quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PROJETO DIDÁTICO INTERDICIPLINAR “LER e ESCREVER: Instrumentos de Cidadania”

Projeto Didático Interdisciplinar                                                  
       
Tema: Letramento

Título: “LER e ESCREVER: Instrumentos de Cidadania”

Eixos temáticos: Leitura, escrita e produção

Duetos: Falar x Ouvir; Ler x Escrever

Fundamentação Teórica: Programa/MEC/TV Escola:
Ler e escrever: Compromisso da escola

Conteúdo: Literatura - Escritores contemplados no Ensino Médio:
Ariano Suassuna,     Monteiro Lobato e     José Lins do Rego

                                                                    João Pessoa, julho de 2014 

 EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA
Código do INEP: 25096762
                       E mail: escolamcmiranda@gmail.com
Blog: http://www.estrelasmariadocarmo.blogspot.com           


GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora Geral: Maria Airan Cezar
Gestora Adjunta: Rosélia do Egito

GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisora Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra
Simone Uchoa Orientadora Educacional

SECRETÁRIA ESCOLAR:
Aline Carneiro da Cunha Barros

ASSESSORES ADMINISTRATIVOS:
Bismarque Ferreira da Silva
Natalia Rodrigues Raimundo

COORDENAÇÃO DO PROJETO:           
Profª. Maria Zilma Andrezza dos Santos/Magistério
Profª. Renata Garnier Aragão Rodrigues/Secretariado
Prof. Guilherme Antonio Ferreira/Prof. Língua Portuguesa
Prof. Ivaldo Pessoa de Melo/ Prof. Língua Portuguesa

COORDENADORES segmentos/anos:
Ensino Fundamental I: Simone Uchoa
Ensino Médio:
1ºs Anos: Ivaldo Melo, Juliane Veloso e Anália Albuquerque
2ºs Anos: Ana Monteiro, Renata Garnier e Nereide Ferreira
3ºs Anos: Guilherme Ferreira, Ístria M. Lemos e Edinaldo Barros

PÚBLICO ALVO DO PROJETO:
Alunos do Ensino Fundamental I/Laboratório de Prática de Ensino do curso Magistério, Ensino Médio, Curso Magistério e Curso Secretariado
  

S U M Á R I O 


I - APRESENTAÇÃO..................................................................................................04

II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................05

III - OBJETIVOS:........................................................................................................06

III. I - OBJETIVO GERAL.........................................................................................06

III. II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS..........................................................................07

IV - METODOLOGIA................................................................................................07

V - RECURSOS...........................................................................................................09

V. I - RECURSOS HUMANOS...................................................................................09

V. II - RECURSOS MATERIAIS.............................................................,..................09

VI - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES..................................................................10

VII - RESULTADOS ESPERADOS...........................................................................10

VIII - AVALIAÇÃO....................................................................................................11

IX - REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS................................................................11

X - ANEXOS...............................................................................................................11

      - Programa da TV Escola “Ler e Escrever, Compromisso da escola” 


I - APRESENTAÇÃO

              Este projeto surgiu a parir da necessidade de oferecer aos alunos do Ensino Fundamental I/Laboratório de prática de ensino do curso Magistério; Ensino Médio, Magistério e Secretariado, oportunidades que vão além do currículo e do âmbito da escola, pois é certo que a leitura, a escrita e a produção, faz parte do dia-a-dia dos nossos alunos por se tratar de uma exigência do mundo globalizado através das tecnologias da informação e da comunicação. Estas necessidades estão também, atreladas às lacunas deixadas ao longo da escolaridade com relação à leitura e a escrita e, estamos sempre constatando que eles, não são leitores. Sabem ler e escrever, mas não são Letrados, ou seja, não tem o hábito da leitura e da escrita, portanto, a escrita e a produção textual deixa muito a desejar. A sociedade contemporânea exige competência com relação às quatro habilidades da comunicação: falar, ouvir, ler e escrever sendo esta última, atrelada a produção textual, competência esta que é de fundamental importância para a realização das avaliações externas, Prova Brasil, Provinha Brasil, ANA, EMEM, vestibulares e/ou concursos públicos.

             Nossa escola precisa se comprometer com a cidadania, formando cidadãos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida.   É de amplo conhecimento que a vivência literária na sala de aula possibilita o t rabalho das emoções, da sensibilidade e da criatividade.  A partir do trabalho com o texto literário há possibilidades de desenvolver a oralidade e a criatividade no processo de ensino e aprendizagem além de contribuir para a formação crítica dos alunos.
                       
             Este Projeto Interdisciplinar da Área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física vai subsidiá-las reforçando essas habilidades de leitura, escrita e produção e, irá também, contribuir, para as áreas das Ciências Humanas/Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia; a área das Ciências da Natureza/Disciplinas: Química, Física e Biologia, e da área da Matemática, específica de sua própria disciplina - Como nossa escola é profissionalizante, contemplaremos,  também, as áreas da
- Formação Específica de Magistério/Disciplinas: Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Educação Infantil e suas Metodologias, Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias, Educação de Jovens e Adultos e suas Metodologias, Educ. de Pot. de Nec. Educ. Especiais e suas Metodologias, Docência/TCC e Projetos de Trabalho (Esta área vai trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa) área da formação do Magistério.
- Formação Específica do Secretariado - Disciplinas: Técnica de Secretariado; Noções de Economia, Informática Aplicada, Contabilidade Aplicada,  Gestão de Pessoal e Planejamento, Direito e Legislação Empresarial, Marketing Pessoal e Empresarial, Psicologia das Relações Interpessoais e, Organização de Materiais e Arquivo contribuindo para pleno exercício do Letramento e, consequentemente, da cidadania o qual está fundamentando teoricamente.
- No Ensino Fundamental I, especialmente no processo de alfabetização, envolvendo a linguagem oral e escrita, arte, a matemática, natureza e sociedade.
                  
Nosso propósito é trabalhar interdisciplinarmente a literatura com atividades dinâmicas e prazerosas que serão vivenciadas de acordo com os objetivos propostos através do cronograma das atividades de acordo com as orientações teóricas e metodológicas do Programa Ler e Escrever: Compromisso da escola/TV-Escola durante o terceiro e quarto bimestres finalizando com uma culminância onde serão apresentadas atividades artísticas, culturais e as produções dos alunos na exposição dos trabalhos realizados. Entendemos que todas as disciplinas podem e devem contribuir para a melhoria desta ação como instrumento efetivo para a cidadania.


II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

              De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, elaborado pelo MEC em 95 foi constatado que “os altos índices de evasão e repetência que configuram o fracasso escolar estão intimamente relacionados com a dificuldade que a escola tem tido em ensinar a ler e escrever”.  Neste sentido concordamos com DEMERVAL SAVIANE (1984) quando afirma que: “A primeira exigência para o acesso a este tipo de saber é, aprender a ler e escrever. Além de prender a linguagem dos números, da natureza e a linguagem da sociedade. Conteúdos fundamentais da educação básica”.
                                                              
              Esta leitura passa necessariamente pela alfabetização no sentido restrito - ensinar a ler e escrever - codificar e decodificar o código alfabético e; alfabetização no sentido amplo/Letramento a qual está intimamente relacionada às habilidades de leitura e da escrita: falar, ouvir, ler e escrever.  Ainda com relação a esta questão Freire (2005) afirma que,

“O ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo”. Daí inferimos que ler não é saber o que está escrito, decifrar as escritas. A leitura requer um envolvimento do leitor com o texto, uma intimidade mesmo entre ambos, através das vivências de mundo daquele. A prática de leitura na escola, por sua vez, precisa explorar os significados das palavras, da organização sintática do texto para que as mensagens deste seja bem compreendida, e não apenas classificar as estruturas gramaticais utilizadas na escrita”.      

                Estas citações se referem especificamente a apreensão do ato de ler e escrever que são os alicerces da compreensão e da produção do conhecimento as quais constatamos, mas que precisamos evoluir para minimizar e ou superar estas defasagens ao longo do Ensino Fundamental e Médio. Portanto, fundamentados teoricamente pelo Programa da TV Escola “Ler e Escrever, Compromisso da escola” é que iremos subsidiar as atividades diárias no enfrentamento destas lacunas.

                De acordo com este Programa teremos momentos de estudo e reflexão conforme a metodologia do projeto para o trabalho interdisciplinar onde cada professor em sua respectiva disciplina reconhecerá a necessidade deste trabalho que com certeza contribuirá decisivamente para a melhoria do rendimento escolar com relação ao letramento e a formação cidadã dos nossos alunos. Estas defasagens na leitura, escrita e produção, tem causas diversas e, as secretarias municipais, estaduais e o MEC, tem consciência desta problemática através dos dados estatísticos. É urgente uma sólida formação inicial e continuada dos professores para o exercício do Magistério com políticas públicas eficazes aliadas ao compromisso político dos educadores.
                   
O desafio está em propor um contexto real para que os alunos escrevam sobre a sua rotina diária, ao invés da escrita como reforço de estruturas gramaticais. Despertar a motivação, o gosto pela auto expressão escrita, na comunicação ou no diálogo que se estabelece com o ou­tro – o leitor do texto escrito – significa conscientizar o aluno de que uma boa escrita sempre necessitará de preparação/planejamento e feedback (esse último será do professor ou de outro aluno como leitor crítico). A meta é superar a tentação de marcar erros antes de terem lido o trabalho para entender a mensagem nele contida de conscientizar sobre a necessidade deste trabalho sistemática para melhorar os aspectos a desejar.
                Os conhecimentos teóricos e práticos aqui propostos enriquecerão a prática docente para o trabalho com a formação de leitores críticos, conscientes e participativos neste mundo globalizado. Nossa proposta é interdisciplinar com enfoque especial para as quatro habilidades de comunicação: Falar, Ouvir, Ler e Escrever que serão trabalhadas a partir da diversidade dos textos literários aliados as atividades do Cronograma deste projeto.   


III - OBJETIVOS

III - I – OBJETIVOS GERAIS:

- Incentivar o prazer de ler e escrever através das obras literárias dos escritores contemplados: Ariano Suassuna, Monteiro Lobato e José Lins do Rego de forma contextualizada enquanto instrumentos efetivos para a formação de leitores;

- Oferecer situações que despertem nos alunos o prazer e o interesse pela leitura e escrita, bem como ampliar as suas habilidades e competências, a fim de que se tornem leitores e escritores autônomos.


III - II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1 - Realizar Oficinas de Aprendizagem com o corpo docente para subsidiá-los na prática pedagógica a partir do referencial teórico/prático da TV Escola: “Ler e Escrever, Compromisso da escola”;

2 - Promover o “Circulo de leitura” na sala de aula a partir dos textos literários enfocando as quatro habilidades de comunicação: Falar, Ouvir, Ler e Escrever para aprimorá-los;

3. - Estimular a leitura e a escrita de narrativas, convidando-as a desvendar seus elementos: o tempo, os personagens e as relações entre eles, os aspectos psicológicos, as questões gráficas, as ilustrações, o vocabulário, a gramática e a sonoridade da língua;
                                                       
4 - Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais);
  
5 - Trabalhar diariamente a Literatura Infantil com os alunos no Ensino Fundamental I;

6 - Compreender as relações entre oralidade e escrita.

7 - Incentivar e orientar os alunos para a busca de novas fontes de conhecimento utilizando e/ou produzindo textos;

8 - Proporcionar o exercício de atividades relacionadas com a dança, o teatro, e as artes plásticas de acordo com o texto literário;

9 - Realizar a Culminância do Projeto com atividades dinâmicas e prazerosas;

10 - Avaliar o trabalho realizado no âmbito escolar através de uma ficha avaliativa/roteiro norteador;

11 - Apresentar relatório das atividades realizadas enfocando pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados;

12 - Divulgar o resultado do trabalho realizado nas redes sociais da escola; 

IV - METODOLOGIA

Este Projeto “Ler e Escrever - Instrumentos de Cidadania” trabalhando as quatro habilidades de leitura: falar, ouvir, ler e escrever tem como enfoque as atividades práticas e lúdicas a partir da literatura.

            A metodologia adotada terá o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita onde a socialização e a liberdade de criação permearão a práxis educativa.  O professor será o mediador, orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos. As atividades desenvolvidas contemplarão todas as áreas do conhecimento proporcionando oportunidade aos alunos para o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o exercício da cidadania como também a postura de um leitor crítico e participativo no mundo globalizado em que vivemos.  As atividades pedagógicas a serem desenvolvidas serão:
- Oficinas Pedagógicas para os docentes a partir do Programa: “Ler e Escrever, Compromisso da escola em anexo;
- Estudo e reflexão de textos literários dos autores selecionados por turmas sob a responsabilidade dos professores;
- Oficinas de produção textual em sala de aula com os alunos;
- Dramatizações e Peças teatrais;
- Apresentações culturais;
- Confecção de um Folder e cartazes para a Culminância do Projeto;

Atividades específicas para o Ensino Fundamental I:
- Leitura dos diversos gêneros textuais: músicas, contos de fadas, poemas, receitas culinárias, etc.
- Recontagem de histórias lidas.
- Vivências das receitas culinárias;

- Criação de paródias das músicas trabalhadas.
- Criação do Cantinho da Leitura.
- Conhecimento dos diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - novelas - histórias muda - história em quadrinhos, contos.

- Confecção de camisetas para os Professores usarem na Culminância do Projeto com o slogan correspondente;
- Culminância do Projeto com exposição de trabalhos e Atividades Artísticas e Culturais.
- Propostas de temas/autores e atividades a serem desenvolvidas por áreas nas respectivas disciplinas e turmas de acordo com os ilustres escritores:
1º -  Ariano Suassuna/1ºs anos;
2º -  Monteiro Lobato/2ºs anos;
3º - José Lins do Rego/3ºs anos.

IV. 1. Área de LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS:
IV.1.1.  Língua Portuguesa e Língua Estrangeira:
- Leitura, compreensão e produção de textos de acordo com os autores selecionados;
- Confecção e exposição de trabalhos;
- Produção textual: Paródias, acrósticos, frases e textos;
- Estudo da ortografia, gramática, concordância verbal, nominal, etc. a partir de diversos textos.

IV.1.2. ARTE
- Atividades com as artes plásticas: desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem relacionados ao texto literário;
- Realização de peças teatrais;
- Confecção de cartazes e/ou painéis;

IV.1.3.  EDUCAÇÃO FÍSICA
- Criação de peças teatrais e dramatização;
- Realização de atividades de acordo com as orientações do Programa: Ler e escrever: compromisso da escola;

IV. 2. Área de CIÊNCIAS HUMANAS:
IV.2. 1. História
- Leitura e compreensão de textos históricos/literários;
- Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
- Confecção de cartazes, maquetes, painéis, etc.;

IV.2.2. Geografia
- Localização geográfica dos escritores paraibanos/análise textual;
- Confecção de maquetes, painéis...

IV.2.3. Sociologia e Filosofia - realizarão atividades afins em parceria com as disciplinas de História e Geografia;

IV.3. Área de CIÊNCIAS DA NATUREZA 

IV.3.1. Química, Física e Biologia - realizarão atividades afins em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa);

IV. 4. Área de MATEMÁTICA
IV.4.4. Matemática - Realização de atividades de acordo com as orientações do Programa: Ler e escrever: compromisso da escola;

IV. 1. Área de Formação específica e suas práticas MAGISTÉRIO/Disciplinas:
IV.I. Psicologia da Educação;
IV.II. Filosofia da Educação;
IV.III. Sociologia da Educação;
IV.IV. Educação Infantil e suas Metodologias;
IV.V. Educação do Ensino Fundamental e suas Metodologias;
IV.VI. Educação de Jovens e Adultos e suas Metodologias;
IV.VII. Educ. de Pot. de Nec. Educ. Especiais e suas Metodologias;
IV.VIII. Docência/TCC e
IV.IX. Projetos de Trabalho.
(Esta área vai trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa)

IV.II. Área de Formação específica e suas práticas SECRETARIADO/Disciplinas:
IV.I. Técnica de Secretariado;
IV.II. Noções de Economia;
IV.III. Informática Aplicada;
IV.IV. Contabilidade Aplicada;
IV. V. Gestão de Pessoal e Planejamento;
IV.VI. Direito e Legislação Pessoal e Empresarial
IV.VII. Marketing Pessoal e Empresarial
IV.VIII Psicologia das Relações Interpessoais
IV.IV. Organização de Materiais e Arquivo
(Esta área também, vai trabalhar em parceria com a Disciplina Língua Portuguesa)

VI - RECURSOS:   
VI - I - RECURSOS HUMANOS: 
- Gestores: Gestora Geral e Adjunta;
- Especialistas: Supervisora e Coordenadores do Projeto;
- Corpo Docente e Discente.      

VI - II - RECURSOS MATERIAIS: 

- Projeto “Ler e escrever: Instrumentos de Cidadania”;
- Programa “Ler e Escrever - Compromisso da Escola” - fundamentos teóricos;
- Equipamento de som, com caixas e microfone; 
- data show/computador/câmara digital;
- Cartolina, papel ofício, papel 40; lápis colorido/cera/hidrocor/piloto/tinta e grafite;
- Cola, tesoura, fita adesiva, bexigas;
- Confecção de Camisetas com SLOGAN do Projeto para os Professores na Culminância;
- Confecção de uma Faixa e um Banner para a Culminância; 
- Organização de um DVD com fotos e vídeos do Projeto.


VII - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

 Atividades/Meses de execução
  Jul
Ago
Set
Out
01
Elaboração, apresentação e discussão coletiva do
Projeto com o corpo docente;

   X



02
Realização de “Círculo de Leitura’ na sala de aula
com textos literários e atividades afins;
   X
   X
  X
  X
03
Realização de Oficinas Pedagógicas fundamentadas 
no Programa: Ler e Escrever, instrumentos de cida-
dania/TV Escola - com o corpo docente;


 27
  
  13
  17

04
Estudo biográfico dos escritores contemplados no
Projeto por turmas;
 
  
 X
  
 X

 X
05
Estudo literário/oficina e organização de uma Peça
Teatral do escritor: Ariano Suassuna;


 X

 X

 X
06
Oficina de Produção textual/TEMA: “Projeto Conhe
cer para Preservar - Uma lição de cidadania;

 
 
    
  X
   
 X
07
Estudo literário, oficina e organização de peça teatral do escritor Monteiro Lobato e dos personagens do Sítio
do Pica Pau Amarelo;


   
  X
 
 
 X
 

 X
08
Estudo literário, oficina e organização de peça teatral do do escritor de Literatura Infantil José Lins do Rego:
Histórias da Velha Totônia e, Linha do tempo das o-
bras literárias; Exibição de Vídeo/documentário;



  X


 X


 X
09
Concurso de redação com o tema: “A importância
da leitura para o exercício pleno da cidadania” di
vulgação da redação no dia da culminância do Proje-
to – Prof. resp: Guilherme e Ivaldo;


 
 
 X


  X

10
Planejamento da Culminância do Projeto com ativi
dades artísticas e culturais/peças teatrais e exposição de trabalhos;



   

  X
12
Culminância do Projeto:          



 14
13
Avaliação do Projeto;



 16
14
Elaboração do Relatório do Projeto.



 17
                  

 VII - RESULTADOS ESPERADOS:

   Esperamos que ao final do Projeto os alunos sejam capazes de:
- Conhecer os escritores contemplados e suas obras Literárias;
- Reconhecer a importância da leitura literária a partir dos textos estudados e seus respectivos autores;
- Compreender a diversidade de textos literários que circulam socialmente enquanto subsídios teóricos e práticos para as avaliações externas do Ensino Fundamental, provas seletivas do Ensino Médio a nível nacional, vestibulares e concursos;
- Melhorar as habilidades de leitura, escrita e produção a partir das atividades trabalhadas;


 VIII - AVALIAÇÃO

           Todo trabalho deve ser avaliado e este Projeto o será de forma sistemática após cada atividade desenvolvida pelo grupo coordenador e executor/professores em sala de aula e, ao final da Culminância para detectar os aspectos positivos, os aspectos que devem ser melhorados.


                     Será elaborada uma Ficha de Avaliação para o corpo docente e discente onde serão orientados e avaliarão em grupos/turmas. Para concluir o trabalho, será elaborado um Relatório final que será anexado ao Projeto para considerações a quem o desejar e este será postado nas redes sociais da escola.


IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BAJARD, Elie. Ler e Dizer – Compreensão e Comunicação do Texto Escrito.  Editora Cortez, 1.994;
2. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura.  Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1997-1998.
3. CLAVER, Ronaldo.  Escrever sem Doer. Oficina de Redação.  Editora UFMG. 1.994.;
4. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Cortez, 46ª ed. São Paulo, 2005;
5. MEC – Referencial Curricular Nacional do Ensino Médio;
6. REGO, José Lins. Histórias da Velha Totônia: um clássico da literatura infanto-juvenil. 13ª Edição. Rio de Janeiro – José Olympio, 2001;
7. REVISTA MUNDO JOVEM: Leitura: Coletânea de artigos publicados no Jornal Mundo Jovem EdiPUCRS – Porto Alegre, 2014. Org. MJ;
8. SANTOS, Maria Lúcia, A Expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa -  Didática, Pedagogia, Metodologia e Prática de Ensino. Editora Scipione. 2ª Edição – 1.993;
9. SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ATO DE LER fundamentos psicológicos para
Uma nova pedagogia da leitura. Cortez. São Paulo, 1981.
10. Salto para o Futuro/TV ESCOLA: Ler e Escrever -  Compromisso da Escola;

X. ANEXOS:
- Programa “Ler e Escrever - Compromisso da Escola/Salto para o Futuro - TV Escola.


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