"LER e
ESCREVER: Instrumentos de Cidadania II”
Eixos temáticos: Leitura, escrita e produção do
textual
Duetos: Falar/cantar x Ouvir; Ler x Escrever
Fundamentação Teórica: Educação musical escolar
TV Escola/Salto para
o futuro
João Pessoa, Março de
2015
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Código do INEP:
25096702
GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora Geral:
Rosélia Maria do Egito Seixas
Gestor Adjunto:
Tedjanes de Almeida Ribeiro
GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisora
Escolar: Profª Fátima Mª Cantalice da S. Dutra
Orientadora
Educacional: Simone Uchoa de Moraes Torres
COORDENAÇÃO DO
PROJETO:
Prof.ª Heddy-Lamar
Venâncio da Silva/Ensino Médio
Prof.ª Juliane
Veloso Gonçalves Albino/Secretariado
Prof.ª. Maria
Zilma Andrezza dos Santos/Magistério
Prof.ª Maria Jucilene
Fernandes da C Bernardo/Língua
Portuguesa
SECRETÁRIA ESCOLAR:
Maria Augusta
Andrade da Silva
PÚBLICO ALVO DO PROJETO:
Alunos do Ensino
Fundamental I, Médio, Magistério e Secretariado
S U M Á R I O
I -
APRESENTAÇÃO................................................................................................
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04
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II -
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA........................................................................
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05
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III -
OBJETIVOS:.......................................................................................................
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07
|
III. I -
OBJETIVO
GERAL........................................................................................
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07
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III. II -
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS.........................................................................
|
07
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IV -
METOLOLOGIA................................................................................................
|
08
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V -
RECURSOS.........................................................................................................
|
10
|
V. I -
RECURSOS HUMANOS.................................................................................
|
10
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V. II -
RECURSOS
MATERIAIS.............................................................,................
|
10
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VI -
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES................................................................
|
10
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VII -
RESULTADOS
ESPERADOS.........................................................................
|
12
|
VIII -
AVALIAÇÃO..................................................................................................
|
12
|
IX -
REFERENCIAIS
BIBLIOGRÁFICOS..............................................................
|
12
|
X -
ANEXO................................................................................................................
|
12
|
I - APRESENTAÇÃO
Este projeto “Ler e Escrever:
Instrumentos de Cidadania”, está sendo implementado em sua segunda edição para subsidiar a Área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias especificamente a disciplina de Língua Portuguesa a partir das necessidades que ora continuam
existindo em todos os segmentos aqui ofertados: Ensino Fundamental
I/Laboratório de prática de ensino do curso Magistério; Ensino Médio,
Magistério e Secretariado, oportunidades que vão além do currículo e do âmbito
da escola, pois é certo que a leitura, a escrita e a produção, faz parte do
dia-a-dia dos nossos alunos por se tratar de uma exigência do mundo globalizado
através das tecnologias da informação e da comunicação.
Estas necessidades estão também,
atreladas às lacunas deixadas ao longo da escolaridade com relação à leitura, a
escrita e a produção textual e, estamos sempre constatando que eles, não são
leitores. Sabem ler e escrever, mas não são Letrados, ou seja, não tem o hábito
da leitura e da escrita, portanto, a escrita e a produção textual deixa muito a
desejar. A sociedade contemporânea exige competência com relação às quatro
habilidades da comunicação: falar, ouvir, ler e escrever sendo esta última,
atrelada a produção textual, competência esta que é de fundamental importância
para a realização das avaliações externas, Prova Brasil, Provinha Brasil, ANA,
EMEM, vestibulares e/ou concursos públicos.
Nossa escola continua precisando melhorar
neste aspecto, se comprometendo com a qualidade de nossos leitores e,
consequentemente, com a formação de cidadãos plenos e pensantes, que certamente
terão maiores oportunidades na vida. E é
de amplo conhecimento que a vivência do texto musical possibilita o trabalho
das emoções, da sensibilidade e da criatividade. A partir do trabalho com o texto musical há
possibilidades de desenvolver a oralidade e a criatividade no processo de
ensino e aprendizagem além de contribuir para a formação crítica dos alunos.
Por isto optamos trabalhar com a música porque é um fenômeno universal que está
presente na história de todos os povos e civilizações desde a pré-história. Desde os primórdios, a Música faz parte do
dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em rituais,
festas e celebrações das mais diversas. Diversas escolas têm incluído
essa estratégia no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o
aprendizado, aproximando mais ainda essa arte da vida dos alunos.
Sabendo que em nossa escola, na
comunidade e em todos os lugares a Música, em suas diferentes formas de
expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma
atividade prazerosa é que nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado. Este trabalho coletivo e interdisciplinar
irá subsidiar a área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias reforçando as
habilidades de leitura, escrita, produção e, ainda, irá contribuir para a
formação da cidadania tendo como fundamento teórico “Educação Musical Escolar”
da TV Escola/Salto para o futuro. Nosso propósito é trabalhar a diversidade dos
textos musicais que circulam socialmente com atividades dinâmicas e prazerosas
que serão vivenciadas de acordo com os objetivos propostos e o cronograma de
atividades durante o ano letivo finalizando com uma culminância onde serão
apresentadas as produções dos alunos.
II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sabendo-se que a
obrigatoriedade da música como conteúdo escolar representa a democratização do
acesso à educação musical a partir da Lei nº 11.769/08, e que todo cidadão
brasileiro que passa pela escola terá oportunidade de vivenciar experiências
musicais como parte de sua formação educacional, é que priorizamos esta
estratégia metodológica para melhorar o processo de apropriação do letramento
dos nossos alunos e que, segundo Sérgio Luiz Ferreira, doutor em educação
Musical afirma que:
“O objetivo
principal da música na escola é oportunizar a todos o contato com esta produção
humana, que assume distintos significados e funções, que se apresenta de
maneira extremamente diversificada a partir dos contextos onde é produzida”.
Ainda segundo este
autor, a diversidade musical se manifesta naturalmente na escola, já que
distintas expressões musicais adentram cotidianamente o universo escolar,
vindas na bagagem cultural dos alunos a partir das experiências sociais que
estabelecem em sua vida cotidiana.
Os conhecimentos teóricos e práticos
propostos enriquecerão a prática docente para o trabalho com a formação de
leitores críticos, conscientes e participativos neste mundo globalizado.
Portanto, fundamentados teoricamente, nossa proposta é coletiva e
interdisciplinar com enfoque especial para as quatro habilidades de comunicação:
Falar/ Cantar X Ouvir; Ler e Escrever que serão trabalhadas a partir da
diversidade dos textos musicais de acordo com as atividades do Cronograma deste
projeto.
Este Projeto Interdisciplinar da Área de Linguagens Códigos e suas
Tecnologias que abrangerá as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua
Estrangeira, Artes e Educação Física vai subsidiá-las reforçando essas
habilidades de leitura, escrita e produção e, irá também, contribuir, para as
áreas das Ciências Humanas/Disciplinas:
Sociologia, Filosofia, História e Geografia; a área das Ciências da Natureza/Disciplinas: Química, Física e Biologia, e da
área da Matemática, específica de
sua própria disciplina.
- No Ensino Fundamental
I, especialmente no processo de alfabetização no Ciclo I, 4º e 5º ano envolvendo
a linguagem oral e escrita, arte, a matemática, natureza e sociedade,
alfabetização no sentido restrito e amplo. E, como nossa escola é profissionalizante,
contemplaremos, também, as áreas da
-
Formação Específica do Curso Magistério/Disciplinas:
Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Educação
Infantil e suas Metodologias, Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias,
Educação de Jovens e Adultos e suas Metodologias, Educ. de Pot. de Nec. Educ.
Especiais e suas Metodologias, Docência/TCC e Projetos de Trabalho (Esta área
vai trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa) área da formação
do Magistério.
-
Formação Específica do Curso Secretariado - Disciplinas:
Técnica de Secretariado; Noções de Economia, Informática Aplicada,
Contabilidade Aplicada, Gestão de Pessoal e Planejamento, Direito e Legislação
Empresarial, Marketing Pessoal e Empresarial, Psicologia das Relações
Interpessoais e, Organização de Materiais e Arquivo contribuindo para pleno
exercício do Letramento e, consequentemente, da cidadania o qual está
fundamentando teoricamente.
Nosso
propósito é trabalhar interdisciplinarmente o texto musical com atividades
dinâmicas e prazerosas que serão vivenciadas de acordo com os objetivos
propostos através do cronograma das atividades de acordo com as orientações
teóricas e metodológicas do Programa:
Educação Musical Escolar: TV Escola/Salto para o futuro durante o ano
letivo em curso finalizando com uma culminância onde serão apresentadas
atividades artísticas, culturais e as produções dos alunos na exposição dos
trabalhos realizados. Entendemos que todas as disciplinas podem e devem
contribuir para a melhoria desta ação como instrumento efetivo para a
cidadania.
III – OBJETIVOS
III - I – OBJETIVOS GERAIS:
- Incentivar o prazer de ler, escrever e produzir através da diversidade dos
textos musicais que circulam socialmente enquanto instrumentos efetivos da
cultura musical;
- Oferecer
situações de aprendizagem com atividades diversas a partir dos textos musicais para
ampliar as suas habilidades e competências, a fim de que se tornem leitores e
escritores autônomos.
III - II - OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
1 - Realizar Oficinas de Aprendizagens com o corpo docente para subsidiá-los
na prática pedagógica a partir do referencial teórico/prático da TV Escola/Salto
para o futuro “Educação Musical Escolar”;
2 - Trabalhar a diversidade de textos musicais: cívicos, religiosos,
infantis, folclóricos, regionais, populares, clássicos e, os relacionados às
datas comemorativas;
3 – Proporcionar o
desenvolvimento o senso crítico, percepção auditiva e a memória através do
trabalho com a música;
4 - Conhecer, apreciar e adotar
atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais;
5 - Promover o “Círculo de leitura” na sala de aula a partir dos diversos
tipos de texto musicais enfocando as quatro habilidades de comunicação: Falar/cantar,
Ouvir, Ler e Escrever para aprimorá-los;
6 - Incentivar e orientar o aluno para a busca de novas fontes de
conhecimento utilizando e/ou produzindo textos, paródias, CDs, DVDs/vídeos;
7 - Realizar oficinas pedagógicas com atividades práticas de leitura,
escrita e produção de acordo com cada área do conhecimento e suas respectivas
disciplinas;
9 - Organizar eventos relativos às datas comemorativas inserindo
apresentações dos textos musicais aliados ao movimento/dança, teatro, artes plásticas
e etc.;
10 - Realizar a Culminância do Projeto com atividades dinâmicas e
prazerosas;
11 - Avaliar o trabalho realizado no âmbito escolar através de um roteiro
norteador;
12 - Apresentar relatório das atividades realizadas enfocando pontos
positivos e pontos que precisam ser melhorados no ano seguinte.
IV – METODOLOGIA
Neste
Projeto trabalharemos as quatro habilidades de leitura: falar/cantar X ouvir; ler
e escrever tendo como enfoque as atividades práticas e lúdicas a partir da
música.
A metodologia adotada
terá o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem da leitura
e escrita onde a socialização e a liberdade de criação permearão a práxis
educativa. O professor será o mediador,
orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos. As atividades
desenvolvidas contemplarão todas as áreas do conhecimento proporcionando
oportunidade aos alunos para o desenvolvimento de competências e habilidades
básicas para o exercício da cidadania como também a postura de um leitor
crítico e participativo no mundo globalizado em que vivemos.
- Oficinas Pedagógicas para os docentes
a partir do Programa: “Educação musical escolar” TV/Escola/Salto para o
futuro;
- Reflexão dos textos musicais;
- Oficinas
de produção textual;
- Construção de Paródias relacionadas às músicas;
- Confecção
de um CD com uma seleção musical eclética e, posteriormente, se necessário, outra
seleção de CD e/ou DVD;
- Peças
teatrais;
- Confecção de um Folder e Faixa para o Projeto;
- Confecção
de camisetas para os Professores usarem na Culminância do Projeto com o slogan
correspondente;
- Culminância do Projeto com exposição de trabalhos e Atividades
Artísticas e Culturais.
Propostas de atividades
a serem desenvolvidas por disciplinas:
1. LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
- Leitura,
compreensão e produção dos diversos textos musicais;
-
Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
- Montagens
de pequenos diálogos (português e inglês);
- Confecção
de cartazes, maquetes, painéis, etc.;
- Produção
textual com Paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
- Estudo da
ortografia, gramática, concordância verbal, nominal, etc. a partir dos textos
musicais.
