos e Atividades Artísticas e Culturais.              

Propostas de atividades a serem desenvolvidas por disciplinas: 

1. LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA

- Leitura, compreensão e produção dos diversos textos musicais;

- Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;

- Montagens de pequenos diálogos (português e inglês);

- Confecção de cartazes, maquetes, painéis, etc.;

- Produção textual com Paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;

- Estudo da ortografia, gramática, concordância verbal, nominal, etc. a partir dos textos musicais.

 2. MATEMÁTICA

- Seleção, se necessário, de textos musicais específicos para a matemática;

- Leitura e compreensão dos textos que se relacionam com a matemática;

- Realização de atividades afins;

 3. HISTÓRIA

- Leitura e compreensão dos textos musicais cívicos/datas comemorativas;

- Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;

- Montagens de pequenos diálogos a partir dos textos;

- Confecção de cartazes, maquetes, painéis, etc.;

- Produção textual: paródias. 

4. CIÊNCIAS

- Leitura e compreensão dos textos musicais que enfatizem os conteúdos desta disciplina;

- Confecção de cartazes, maquetes, painéis, etc.; 

5. GEOGRAFIA 

- Leitura e compreensão dos textos musicais que enfatizem os conteúdos desta disciplina;

- Confecção de cartazes, maquetes, painéis, paródias, etc., 

6. ARTES

- Atividades de artes plásticas: desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem;

- Realização de peças teatrais;

- Confecção de cartazes e/ou painéis;

- Confecção de objetos musicais; 

7. EDUCAÇÃO FÍSICA

- Gincana musical;

- Criação de coreografia a partir do texto musical; 

8. ENSINO RELIGIOSO

- Estudo e reflexão dos textos musicais religiosos;

- Confecção de peças teatrais; 

IV. I. Área de Formação específica e suas práticas MAGISTÉRIO/Disciplinas:

IV.I. Psicologia da Educação;

IV.II. Filosofia da Educação;

IV.III. Sociologia da Educação;

IV.IV. Educação Infantil e suas Metodologias;

IV.V. Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias;

IV.VI. Educação de Jovens e Adultos e suas Metodologias;

IV.VII. Educ. de Pot. de Nec. Educ. Especiais e suas Metodologias;

IV.VIII. Docência/TCC e

IV.IX. Projetos de Trabalho.

(Esta área poderá trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa) 

IV.II. Área de Formação específica e suas práticas SECRETARIADO/Disciplinas:

IV.I. Técnica de Secretariado;

IV.II. Noções de Economia;

IV.III. Informática Aplicada;

IV.IV. Contabilidade Aplicada;

IV. V. Gestão de Pessoal e Planejamento;

IV.VI. Direito e Legislação Pessoal e Empresarial

IV.VII. Marketing Pessoal e Empresarial

IV.VIII Psicologia das Relações Interpessoais

IV.IV. Organização de Materiais e Arquivo

(Esta área também, poderá trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa) 

VI - RECURSOS:   
VI - I - RECURSOS HUMANOS: 
- Professores convidados da UFPB e outras instituições;

- Especialistas: Professores coordenadores do Projeto;

- Corpo Docente e Discente. 

VI - II - RECURSOS MATERIAIS:
- Cópias deste Projeto de Leitura e da Educação musical escolar” TV/Escola/Salto para o futuro;
- Equipamento de som, com caixas e microfone; 

- data show ou projetor de multimídia, computador/câmara digital;

- Cartolina, papel ofício, papel 40; lápis colorido/cera/hidrocor/piloto/tinta e grafite;

- Cola, tesoura, fita adesiva, bexigas;

- Confecção de Camisetas com SLOGAN do Projeto para os Professores na Culminância;

- Confecção de uma Faixa ou um Banner para a Culminância; 

- Organização de um DVD com fotos e vídeos do Projeto. 

VII - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: 

Atividades/Meses de execução
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
01
Elaboração, apresentação e discussão coletiva do Projeto com o corpo docente e discente especialmente, com a turma do 3ºMagistério que estuda a Disciplina “Projetos Didáticos”;
X
X
 
 
 
 
 
 
02
Oficinas com atividades diversas de leitura, escrita e produção, exercício permanente em todas as disciplinas durante ano letivo;
X
X
X
X
X
X
X
X
03
Realização de uma Oficina Pedagógica docente de Leitura com a Prof. Evangelina/UFPB;
 
 
 
03
 
 
 
 
04
Realização de “Círculos de leitura musical” na sala de aula de acordo com os conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas;
X
X
X
X
X
X
X
X
05
Seleção musical para o trabalho em sala   de aula (CD para todos os professores);
 
 
 
 
 
X
 
 
06
Realização de uma Oficina Pedagógica docente Fundamentada no Programa: Educação Musical Escolar/TV Escola- Salto para o futuro;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
29
 12
 
07
Oficinas Pedagógicas para o corpo discente de preparação para o IDEPB e ENEM fundamentada no texto musical com turmas dos concluintes;
 
 
 
 
 
 
X
 
X
 
08
Criação do Hino da Escola Profissionalizante – Resp Prof. de Língua Portuguesa – Guilherme e Jucilene e Grêmio Estudantil;
 
 
 
 
 
X
X
X
09
Concurso da letra do Hino da escola – Resp. Prof. de Língua Portuguesa e Grêmio Estudantil;
 
 
 
 
 
X
 
 
10
Criação da Bandeira com o slogan da Escola Profissionalizante – Resp. Profs. Anália e Juliane;
 
 
 
 
X
X
 
 
11
Peça teatral a partir do texto musical – Gabriel Pensador – Profª resp Juliane;
 
 
 
 
 
X
X
X
12
Apresentação dos gêneros musicais com coreografia/dança:
- Música sertaneja: Gilberto
- Música religiosa: Márcia;
- Música contemporânea: Renata;
- Música rap: Juliane;
- Música infantil: Zilma;
- Repente: Ana Monteiro;
- Forró: Juliane;
- Música estrangeira: Anália e Victor
- Música Cívica-Hino da Escola/Grêmio Estudantil;
 
 
 
 
 
 
 
 
13
Concurso de redação com o tema:
“A escola em conexão com a música”. Divulgação da redação na culminância do Projeto - Resp Prof. de Língua Portuguesa – Guilherme e Jucilene;
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
X
X
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14
Planejamento da Culminância do Projeto;
 
 
 
  
 
 
 
 
X
 
15
Culminância do Projeto com atividades artísticas/culturais e exposição de trabalhos;       
 
 
 
 
 
 
 
14
16
Avaliação do Projeto;
 
 
 
 
 
 
 
16
17
Elaboração do Relatório do Projeto.
 
 
 
  
 
 
 
16

 VII - RESULTADOS ESPERADOS:

   Esperamos que ao final do Projeto os alunos sejam capazes de:

- Conhecer os compositores e cantores das músicas mais conhecidas da comunidade (cívicas, religiosas, infantis, românticas, sertanejas, funk, rap, etc...);

- Melhorar as habilidades de leitura, escrita e produção a partir das atividades trabalhadas com os textos musicais;

- Criação do Hino e da Bandeira da Escola Profissionalizante;

- Exposição de trabalhos e apresentações culturais;
 

VIII - AVALIAÇÃO

           Todo trabalho deve ser avaliado e este Projeto o será de forma sistemática após cada atividade desenvolvida pelo grupo coordenador e executor/professores em sala de aula e, ao final da Culminância para detectar os aspectos positivos, os aspectos que devem ser melhorados. 
                     Será elaborada uma Ficha de Avaliação para o corpo discente onde serão orientados e avaliarão em grupos/turmas. Para concluir o trabalho, será elaborado um Relatório final que será anexado ao Projeto. 

 
IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

1. BAJARD, Elie. Ler e Dizer – Compreensão e Comunicação do Texto Escrito.  Editora Cortez, 1.994;

2. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura.  Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1997-1998.

3. CLAVER, Ronaldo.  Escrever sem Doer. Oficina de Redação.  Editora UFMG. 1.994.;

4. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 46ª ed. São Paulo, 2005;

5. MEC – Referencial Curricular Nacional do Ensino Médio;

6. SANTOS, Maria Lúcia, A Expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa -  Didática, Pedagogia, Metodologia e Prática de Ensino. Editora Scipione. 2ª Edição – 1.993;

7. SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ATO DE LER fundamentos psicológicos para

Uma nova pedagogia da leitura. Cortez. São Paulo, 1981.

8. Salto para o Futuro/TV ESCOLA: Ler e Escrever -  Compromisso da Escola - Programa;

9. Salto para o Futuro/TV ESCOLA: Educação musical escolar – Programa;

10. Pesquisa na internet. 

X. ANEXO:
Educação musical escolar - Programa: “TV Escola: Salto para o futuro”

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário