EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA
CEPES JP/7
PLANO DE TRABALHO
GESTÃO ADMINISTRATIVA
“respeito
e cidadania por uma educação de qualidade“
BIÊNIO: Junho de 2015 à Junho de 2017
GESTORES:
Gestora: Rosélia
Maria do Egito Seixas
Gestor
Adjunto: Tedjanes
de Almeida Ribeiro
João Pessoa, Junho de 2015
Código do INEP:
25096702
E mail: escolamcmiranda@gmail.com
GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora:
Rosélia Maria do Egito Seixas
Gestor Adjunto:
Tedjanes de Almeida Ribeiro
GESTÃO PEDAGÓGICA:
Supervisora
Escolar: Fátima Maria Cantalice da S. Dutra
Orientadora
Educacional: Simone Maria Uchoa de
Moraes
COORDENAÇÃO DE
ESTAGIOS SUPERVISIONADOS:
Curso Magistério
em Nível Médio: Maria Zilma Andrezza dos Santos
Curso Técnico Secretariado
Administrativo: Juliane Veloso Gonçalves Albino
COORDENAÇÃO DO
PROJETO PRIMEIROS SABERES
Ístria
Maria Alves de Lemos e Maria
Airan César
SECRETÁRIA ESCOLAR:
Aline Carneiro
da Cunha Barros
ASSESSORES ADMINISTRATIVOS:
Fabiana Pereira
dos Santos e Isac Cabral dos
Santos
SUMÁRIO:
1.
Apresentação......................................................................................................
|
05
|
2. Filosofia do trabalho
.........................................................................................
|
05
|
2.1. Missão
...........................................................................................................
|
05
|
2.2. Valores
...........................................................................................................
|
05
|
2.3. Visão de futuro
..............................................................................................
|
05
|
3. Objetivos e Metas
.............................................................................................
|
06
|
3.1. Objetivo Geral
...............................................................................................
|
06
|
3.2. Objetivos Específicos
....................................................................................
|
06
|
3.3. Metas
..............................................................................................................
|
06
|
4. Metodologia
......................................................................................................
|
07
|
5. Cronograma das ações
......................................................................................
|
07
|
5.1. Reuniões da Gestão Administrativa e
Pedagógica:........................................
|
07
|
5.2. Reuniões
Pedagógicas ...................................................................................
|
07
|
5.3. Planejamento
Didático ...................................................................................
|
08
|
6. Avaliação
..........................................................................................................
|
08
|
7. Bibliografia .......................................................................................................
|
08
|
8. Anexos
..............................................................................................................
|
08
|
1.
APRESENTAÇÃO
Este
Plano de Trabalho tem a finalidade de registrar as ações coletivas no âmbito
Técnico-Administrativo e Pedagógico da EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIANDA que
serão desenvolvidas durante o biênio 2015/2017.
Todas as ações estão fundamentadas no planejamento participativo e todos
são convidados para sugerir e agir com propostas e projetos que, consequentemente,
nortearão a alma da escola que é o “fazer
pedagógico” proporcionando a melhoria da qualidade do ensino tendo como
princípios básicos: a ética e as relações interpessoais, a competência técnica
e o compromisso político para a formação de cidadãos conscientes, críticos e
participativos para o exercício da cidadania.
Portanto,
respaldados pela Avaliação Institucional realizada em outubro de 2014 e inseridas
no Projeto Político Pedagógico vigente, os indicadores da qualidade da educação
da nossa escola nos proporcionou suporte para a elaboração deste Plano de
Gestão que será o nosso instrumento norteador para subsidiar todo o trabalho a
ser desenvolvido no biênio acima citado.
2.
FILOSOFIA DO TRABALHO
Norteados
pelos ensinamentos deixados por Paulo Freire, este renomado educador,
acreditamos ser a escola um canal de diálogo, transformação e formação para a
cidadania e, entendemos que este caminho deve ser trilhado e compartilhado por
todos em busca de uma escola de qualidade para a formação de cidadãos de acordo
com as premissas abaixo relacionadas construídas coletivamente na última versão
do nosso projeto de escola.
2.1. MISSÃO
Nossa MISSÃO é: Orientar as
crianças, jovens, e adultos para o exercício pleno da cidadania, fundamentado
nos princípios morais e éticos, preparando-os para a vida e para o mercado de
trabalho, enquanto Instituição do Ensino Fundamental I; do Ensino Médio
Regular; do Ensino Médio na Modalidade Normal e do Curso Técnico em
Secretariado, integrado ao Ensino Médio.
2.2. VALORES
Nossos VALORES são:
Éticos: autonomia,
responsabilidade e respeito;
Sociais: solidariedade,
dignidade e união;
Políticos: competência,
compromisso e conscientização dos direitos e deveres.
2.3. VISÃO DE FUTURO
Nossa VISÃO DE FUTURO é:
ampliar o atendimento dos Cursos Profissionalizantes, ofertando uma educação de
qualidade, a partir da valorização da vida profissional enquanto cidadãos para
atender as exigências de uma sociedade globalizada, onde as tecnologias da
informação e da comunicação são alvos para o sucesso no mercado de trabalho.
3. OBJETIVOS E METAS:
3.1. Objetivo Geral:
Ø Trabalhar
fundamentado no Planejamento Participativo em parceria com a SEE/PB, 1ª RE,
UFPB, CEART, Projeto Incentivar, Escolas Campo de Estágio/Magistério, Empresas
Campo de Estagio/Secretariado, Equipe Pedagógica, Corpo docente e discente,
funcionários e comunidade em geral.
3.2. Objetivos Específicos:
Ø Seguir as
orientações legais da Constituição Brasileira, da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação vigentes que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e, das
Orientações da SEE/PB – Diretrizes Operacionais para Funcionamento das Escolas
da Rede Estadual 2015;
Ø Cumprir as
determinações do Regimento Escolar em vigor;
Ø Proporcionar o alcance
dos objetivos propostos no PPP/2014 em cada dimensão educativa avaliada de
acordo com o documento norteador do MEC/......;
Ø Proporcionar a
realização da Avaliação Institucional anualmente a partir do PPP vigente;
Ø Viabilizar no
biênio em vigor a atualização Projeto Político Pedagógico e do Regimento
Escolar;
Ø Elaborar
calendário de reuniões Administrativas e Pedagógicas;
Ø Incentivar o
Corpo Docente para elaborar e executar Projetos Didáticos coletivos e
individuais;
Ø Estimular as
atividades esportivas, artísticas e culturais na escola;
Ø Promover e facilitar
as relações de cooperação entre a escola, a família e a comunidade;
Ø Elaborar
calendário de reunião de pais;
Ø Realizar
bimestralmente Conselhos de Professores e de Classe para avaliar o rendimento
escolar;
3.3. METAS:
Executar em 80%
as ações do PPP no Biênio 2015/2017;
Ø Preparar os Representantes de Classe para
participar das reuniões do Conselho de Classe no Biênio 2015/2016;
Ø Aumentar o índice de aproveitamento no IDEB/INEP/MEC do 5º Ano do Ensino Fundamental I para 5,2 em 2015/2017;
Ø Aumentar o índice de aproveitamento no IDEB/INEP/MEC do 5º Ano do Ensino Fundamental I para 5,2 em 2015/2017;
Ø Aumentar o índice de aproveitamento no IDEPB da 3ª Série
do Ensino Médio Regular, do Curso Técnico em Secretariado e da 4ª Série do
Curso Magistério para 5,0 em 2015/2017;
Ø Aumentar em 70% as competências de leitura, escrita
e produção de textos dos alunos, a partir da continuidade do Projeto de Leitura
– “Ler e Escrever: Instrumentos de Cidadania”;
Ø Contribuir em 70% para a melhoria das relações
interpessoais de todos os profissionais desta Instituição de Ensino no Biênio
2015/2017.
4.
METODOLOGIA
De
acordo com os objetivos propostos, as ações planejadas terão a parceria dos
Gestores Pedagógicos, Coordenadores, Corpo Docente e Discente e instituições
parceiras, e serão realizadas dialeticamente através de:
Ø Reuniões,
conversas informais, atendimentos individuais e grupais, entrevistas, exibição e
reflexão de textos e vídeos, atividades sócio artísticas e culturais,
palestras, exposições; oficinas pedagógicas; pesquisas; visitas domiciliares,
eventos festivos através das datas comemorativas.
5.
CRONOGRAMA DAS AÇÕES:
5.1.
Reuniões da Gestão Administrativa e Pedagógica:
Mês/Ações
|
Equipe Gestora
|
Equipe Gestora
X
Equipe
Pedagógica
|
Conselho
Escolar
|
Equipe Gestora
X
Funcionários
|
Equipe Gestora
X
Secretaria Escolar
|
Junho
|
Semanal
4ªs feiras
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Julho
|
Semanal
4ªs feiras
|
Semanal
3ªs feiras
|
16 e 29
|
22
|
22
|
Agosto
|
Semanal
4ªs feiras
|
Semanal
3ªs feiras
|
26
|
X
|
X
|
Setembro
|
Semanal
4ªs feiras
|
Semanal
3ªs feiras
|
30
|
X
|
X
|
Outubro
|
Semanal
4ªs feiras
|
Semanal
3ªs feiras
|
X
|
22
|
22
|
Novembro
|
Semanal
4ªs feiras
|
Semanal
3ªs feiras
|
25
|
X
|
X
|
Dezembro
|
Semanal
4ªs feiras
|
Semanal
3ªs feiras
|
16
|
03
|
03
|
5.2.
Reuniões Pedagógicas
Meses
|
Representantes
de turmas
|
Família
X
Escola
|
Conselho de
Professores
|
Conselho de Classe
|
Junho
|
X
|
18
|
06 Mag/Sec
13 Médio
|
X
|
Julho
|
13 e 27
|
23
|
X
|
X
|
Agosto
|
10
|
20
|
X
|
08 Médio
15 Mag e Sec
|
Setembro
|
14
|
24
|
X
|
|
Outubro
|
19
|
22
|
31 Mag/Sec
|
X
|
Novembro
|
16
|
26
|
07 Médio
|
X
|
Dezembro
|
X
|
17
|
02/19
|
X
|
5.3.
Planejamento Didático
Meses
|
Ensino
Fundamental I
|
Ensino Médio,
Magistério e Secretariado
|
Junho
|
Semanal/4ªas
feiras/tarde
|
Mensal/
2º sábado do mês/manhã
|
Julho
|
Semanal/4ªas
feiras/tarde
|
Mensal/
2º sábado do mês/manhã
|
Agosto
|
Semanal/4ªas
feiras/tarde
|
Mensal/
2º sábado do mês/manhã
|
Setembro
|
Semanal/4ªas
feiras/tarde
|
Mensal/
2º sábado do mês/manhã
|
Outubro
|
Semanal/4ªas
feiras/tarde
|
Mensal/
2º sábado do mês/manhã
|
Novembro
|
Semanal/4ªas
feiras/tarde
|
Mensal/
2º sábado do mês/manhã
|
Dezembro
|
Semanal/4ªas
feiras/tarde
|
Mensal/
2º sábado do mês/manhã
|
5.4. Calendário Bimestral:
1º Bimestre
2015
|
02 de Março à
23 de Maio de 2015
|
2º Bimestre
2015
|
25 de Maio à
23 de Julho de 2015
|
3º Bimestre
2015
|
26 de Julho à
19 de Outubro de 2015
|
4º Bimestre
2015
|
20 de Outubro
à 21 de Dezembro de 2015
|
6. AVALIAÇÃO
Este Plano de
Trabalho será avaliado por toda comunidade escolar através da Equipe
Administrativa e Pedagógica, Especialistas, Coordenadoras, Corpo Docente e
Discente e funcionários no decorrer do segundo semestre de 2015 nas reuniões do
Conselho de Professores e/ou de Classe e do Conselho Escolar. O mesmo, estará sujeito à flexibilidade
conforme nossas necessidades.
7. BIBLIOGRAFIA
1.
ALVES, Nilda. O Fazer e o Pensar dos Supervisores e Orientadores Educacionais.
Edições Loyola, São Paulo – 4ª Edição;
2.
Constituição Federal vigente;
3.
GANDIN, Danilo. A Prática do
Planejamento Participativo. Vozes, Petrópolis, 1.995.
4.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96;
5.
PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. Projeto Político-Pedagógico - debate emergente
na escola atual. João Pessoa, Editora Universitária, 2004;
6.
SEED/MEC - Salto pata o Futuro: Construindo a Escola Cidadã. Projeto Político
Pedagógico;
7.
SEC-PB – Orientações para Funcionamento das Escolas da Rede Estadual em 2014;
8.
SEC/PB – Estatuto do Magistério;
8.
ANEXOS
8.1.
Quadro Demonstrativo do corpo discente (turmas X alunos – relação nominal)
-
Ensino Fundamental I - Escola de Demonstração;
-
Curso Magistério; Curso Secretariado e Curso Médio Regular
8.2.
Quadro Demonstrativo do corpo técnico administrativo, pedagógico e
docente-relação nominal
8.3.
Quadro Demonstrativo dos funcionários em geral – relação nominal.
PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO
11 de Julho de
2015 - Pauta de
trabalho
“Se não existe espaço, se as dificuldades são muitas,
cabe a cada um, em seu nível, trabalhar e exercer o papel de educador, não como
um missionário exercendo um sacerdócio, mas como um profissional realista e
consciente do seu papel, esclarecido quanto às limitações e possibilidades que
existem de se fazer educação hoje.”
(Moura, p. 8-13).
Objetivos:
ü Apresentar
de forma dialógica o Plano de Trabalho da Gestão para o biênio 2015/2017;
ü Dar
informes da SEE-PB sobre a Escola Profissionalizante a partir da audiência em
07/07;
ü Discutir
o Cronograma de atividades do Projeto Coletivo e Interdisciplinar “Ler e
Escrever: Instrumentos de Cidadania” que tem como metodologia norteadora o
texto musical.
Atividades:
1º Momento: 08h
-
Acolhimento e sensibilização;
- Reflexão
do Texto: Construção/Roque Schneider
- Apresentação
dialógica do Plano Gestor biênio 2015/2017;
2º Momento: 10h
Lanche
coletivo;
3º Momento: 10h15min
- Informes da
SEE-PB sobre a Escola Profissionalizante a partir da audiência em 07/07;
- Discussão coletiva do Cronograma de atividades do
Projeto Coletivo e Interdisciplinar “Ler e Escrever: Instrumentos de Cidadania”
que tem como metodologia norteadora o texto musical (Propostas do Projeto);
- Socialização do planejamento/decisões do
Cronograma das Atividades do Projeto;
- Frequência do encontro;
- Enceramento 12h.
João Pessoa, 11 de Julho de 2015
REGISTRO FOTOGRÁFICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário