Projeto Didático Interdisciplinar
Tema: Letramento
Título: “LER e
ESCREVER: Instrumentos de Cidadania”
Eixos temáticos: Leitura, escrita e produção
Duetos: Falar x Ouvir; Ler x Escrever
Fundamentação Teórica: Programa/MEC/TV Escola:
Ler e escrever: Compromisso da escola
Conteúdo: Literatura - Escritores contemplados no Ensino Médio:
Ariano Suassuna, Monteiro Lobato e José Lins do Rego
João Pessoa, julho de 2014
EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA
Código do INEP: 25096762
E mail: escolamcmiranda@gmail.com
GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora Geral: Maria Airan Cezar
Gestora Adjunta: Rosélia do Egito
GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisora Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra
Simone Uchoa Orientadora Educacional
SECRETÁRIA ESCOLAR:
Aline Carneiro da Cunha Barros
ASSESSORES ADMINISTRATIVOS:
Bismarque Ferreira da Silva
Natalia Rodrigues Raimundo
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Profª. Maria Zilma Andrezza dos Santos/Magistério
Profª. Renata Garnier Aragão Rodrigues/Secretariado
Prof. Guilherme Antonio Ferreira/Prof. Língua Portuguesa
Prof. Ivaldo Pessoa de Melo/ Prof. Língua Portuguesa
COORDENADORES
segmentos/anos:
Ensino Fundamental I: Simone Uchoa
Ensino Médio:
1ºs Anos: Ivaldo Melo, Juliane Veloso e Anália Albuquerque
2ºs Anos: Ana Monteiro, Renata Garnier e Nereide Ferreira
3ºs Anos: Guilherme Ferreira,
Ístria M. Lemos e Edinaldo Barros
PÚBLICO ALVO DO
PROJETO:
Alunos do Ensino Fundamental I/Laboratório de Prática de Ensino do curso Magistério, Ensino Médio, Curso Magistério e Curso Secretariado
S U M Á R I O
I
- APRESENTAÇÃO..................................................................................................04
II
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................05
III
- OBJETIVOS:........................................................................................................06
III.
I - OBJETIVO
GERAL.........................................................................................06
III.
II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS..........................................................................07
IV
- METODOLOGIA................................................................................................07
V
- RECURSOS...........................................................................................................09
V.
I - RECURSOS HUMANOS...................................................................................09
V.
II - RECURSOS MATERIAIS.............................................................,..................09
VI
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES..................................................................10
VII
- RESULTADOS ESPERADOS...........................................................................10
VIII
- AVALIAÇÃO....................................................................................................11
IX
- REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS................................................................11
X
- ANEXOS...............................................................................................................11
- Programa da TV Escola “Ler e Escrever, Compromisso da escola”
I
- APRESENTAÇÃO
Este projeto surgiu a parir da
necessidade de oferecer aos alunos do Ensino Fundamental I/Laboratório de
prática de ensino do curso Magistério; Ensino Médio, Magistério e Secretariado,
oportunidades que vão além do currículo e do âmbito da escola, pois é certo que
a leitura, a escrita e a produção, faz parte do dia-a-dia dos nossos alunos por
se tratar de uma exigência do mundo globalizado através das tecnologias da
informação e da comunicação. Estas necessidades estão também, atreladas às
lacunas deixadas ao longo da escolaridade com relação à leitura e a escrita e, estamos
sempre constatando que eles, não são leitores. Sabem ler e escrever, mas não
são Letrados, ou seja, não tem o hábito da leitura e da escrita, portanto, a
escrita e a produção textual deixa muito a desejar. A sociedade contemporânea exige
competência com relação às quatro habilidades da comunicação: falar, ouvir, ler
e escrever sendo esta última, atrelada a produção textual, competência esta que
é de fundamental importância para a realização das avaliações externas, Prova
Brasil, Provinha Brasil, ANA, EMEM, vestibulares e/ou concursos públicos.
Nossa escola precisa se
comprometer com a cidadania, formando cidadãos plenos e pensantes, que
certamente terão maiores oportunidades na vida. É de
amplo conhecimento que a vivência literária na sala de aula possibilita o t rabalho das emoções, da sensibilidade e da criatividade. A partir do trabalho com o texto literário há
possibilidades de desenvolver a oralidade e a criatividade no processo de ensino
e aprendizagem além de contribuir para a formação crítica dos alunos.
Este Projeto Interdisciplinar da Área de Linguagens Códigos e suas
Tecnologias que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira,
Artes e Educação Física vai subsidiá-las reforçando essas habilidades de
leitura, escrita e produção e, irá também, contribuir, para as áreas das Ciências Humanas/Disciplinas:
Sociologia, Filosofia, História e Geografia; a área das Ciências da Natureza/Disciplinas: Química, Física e Biologia, e da área
da Matemática, específica de sua
própria disciplina - Como nossa escola é profissionalizante, contemplaremos, também, as áreas da
- Formação Específica de Magistério/Disciplinas: Psicologia da
Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Educação Infantil e suas
Metodologias, Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias, Educação de
Jovens e Adultos e suas Metodologias, Educ. de Pot. de Nec. Educ. Especiais e suas
Metodologias, Docência/TCC e Projetos de Trabalho (Esta área vai trabalhar em
parceria com a Disciplina Língua Portuguesa) área da formação do Magistério.
- Formação Específica do Secretariado - Disciplinas: Técnica de
Secretariado; Noções de Economia, Informática Aplicada, Contabilidade
Aplicada, Gestão de Pessoal e
Planejamento, Direito e Legislação Empresarial, Marketing Pessoal e
Empresarial, Psicologia das Relações Interpessoais e, Organização de Materiais
e Arquivo contribuindo para pleno exercício do Letramento e, consequentemente,
da cidadania o qual está fundamentando teoricamente.
- No Ensino Fundamental I,
especialmente no processo de alfabetização, envolvendo a linguagem oral e
escrita, arte, a matemática, natureza e sociedade.
Nosso
propósito é trabalhar interdisciplinarmente a literatura com atividades
dinâmicas e prazerosas que serão vivenciadas de acordo com os objetivos
propostos através do cronograma das atividades de acordo com as orientações
teóricas e metodológicas do Programa Ler e Escrever: Compromisso da
escola/TV-Escola durante o terceiro e quarto bimestres finalizando com uma
culminância onde serão apresentadas atividades artísticas, culturais e as produções
dos alunos na exposição dos trabalhos realizados. Entendemos que todas as disciplinas
podem e devem contribuir para a melhoria desta ação como instrumento efetivo
para a cidadania.
II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa
do Ensino Fundamental, elaborado pelo MEC em 95 foi constatado que “os altos
índices de evasão e repetência que configuram o fracasso escolar estão
intimamente relacionados com a dificuldade que a escola tem tido em ensinar a
ler e escrever”. Neste sentido
concordamos com DEMERVAL SAVIANE (1984) quando afirma que: “A primeira
exigência para o acesso a este tipo de saber é, aprender a ler e escrever. Além
de prender a linguagem dos números, da natureza e a linguagem da sociedade.
Conteúdos fundamentais da educação básica”.
Esta leitura passa
necessariamente pela alfabetização no sentido restrito - ensinar a ler e
escrever - codificar e decodificar o código alfabético e; alfabetização no
sentido amplo/Letramento a qual está intimamente relacionada às habilidades de
leitura e da escrita: falar, ouvir, ler e escrever. Ainda com relação a esta questão Freire
(2005) afirma que,
“O ato de ler não se esgota na decodificação pura da
palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na
inteligência do mundo”. Daí inferimos que ler não é saber o que está escrito,
decifrar as escritas. A leitura requer um envolvimento do leitor com o texto,
uma intimidade mesmo entre ambos, através das vivências de mundo daquele. A
prática de leitura na escola, por sua vez, precisa explorar os significados das
palavras, da organização sintática do texto para que as mensagens deste seja
bem compreendida, e não apenas classificar as estruturas gramaticais utilizadas
na escrita”.
