quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Encontro ESPECIAL: Avaliação Institucional X Planejamento

EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA
Avaliação Institucional X Planejamento
Redimensionando as ações do Projeto Político Pedagógico
23/10/2014

Avaliar nossa atuação na escola é projetar os passos futuros, a necessidade de termos clara as metas que queremos atingir e de organizarmos os meios que as viabilizem. Portanto, tomar o projeto educacional como referência, no momento do planejamento, significa retomá-lo, reelaborá-lo e aperfeiçoá-lo, e isso é condição essencial para que ele ganhe vida no cotidiano escolar e constitua-se em eixo articulador da prática educacional e da formação dos educadores em serviço. Portanto, fundamentados teoricamente pelos INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO/MEC é que estamos realizando esta AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – aspecto importantíssimo a ser considerado porque todos, gestores administrativos e pedagógicos, corpo docente, corpo discente, comunidade escolar e em geral e, os membros do Conselho Escolar avaliarão as ações da escola que temos, Marco Situacional e projetarão através de objetivos a escola que queremos/Marco Operacional conforme as dimensões que serão avaliadas. 

Diagnóstico das dificuldades e propostas de ações a serem desenvolvidas: indicadores e perguntas:
Trabalho em equipe/7 grupos.

1. Ambiente educativo - Aspectos a serem avaliados: amizade e solidariedade; alegria; respeito ao outro; combate à discriminação; disciplina e tratamento adequado aos conflitos que ocorrem no dia a dia da escola e respeito aos direitos das crianças, dos adolescentes, dos jovens e dos adultos.
                                                                          
2. Prática Pedagógica e Avaliação: O PPP é conhecido por todos; Planejamento; contextualização; prática pedagógica inclusiva; formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos; monitoramento da prática pedagógica e da aprendizagem dos alunos.

3. 1. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita:
Ensino Fundamental - orientações para a alfabetização inicial implementadas; existência de práticas alfabetizadoras na escola; atenção ao processo de alfabetização de cada criança; ampliação das capacidades de leitura e escrita dos alunos ao longo do Ensino fundamental; Acesso e bom aproveitamento da biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos de informática e da inernet; existência de ações integradas entre a escola e toda rede de ensino com o objetivo de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita.

3. 2. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: Ensino Médio, Magistério e Secretariado - ampliação das capacidades de leitura e escrita dos alunos; Acesso e bom aproveitamento da biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos de informática e da internet; existência de Projetos relacionados a leitura e, existência de ações integradas entre a escola e toda rede de ensino com o objetivo de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita.

4.Gestão Escolar democrática:  Informação democratizada; conselhos escolares atuantes; participação efetiva de estudantes, pais, mães e comunidade em geral; acesso, compreensão e uso dos indicadores oficiais de avaliação da escola e das redes de ensino; participação em programas de repasse de recursos financeiros.

5. Formação e condições de trabalho e dos Profissionais da escola: formação inicial e continuada; suficiência e estabilidade da equipe escolar; assiduidade da equipe escolar.

6. Ambiente físico e escolar -  existência de material escolar para os alunos; bibliotecas, salas ou cantos de leitura; laboratório de informática, acesso a internet, água filtrada ou tratada, carteira e mesa para os alunos, mesa e cadeira para o professor, pátio escolar, espaço para ensino e prática de esportes, materiais para uso do professor (giz, quadro, livros, jogos e mapas), TV, computador, vídeo cassete, aparelho de som, fitas de vídeo, etc, beleza.


7. Acesso e permanência dos alunos na escola: atenção especial aos alunos faltosos, preocupação com o abandono e a evasão, atenção especial aos alunos com alguma defasagem de aprendizagem.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

                                                  Acolhimento dos participantes pelas Coord. 
                                                    Zilma/Magistério e  Renata/Secretariado.
                                   Profª Renata explicando a importância do encontro aos participantes
                                      Profª Zilma explicando a sistemática do trabalho a ser realizado
                                                        Profª Zilma continuando a explicação...
                              A diretora/Profª Airan cumprimentando a comunidade e reforçando 
                                    sobre a importância do encontro para avaliar as ações do PPP.
                                           Todos atentos aos informes e comentários sobre o PPP
                                             Profª Márcia - Breve Fundamentação teórica do PPP.                                            
                                   Profª Marcia ... A importância da colaboração de tod@s nesta ação
                                               Equipe; Gestão Escolar Democrática - avaliando...
                                                 Equipe: Ambiente físico e escolar - avaliando...
                                    Equipe: Acesso e permanência dos alunos na escola - avaliando...
                                                                Comunidade escolar ...
Equipe: Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no 
Ensino Fundamental - avaliando...
                                  Equipe: Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no 
                                                              Ensino Médio - avaliando   
                                                      Equipe: Ambiente educativo - avaliando...
Equipe: Prática pedagógica e avaliação - avaliando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário