segunda-feira, 13 de julho de 2015

PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA – CEPES JP/7 
PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR
EIXO TEMÁTICO: Diversidade Cultural
TEMA: Folclore/Festas Juninas
TÍTULO: Arraiá Profissioná  

PÚBLICO ALVO: Alunos do:
Ensino Fundamental, Curso Magistério, Curso Secretariado e Ensino Médio
PERÍODO: 18 de maio à 19 de junho/2015
CULMINÂNCIA/FESTA JUNINA: 18 e 19/06/2015
LOCAL: Pátio da escola

1. JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem como finalidade trabalhar a cultura popular e integrar a comemoração das festas juninas as atividades pedagógicas desenvolvendo o resgate da nossa cultura popular e exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas favorecendo aos alunos a ampliação de seu universo lingüístico e cultural pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens proporcionando o conhecimento da sua origem, seus símbolos e seus valores.
É importante nesta fase proporcionar, também, a compreensão das datas comemorativas, ajudando assim aos alunos à conhecer um pouco mais sobre a cultura popular - o folclore das regiões do Brasil e, especificamente, a nossa, identificando seus valores, costumes e tradições.

2. Objetivos:
                                                       
2.1. Objetivos Gerais:
- Proporcionar aos alunos o conhecimento desta data comemorativa como temática sócio cultural que faz parte dos conteúdos curriculares dos cursos ministrados nesta instituição escolar;
- Proporcionar o desenvolvimento das competências e habilidades das respectivas disciplinas envolvidas do projeto;
- Resgatar a tradição das festas juninas/folclore a partir das atividades realizadas e,
- Socializar e confraternizar a comunidade escolar.

2.2. Objetivos específicos:
Conceituais:
- Possibilitar ao aluno conhecer mais as festas juninas, seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças;
- Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
- Resgatar a tradição da festa junina
- Incentivar o gosto por poesias, advinhas, músicas, teatro, danças, etc.;
- Incentivar o gosto pela culinária junina;

Procedimentais:
- Exercitar as artes visuais;
- Orientar o uso das vestimentas específicas para este período das festas juninas;
- Ampliar e utilizar vocabulário folclórico;
- Reconhecer e vivenciar as tradições culturais através dos costumes e comidas típicas utilizadas nas festas juninas.
Atitudinais:
- Perceber a importância do trabalho em equipe;
- Socializar os alunos;
- Reconhecer, identificar e valorizar a cultura popular através deste evento;
- Desenvolver a linguagem oral, escrita e a produção textual através das atividades propostas;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade através do texto Musical, Movimento e Artes; danças, peças teatrais;

3. CONTEUDOS:
1.LINGUAGEM:
Valorização das festas juninas através dos textos informativos;
Linguagem oral e escrita;
Desenvolvimento da criatividade através da compreensão e produção de textos;
Atividades diversas: Cruzadinhas, caça palavras, acróstico e etc.;
Exploração da leitura através de textos informativos, poéticos, musicais e instrucionais.

2.MATEMATICA
Resolução de exercícios e problemas envolvendo as quatro operações; Expressões numéricas envolvendo as quatros operações;
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.

3. CIÊNCIAS SOCIAIS
Origem do Folclore; símbolos juninos;
Textos músicas e danças típicas.

4. CIENCIAS NATURAIS
Culinária típica deste período e regiões produtoras;
A festa junina em nosso estado e em nossa região/Nordeste;
As diferenças existentes na tradição de uma região para outra.

5. ARTES
Artes visuais: Montagem de murais e cartazes; desenho, pintura, recorte e colagem sobre festa junina e DECORAÇÃO/CENÁRIO: Confecção de balões decorativos e bandeirinhas para enfeitar a escola.

6. EDUCAÇÃO FÍSICA
Brincadeiras educativas: jogo de argola, pescarias, bingos, etc. e
Jogos que estimulem a integridade entre os colegas e
danças.

4.  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 
O projeto será desenvolvido de acordo com os objetivos propostos a partir das atividades previstas por cada disciplina para serem, também, vivenciadas no campo de estágio das/os estagiárias/os do curso Magistério se necessário for através de:
- Decoração: confecção de balões e bandeiras; Ensaio/Cantar e dançar canções de festa junina; Desfile da Rainha e Rei do Milho; Simulação de casamento caipira; Socialização do tema e do conhecimento que cada aluno/a possui sobre ele; Degustação de pratos típicos; Desenho; Recorte; colagem; Pintura; cartazes; Cruzadinhas; Caça-palavras; Acrósticos, Músicas; Dramatizações; Confecção de mural, brincadeiras, etc.
- Conversas informais sobre a festa junina: costumes e tradições (vestimentas, comidas típicas, cantigas, adivinhações) observando e ouvindo o que já sabem e não sabem sobre esta data;
- Estudo de textos; Pesquisas; Exibição de vídeos; Peças teatrais, danças e apresentações culturais.

5. Recursos materiais:
- Papel ofício colorido, cartolina, TNT, para confecção de bandeirinhas, balões, cartazes, fitas e murais;
- Cola e tesoura; Lápis grafite, colorido e hidrocor; Gliter, pinceis, tecidos em chita, peneiras/4  médias e 2m de estopa - CDs e DVDs; e  Data Show.

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

 Nº
ATIVIDADES
DISCIPLINAS
RESPONSÁVEIS
01
Elaboração do Projeto Junino com os alunos do 3ºMagisterio na Disciplina de Projetos de Trabalho sob a resp. da Profª. Coord do Curso Secretariado, Médio e demais professores envolvidos neste projeto;
Projetos de Trabalho
e demais disciplinas envolvidas.

Profª Zilma;
Alunos do 3ºMag.;
Profª Juliane

02
Divulgação do Projeto nas turmas após reunião com os Representantes das mesmas;
Coordenação
dos Cursos
Profª Juliane e Zilma;

03
Divulgação da Festa Junina com a confecção do convite;
Marketin Pessoal e Empresarial
       Profª Renata
04
- Desenvolvimento das atividades de acordo com os conteúdos específicos das disciplinas;
Disciplinas envolvidas
Professores envolvidos
05
Decoração do ambiente festivo - pátio;
Artes e corpo discente
Betânia
06
- Realização de uma exposição com receitas culinárias e degustação de comidas típicas;
Disc EJA/Magistério
Corpo discente
Ana Furtado
07
Quadrilha;
Corpo discente
Ana Monteiro
e Renata
08
Casamento caipira;
Corpo discente
Ana e Renata
09
Danças juninas:
Turmas envolvidas
Profªs e alunos
10
Desfile caipira;
Turmas envolvidas
 Juliane e Zilma
11
Barracas com comidas típicas em benefício dos concluintes do 3º Médio, 3ºSecretariado e 4ºMagistério;
Concluintes
Magistério e
Secretariado
Profªs Anália,
Ana Furtado e
Juliane
14
Sorteio dos Balaios Junino dos concluintes dos Cursos Médio, Magistério e Secretariado
Coordenação
Profªs
Juliane e Zilma
15
Culminância do Projeto Junino: dia 18/ quinta feira a tarde Escola de Demonstração/Lab de Prática do Curso Magistério e dia 19/sexta feira manhã Cursos Médio, Magistério e Secretariado.
Comunidade escolar
Comunidade escolar
16
Elaboração do Relatório após o evento

Zilma
                                            
7. AVALIAÇÃO
 
Todo trabalho deve ser avaliado e este Projeto o será após a culminância pelos alunos por turmas e pelo grupo coordenador e executor/professores para detectarmos os aspectos positivos, os aspectos que devem ser melhorados.
                       Será elaborada uma Ficha de Avaliação para o corpo docente e Representantes das turmas onde serão orientados e avaliarão o Projeto. Para concluir o trabalho, será elaborado um Relatório final que será anexado ao Projeto Político Pedagógico da Escola para considerações a quem o desejar e este será postado nas redes sociais da escola.

           8. Referências Bibliográficas:
Livros diversos de Português, História, Geografia ...;
Revistas, Jornais, Pesquisas na Biblioteca e na internet.
                                                    
ELABORAÇÃO e Coordenação:
Profª Maria Zilma A. dos Santos/Discp. Projeto de Trabalho e Coord. Magistério;
Alunos da 3ªserie Magistério/Disciplina Projetos de Trabalho;       
Profª Juliane Veloso Gonçalves Albino - Coord do Curso Secretariado e Médio;
Fátima Maria Cantalice da S. Dutra – Supervisora e Coord do Curso Médio,
Professores colaboradores

































João Pessoa, 19 de Maio de 2015
Registro fotográfico













Nenhum comentário:

Postar um comentário