Estas citações se referem especificamente a
apreensão do ato de ler e escrever que são os alicerces da compreensão e da
produção do conhecimento as quais constatamos,
mas que precisamos evoluir para minimizar e ou superar estas defasagens ao
longo do Ensino Fundamental e Médio. Portanto, fundamentados teoricamente pelo Programa
da TV Escola “Ler e Escrever,
Compromisso da escola” é que iremos subsidiar as atividades diárias no
enfrentamento destas lacunas.
De acordo com este Programa teremos
momentos de estudo e reflexão conforme a metodologia do projeto para o trabalho
interdisciplinar onde cada professor em sua respectiva disciplina reconhecerá a
necessidade deste trabalho que com certeza contribuirá decisivamente para a
melhoria do rendimento escolar com relação ao letramento e a formação cidadã
dos nossos alunos. Estas defasagens na leitura, escrita e produção, tem causas
diversas e, as secretarias municipais, estaduais e o MEC, tem consciência desta
problemática através dos dados estatísticos. É urgente uma sólida formação
inicial e continuada dos professores para o exercício do Magistério com
políticas públicas eficazes aliadas ao compromisso político dos educadores.
O desafio está em propor um contexto real para que os
alunos escrevam sobre a sua rotina diária, ao invés da escrita como reforço de
estruturas gramaticais. Despertar a motivação, o gosto pela auto expressão
escrita, na comunicação ou no diálogo que se estabelece com o outro – o leitor
do texto escrito – significa conscientizar o aluno de que uma boa escrita
sempre necessitará de preparação/planejamento e feedback (esse
último será do professor ou de outro aluno como leitor crítico). A meta é
superar a tentação de marcar erros antes de terem lido o trabalho para entender
a mensagem nele contida de conscientizar sobre a necessidade deste trabalho
sistemática para melhorar os aspectos a desejar.
Os conhecimentos teóricos e práticos aqui propostos
enriquecerão a prática docente para o trabalho com a formação de leitores
críticos, conscientes e participativos neste mundo globalizado. Nossa proposta
é interdisciplinar com enfoque especial para as quatro habilidades de
comunicação: Falar, Ouvir, Ler e Escrever que serão trabalhadas a partir da
diversidade dos textos literários aliados as atividades do Cronograma deste
projeto.
III - OBJETIVOS
III - I – OBJETIVOS GERAIS:
- Incentivar o prazer de ler e escrever através das obras literárias dos escritores contemplados: Ariano Suassuna, Monteiro Lobato e José Lins
do Rego de forma
contextualizada enquanto
instrumentos efetivos para a formação de leitores;
- Oferecer
situações que despertem nos alunos o prazer e o interesse pela leitura e
escrita, bem como ampliar as suas habilidades e competências, a fim de que se
tornem leitores e escritores autônomos.
III - II - OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
1 - Realizar Oficinas de Aprendizagem com o corpo docente para subsidiá-los
na prática pedagógica a partir do referencial teórico/prático da TV Escola:
“Ler e Escrever, Compromisso da escola”;
2 - Promover o “Circulo de leitura” na sala de aula a partir dos
textos literários enfocando as quatro habilidades de comunicação: Falar, Ouvir,
Ler e Escrever para aprimorá-los;
3. - Estimular a leitura e a
escrita de narrativas, convidando-as a desvendar seus elementos: o tempo, os
personagens e as relações entre eles, os aspectos psicológicos, as questões
gráficas, as ilustrações, o vocabulário, a gramática e a sonoridade da língua;
4 - Propiciar o contato com os
portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros,
revistas, jornais);
5 - Trabalhar diariamente a
Literatura Infantil com os alunos no Ensino Fundamental I;
6 - Compreender as relações entre
oralidade e escrita.
7 - Incentivar e orientar os alunos para a busca de novas fontes de
conhecimento utilizando e/ou produzindo textos;
8 - Proporcionar o exercício de atividades relacionadas com a dança, o
teatro, e as artes plásticas de acordo com o texto literário;
9 - Realizar a Culminância do Projeto com atividades dinâmicas e
prazerosas;
10 - Avaliar o trabalho realizado no âmbito escolar através de uma ficha
avaliativa/roteiro norteador;
11 - Apresentar relatório das atividades realizadas enfocando pontos
positivos e pontos que precisam ser melhorados;
12 - Divulgar o resultado do trabalho realizado nas redes
sociais da escola;
IV - METODOLOGIA
Este Projeto “Ler
e Escrever - Instrumentos de Cidadania” trabalhando as quatro habilidades de
leitura: falar, ouvir, ler e escrever tem como enfoque as atividades práticas e
lúdicas a partir da literatura.
A metodologia adotada
terá o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem da leitura
e escrita onde a socialização e a liberdade de criação permearão a práxis
educativa. O professor será o mediador,
orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos. As atividades
desenvolvidas contemplarão todas as áreas do conhecimento proporcionando
oportunidade aos alunos para o desenvolvimento de competências e habilidades
básicas para o exercício da cidadania como também a postura de um leitor
crítico e participativo no mundo globalizado em que vivemos. As atividades pedagógicas a serem
desenvolvidas serão:
- Oficinas Pedagógicas para os docentes
a partir do Programa: “Ler e Escrever, Compromisso da escola em anexo;
- Estudo e reflexão de textos literários
dos autores selecionados por turmas sob a responsabilidade dos professores;
- Oficinas de produção textual em sala
de aula com os alunos;
- Dramatizações e Peças teatrais;
- Apresentações culturais;
- Confecção de um Folder e cartazes para
a Culminância do Projeto;
Atividades específicas para o Ensino
Fundamental I:
- Leitura dos diversos
gêneros textuais: músicas, contos de fadas, poemas, receitas culinárias, etc.
- Recontagem de histórias
lidas.
- Vivências das receitas
culinárias;
- Criação de paródias das
músicas trabalhadas.
- Criação do Cantinho da
Leitura.
- Conhecimento dos diversos tipos de histórias - fábulas - lendas
- novelas - histórias muda - história em quadrinhos, contos.
- Confecção de camisetas para os
Professores usarem na Culminância do Projeto com o slogan correspondente;
- Culminância do Projeto com exposição
de trabalhos e Atividades Artísticas e Culturais.
- Propostas de temas/autores e atividades
a serem desenvolvidas por áreas nas respectivas disciplinas e turmas de acordo
com os ilustres escritores:
1º - Ariano Suassuna/1ºs anos;
2º - Monteiro Lobato/2ºs anos;
3º - José Lins
do Rego/3ºs anos.
IV.
1. Área de LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS:
IV.1.1. Língua Portuguesa e Língua Estrangeira:
- Leitura, compreensão e produção de
textos de acordo com os autores selecionados;
- Confecção e exposição de trabalhos;
- Produção textual: Paródias,
acrósticos, frases e textos;
-
Estudo da ortografia, gramática, concordância verbal, nominal, etc. a partir de
diversos textos.
IV.1.2.
ARTE
-
Atividades com as artes plásticas: desenho, pintura, recorte, colagem e
modelagem relacionados ao texto literário;
- Realização de peças teatrais;
- Confecção de cartazes e/ou painéis;
IV.1.3.
EDUCAÇÃO FÍSICA
-
Criação de peças teatrais e dramatização;
-
Realização de atividades de acordo com as orientações do Programa: Ler e
escrever: compromisso da escola;
IV.
2. Área de CIÊNCIAS HUMANAS:
IV.2. 1. História
- Leitura e compreensão de textos
históricos/literários;
- Reprodução de temas de linguagem
escrita para o visual;
- Confecção de cartazes, maquetes,
painéis, etc.;
IV.2.2. Geografia
- Localização geográfica dos escritores
paraibanos/análise textual;
- Confecção de maquetes, painéis...
IV.2.3. Sociologia e Filosofia -
realizarão atividades afins em parceria com as disciplinas de História e
Geografia;
IV.3. Área de CIÊNCIAS DA NATUREZA
IV.3.1. Química,
Física e Biologia - realizarão atividades afins em parceria com a disciplina de
Língua Portuguesa);
IV.
4. Área de MATEMÁTICA
IV.4.4.
Matemática - Realização de atividades de acordo com as orientações do Programa:
Ler e escrever: compromisso da escola;
IV. 1. Área de Formação específica e suas práticas MAGISTÉRIO/Disciplinas:
IV.I. Psicologia
da Educação;
IV.II.
Filosofia da Educação;
IV.III.
Sociologia da Educação;
IV.IV.
Educação Infantil e suas Metodologias;
IV.V.
Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias;
IV.VI.
Educação de Jovens e Adultos e suas Metodologias;
IV.VII.
Educ. de Pot. de Nec. Educ. Especiais e suas Metodologias;
IV.VIII. Docência/TCC e
IV.IX. Projetos de Trabalho.
(Esta área vai trabalhar em parceria com a Disciplina Língua
Portuguesa)
IV.II. Área de Formação específica e suas práticas SECRETARIADO/Disciplinas:
IV.I. Técnica de Secretariado;
IV.II. Noções
de Economia;
IV.III.
Informática Aplicada;
IV.IV.
Contabilidade Aplicada;
IV. V. Gestão
de Pessoal e Planejamento;
IV.VI. Direito
e Legislação Pessoal e Empresarial
IV.VII.
Marketing Pessoal e Empresarial
IV.VIII
Psicologia das Relações Interpessoais
IV.IV.
Organização de Materiais e Arquivo
(Esta
área também, vai trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa)
VI - RECURSOS:
VI - I -
RECURSOS HUMANOS:
-
Gestores: Gestora Geral e Adjunta;
-
Especialistas: Supervisora e Coordenadores do Projeto;
-
Corpo Docente e Discente.
VI - II - RECURSOS MATERIAIS:
- Projeto “Ler
e escrever: Instrumentos de Cidadania”;
-
Programa “Ler e Escrever - Compromisso da Escola” - fundamentos teóricos;
-
Equipamento de som, com caixas e microfone;
-
data show/computador/câmara digital;
- Cartolina,
papel ofício, papel 40; lápis colorido/cera/hidrocor/piloto/tinta e grafite;
- Cola, tesoura,
fita adesiva, bexigas;
- Confecção de
Camisetas com SLOGAN do Projeto para os Professores na Culminância;
- Confecção de
uma Faixa e um Banner para a Culminância;
- Organização de
um DVD com fotos e vídeos do Projeto.