- Seleção,
se necessário, de textos musicais específicos para a matemática;
- Leitura e
compreensão dos textos que se relacionam com a matemática;
-
Realização de atividades afins;
- Leitura e
compreensão dos textos musicais cívicos/datas comemorativas;
-
Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
- Montagens
de pequenos diálogos a partir dos textos;
- Confecção
de cartazes, maquetes, painéis, etc.;
- Produção
textual: paródias.
4. CIÊNCIAS
- Leitura e
compreensão dos textos musicais que enfatizem os conteúdos desta disciplina;
- Confecção
de cartazes, maquetes, painéis, etc.;
5. GEOGRAFIA
- Leitura e
compreensão dos textos musicais que enfatizem os conteúdos desta disciplina;
- Confecção
de cartazes, maquetes, painéis, paródias, etc.,
6. ARTES
-
Atividades de artes plásticas: desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem;
-
Realização de peças teatrais;
- Confecção
de cartazes e/ou painéis;
- Confecção
de objetos musicais;
7. EDUCAÇÃO FÍSICA
- Gincana
musical;
- Criação
de coreografia a partir do texto musical;
8. ENSINO RELIGIOSO
- Estudo e
reflexão dos textos musicais religiosos;
- Confecção
de peças teatrais;
IV. I. Área de
Formação específica e suas práticas MAGISTÉRIO/Disciplinas:
IV.I.
Psicologia da Educação;
IV.II.
Filosofia da Educação;
IV.III.
Sociologia da Educação;
IV.IV.
Educação Infantil e suas Metodologias;
IV.V.
Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias;
IV.VI.
Educação de Jovens e Adultos e suas Metodologias;
IV.VII.
Educ. de Pot. de Nec. Educ. Especiais e suas Metodologias;
IV.VIII.
Docência/TCC e
IV.IX.
Projetos de Trabalho.
(Esta
área poderá trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa)
IV.II. Área de
Formação específica e suas práticas SECRETARIADO/Disciplinas:
IV.I.
Técnica de Secretariado;
IV.II.
Noções de Economia;
IV.III.
Informática Aplicada;
IV.IV.
Contabilidade Aplicada;
IV.
V. Gestão de Pessoal e Planejamento;
IV.VI.
Direito e Legislação Pessoal e Empresarial
IV.VII.
Marketing Pessoal e Empresarial
IV.VIII
Psicologia das Relações Interpessoais
IV.IV.
Organização de Materiais e Arquivo
(Esta
área também, poderá trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa)
VI - RECURSOS:
VI - I - RECURSOS HUMANOS:
-
Professores convidados da UFPB e outras instituições;
-
Especialistas: Professores coordenadores do Projeto;
-
Corpo Docente e Discente.
VI - II - RECURSOS MATERIAIS:
- Cópias
deste Projeto de Leitura e da “Educação musical escolar” TV/Escola/Salto
para o futuro;
-
Equipamento de som, com caixas e microfone;
-
data show ou projetor de multimídia, computador/câmara digital;
- Cartolina,
papel ofício, papel 40; lápis colorido/cera/hidrocor/piloto/tinta e grafite;
- Cola, tesoura,
fita adesiva, bexigas;
- Confecção de
Camisetas com SLOGAN do Projeto para os Professores na Culminância;
- Confecção de
uma Faixa ou um Banner para a Culminância;
- Organização de
um DVD com fotos e vídeos do Projeto.
VII
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Nº
|
Atividades/Meses de execução
|
Mar
|
Abr
|
Mai
|
Jun
|
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
01
|
Elaboração,
apresentação e discussão coletiva do Projeto com o corpo docente e discente especialmente,
com a turma do 3ºMagistério que estuda a Disciplina “Projetos Didáticos”;
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
|
02
|
Oficinas
com atividades diversas de leitura, escrita e produção, exercício permanente
em todas as disciplinas durante ano letivo;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
03
|
Realização
de uma Oficina Pedagógica docente de Leitura com a Prof. Evangelina/UFPB;
|
|
|
|
03
|
|
|
|
|
04
|
Realização
de “Círculos de leitura musical” na sala de aula de acordo com os conteúdos
trabalhados nas diversas disciplinas;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
05
|
Seleção
musical para o trabalho em sala de
aula (CD para todos os professores);
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
06
|
Realização
de uma Oficina Pedagógica docente Fundamentada no Programa: Educação Musical
Escolar/TV Escola- Salto para o futuro;
|
|
|
|
|
|
29
|
|
|
07
|
Oficinas
Pedagógicas para o corpo discente de preparação para o IDEPB e ENEM fundamentada
no texto musical com turmas dos concluintes;
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
08
|
Criação
do Hino da Escola Profissionalizante – Resp Prof. de Língua Portuguesa –
Guilherme e Jucilene e Grêmio Estudantil;
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
09
|
Concurso
da letra do Hino da escola – Resp. Prof. de Língua Portuguesa e Grêmio
Estudantil;
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
10
|
Criação
da Bandeira com o slogan da Escola Profissionalizante – Resp. Profs. Anália e
Juliane;
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
11
|
Peça
teatral a partir do texto musical – Gabriel Pensador – Profª resp Juliane;
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
X
|
12
|
Apresentação
dos gêneros musicais com coreografia/dança:
-
Música sertaneja: Gilberto
-
Música religiosa: Márcia;
-
Música contemporânea: Renata;
-
Música rap: Juliane;
-
Música infantil: Zilma;
-
Repente: Ana Monteiro;
-
Forró: Juliane;
-
Música estrangeira: Anália e Victor
-
Música Cívica-Hino da Escola/Grêmio Estudantil;
|
|
|
|
|
|
|
|
|
13
|
Concurso
de redação com o tema:
“A escola em conexão
com a música”. Divulgação da redação na culminância do
Projeto - Resp Prof. de Língua Portuguesa – Guilherme e Jucilene;
|
|
|
|
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|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
14
|
Planejamento
da Culminância do Projeto;
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
15
|
Culminância do
Projeto com atividades artísticas/culturais e exposição
de trabalhos;
|
|
|
|
|
|
|
|
14
|
16
|
Avaliação
do Projeto;
|
|
|
|
|
|
|
|
16
|
17
|
Elaboração
do Relatório do Projeto.
|
|
|
|
|
|
|
|
16
|
VII - RESULTADOS ESPERADOS:
Esperamos que ao final do Projeto os alunos
sejam capazes de:
- Conhecer os
compositores e cantores das músicas mais conhecidas da comunidade (cívicas,
religiosas, infantis, românticas, sertanejas, funk, rap, etc...);
- Melhorar as
habilidades de leitura, escrita e produção a partir das atividades trabalhadas
com os textos musicais;
- Criação do Hino
e da Bandeira da Escola Profissionalizante;
- Exposição de
trabalhos e apresentações culturais;
VIII - AVALIAÇÃO
Todo trabalho deve ser avaliado e este Projeto o será de forma sistemática após cada atividade desenvolvida pelo grupo coordenador e executor/professores em sala de aula e, ao final da Culminância para detectar os aspectos positivos, os aspectos que devem ser melhorados.
Será elaborada uma Ficha
de Avaliação para o corpo discente onde serão orientados e avaliarão em
grupos/turmas. Para concluir o trabalho, será elaborado um Relatório final que
será anexado ao Projeto.
IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
1. BAJARD, Elie. Ler e Dizer –
Compreensão e Comunicação do Texto Escrito.
Editora Cortez, 1.994;
2. BRASIL. Ministério da Educação e
Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Brasília: 1997-1998.
3. CLAVER, Ronaldo. Escrever sem Doer. Oficina de Redação. Editora UFMG. 1.994.;
4. FREIRE, Paulo. A importância do ato
de ler. Cortez, 46ª ed. São Paulo, 2005;
5. MEC – Referencial Curricular Nacional
do Ensino Médio;
6. SANTOS, Maria Lúcia, A Expressão
Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa -
Didática, Pedagogia, Metodologia e Prática de Ensino. Editora Scipione.
2ª Edição – 1.993;
7. SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ATO DE
LER fundamentos psicológicos para
Uma nova pedagogia da leitura. Cortez.
São Paulo, 1981.
8. Salto para o Futuro/TV ESCOLA: Ler e
Escrever - Compromisso da Escola -
Programa;
9. Salto para o Futuro/TV ESCOLA: Educação musical escolar – Programa;
10. Pesquisa na internet.
X. ANEXO:
Educação
musical escolar - Programa: “TV
Escola: Salto para o futuro”
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