EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA
Avaliação
Institucional X Planejamento
Redimensionando
as ações do Projeto Político Pedagógico
23/10/2014
Avaliar nossa atuação na escola é
projetar os passos futuros, a necessidade de termos clara as metas que queremos
atingir e de organizarmos os meios que as viabilizem. Portanto, tomar o projeto
educacional como referência, no momento do planejamento,
significa retomá-lo, reelaborá-lo e aperfeiçoá-lo, e isso é condição
essencial para que ele ganhe vida no cotidiano escolar e constitua-se em eixo
articulador da prática educacional e da formação dos educadores em serviço.
Portanto, fundamentados teoricamente pelos INDICADORES
DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO/MEC é que estamos realizando esta AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – aspecto importantíssimo a ser considerado
porque todos, gestores administrativos e pedagógicos, corpo docente, corpo
discente, comunidade escolar e em geral e, os membros do Conselho Escolar
avaliarão as ações da escola que temos, Marco Situacional e projetarão
através de objetivos a escola que queremos/Marco Operacional conforme as
dimensões que serão avaliadas.
Diagnóstico das dificuldades e propostas de
ações a serem desenvolvidas: indicadores e perguntas:
Trabalho em equipe/7 grupos.
1. Ambiente educativo - Aspectos a serem avaliados: amizade e solidariedade; alegria; respeito
ao outro; combate à discriminação; disciplina e tratamento adequado aos
conflitos que ocorrem no dia a dia da escola e respeito aos direitos das
crianças, dos adolescentes, dos jovens e dos adultos.
2. Prática Pedagógica e Avaliação: O PPP é conhecido por todos; Planejamento;
contextualização; prática pedagógica inclusiva; formas variadas e transparentes
de avaliação dos alunos; monitoramento da prática pedagógica e da aprendizagem
dos alunos.
3. 1. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita:
Ensino Fundamental - orientações para a alfabetização inicial
implementadas; existência de práticas alfabetizadoras na escola; atenção ao
processo de alfabetização de cada criança; ampliação das capacidades de leitura
e escrita dos alunos ao longo do Ensino fundamental; Acesso e bom
aproveitamento da biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos de
informática e da inernet; existência de ações integradas entre a escola e toda
rede de ensino com o objetivo de favorecer a aprendizagem da leitura e da
escrita.
3. 2. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: Ensino Médio, Magistério
e Secretariado - ampliação das capacidades de leitura e escrita dos alunos;
Acesso e bom aproveitamento da biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos
de informática e da internet; existência de Projetos relacionados a leitura e,
existência de ações integradas entre a escola e toda rede de ensino com o
objetivo de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita.
4.Gestão Escolar democrática: Informação
democratizada; conselhos escolares atuantes; participação efetiva de
estudantes, pais, mães e comunidade em geral; acesso, compreensão e uso dos
indicadores oficiais de avaliação da escola e das redes de ensino; participação
em programas de repasse de recursos financeiros.
5. Formação e condições de trabalho e dos Profissionais da escola: formação inicial e continuada;
suficiência e estabilidade da equipe escolar; assiduidade da equipe escolar.
6. Ambiente físico e escolar - existência
de material escolar para os alunos; bibliotecas, salas ou cantos de leitura;
laboratório de informática, acesso a internet, água filtrada ou tratada,
carteira e mesa para os alunos, mesa e cadeira para o professor, pátio escolar,
espaço para ensino e prática de esportes, materiais para uso do professor (giz,
quadro, livros, jogos e mapas), TV, computador, vídeo cassete, aparelho de som,
fitas de vídeo, etc, beleza.
7. Acesso e permanência dos alunos na escola: atenção especial aos
alunos faltosos, preocupação com o abandono e a evasão, atenção especial aos
alunos com alguma defasagem de aprendizagem.
Acolhimento dos participantes pelas Coord.
Zilma/Magistério e Renata/Secretariado.
Profª Renata explicando a importância do encontro aos participantes
Profª Zilma explicando a sistemática do trabalho a ser realizado
Profª Zilma continuando a explicação...
A diretora/Profª Airan cumprimentando a comunidade e reforçando
sobre a importância do encontro para avaliar as ações do PPP.
Todos atentos aos informes e comentários sobre o PPP
Profª Márcia - Breve Fundamentação teórica do PPP.
Profª Marcia ... A importância da colaboração de tod@s nesta ação
Equipe; Gestão Escolar Democrática - avaliando...
Equipe: Ambiente físico e escolar - avaliando...
Equipe: Acesso e permanência dos alunos na escola - avaliando...
Comunidade escolar ...
Ensino Médio - avaliando
Equipe: Ambiente educativo - avaliando...
REGISTRO FOTOGRÁFICO
Zilma/Magistério e Renata/Secretariado.
Profª Renata explicando a importância do encontro aos participantes
Profª Zilma explicando a sistemática do trabalho a ser realizado
Profª Zilma continuando a explicação...
A diretora/Profª Airan cumprimentando a comunidade e reforçando
sobre a importância do encontro para avaliar as ações do PPP.
Todos atentos aos informes e comentários sobre o PPP
Profª Márcia - Breve Fundamentação teórica do PPP.
Profª Marcia ... A importância da colaboração de tod@s nesta ação
Equipe; Gestão Escolar Democrática - avaliando...
Equipe: Ambiente físico e escolar - avaliando...
Equipe: Acesso e permanência dos alunos na escola - avaliando...
Comunidade escolar ...
Equipe: Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no
Ensino Fundamental - avaliando...
Equipe: Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no Ensino Médio - avaliando
Equipe: Ambiente educativo - avaliando...
Equipe: Prática pedagógica e avaliação - avaliando...
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