VII
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Nº
|
Atividades/Meses de execução
|
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
01
|
Elaboração, apresentação e
discussão coletiva do
Projeto com o corpo docente;
|
X
|
|||
02
|
Realização de “Círculo de
Leitura’ na sala de aula
com textos literários e
atividades afins;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
03
|
Realização de Oficinas
Pedagógicas fundamentadas
no Programa: Ler e Escrever,
instrumentos de cida-
dania/TV Escola - com o corpo docente;
|
27
|
13
17
|
||
04
|
Estudo biográfico dos
escritores contemplados no
Projeto por turmas;
|
X
|
X
|
X
|
|
05
|
Estudo literário/oficina e
organização de uma Peça
Teatral do escritor: Ariano
Suassuna;
|
X
|
X
|
X
|
|
06
|
Oficina de Produção textual/TEMA:
“Projeto Conhe
cer para Preservar - Uma lição
de cidadania;
|
X
|
X
|
||
07
|
Estudo literário, oficina e
organização de peça teatral do escritor Monteiro Lobato e dos personagens do
Sítio
do Pica Pau Amarelo;
|
X
|
X
|
X
|
|
08
|
Estudo literário, oficina e organização
de peça teatral do do escritor de Literatura Infantil José Lins do Rego:
Histórias da Velha Totônia e, Linha
do tempo das o-
bras literárias; Exibição de
Vídeo/documentário;
|
X
|
X
|
X
|
|
09
|
Concurso
de redação com o tema: “A importância
da leitura para o exercício pleno da
cidadania”
di
vulgação da redação no dia da
culminância do Proje-
to – Prof. resp: Guilherme e Ivaldo;
|
X
|
X
|
||
10
|
Planejamento da Culminância do
Projeto com ativi
dades artísticas e
culturais/peças teatrais e exposição de trabalhos;
|
X
|
|||
12
|
Culminância
do Projeto:
|
14
|
|||
13
|
Avaliação do Projeto;
|
16
|
|||
14
|
Elaboração do Relatório do
Projeto.
|
17
|
VII
- RESULTADOS ESPERADOS:
Esperamos que ao final do Projeto os alunos
sejam capazes de:
- Conhecer os
escritores contemplados e suas obras Literárias;
- Reconhecer a
importância da leitura literária a partir dos textos estudados e seus respectivos
autores;
- Compreender a
diversidade de textos literários que circulam socialmente enquanto subsídios
teóricos e práticos para as avaliações externas do Ensino Fundamental, provas
seletivas do Ensino Médio a nível nacional, vestibulares e concursos;
- Melhorar as
habilidades de leitura, escrita e produção a partir das atividades trabalhadas;
VIII - AVALIAÇÃO
Todo trabalho deve ser
avaliado e este Projeto o será de forma sistemática após cada atividade
desenvolvida pelo grupo coordenador e executor/professores em sala de aula e,
ao final da Culminância para detectar os aspectos positivos, os aspectos que
devem ser melhorados.
Será elaborada uma Ficha
de Avaliação para o corpo docente e discente onde serão orientados e avaliarão
em grupos/turmas. Para concluir o trabalho, será elaborado um Relatório final
que será anexado ao Projeto para considerações a quem o desejar e este será
postado nas redes sociais da escola.
IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. BAJARD, Elie. Ler e Dizer –
Compreensão e Comunicação do Texto Escrito.
Editora Cortez, 1.994;
2. BRASIL. Ministério da Educação e
Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Brasília: 1997-1998.
3. CLAVER, Ronaldo. Escrever sem Doer. Oficina de Redação. Editora UFMG. 1.994.;
4. FREIRE, Paulo. A importância do ato
de ler. Cortez, 46ª ed. São Paulo, 2005;
5. MEC – Referencial Curricular Nacional
do Ensino Médio;
6. REGO, José Lins. Histórias da Velha
Totônia: um clássico da literatura infanto-juvenil. 13ª Edição. Rio de Janeiro
– José Olympio, 2001;
7. REVISTA MUNDO JOVEM: Leitura:
Coletânea de artigos publicados no Jornal Mundo Jovem EdiPUCRS – Porto Alegre,
2014. Org. MJ;
8. SANTOS, Maria Lúcia, A Expressão
Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa -
Didática, Pedagogia, Metodologia e Prática de Ensino. Editora Scipione.
2ª Edição – 1.993;
9. SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ATO DE
LER fundamentos psicológicos para
Uma nova pedagogia da leitura. Cortez.
São Paulo, 1981.
10. Salto para o Futuro/TV ESCOLA: Ler e
Escrever - Compromisso da Escola;
X. ANEXOS:
- Programa “Ler e Escrever - Compromisso da Escola/Salto
para o Futuro - TV Escola.
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