EEEFMPP MARIA DO CARMO DE MIRANDA – CEPES JP/7
EIXO TEMÁTICO: Diversidade Cultural
TEMA: Folclore/Festas
Juninas
TÍTULO: Arraiá Profissioná
PÚBLICO ALVO: Alunos do:
Ensino
Fundamental, Curso Magistério, Curso Secretariado e Ensino Médio
PERÍODO: 18 de maio à 19 de junho/2015
CULMINÂNCIA/FESTA JUNINA: 18 e 19/06/2015
LOCAL: Pátio da escola
1. JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como
finalidade trabalhar a cultura popular e integrar a comemoração das festas
juninas as atividades pedagógicas desenvolvendo o resgate da nossa cultura
popular e exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas
favorecendo aos alunos a ampliação de seu universo lingüístico e cultural pois
a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos
tipos de linguagens proporcionando o conhecimento da sua origem, seus símbolos
e seus valores.
É importante nesta fase proporcionar, também, a compreensão das datas
comemorativas, ajudando assim aos alunos à conhecer um pouco mais sobre a cultura
popular - o folclore das regiões do Brasil e, especificamente, a nossa,
identificando seus valores, costumes e tradições.
2. Objetivos:
2.1. Objetivos Gerais:
-
Proporcionar aos alunos o conhecimento desta data comemorativa como temática
sócio cultural que faz parte dos conteúdos curriculares dos cursos ministrados
nesta instituição escolar;
- Proporcionar o desenvolvimento das competências
e habilidades das respectivas disciplinas envolvidas do projeto;
- Resgatar a tradição das festas
juninas/folclore a partir das atividades realizadas e,
- Socializar e confraternizar a
comunidade escolar.
2.2. Objetivos específicos:
Conceituais:
- Possibilitar ao aluno conhecer mais as festas juninas,
seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças;
- Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
- Resgatar a tradição da festa junina
- Incentivar o gosto por poesias, advinhas, músicas, teatro, danças, etc.;
- Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
- Resgatar a tradição da festa junina
- Incentivar o gosto por poesias, advinhas, músicas, teatro, danças, etc.;
- Incentivar o gosto pela culinária junina;
Procedimentais:
- Exercitar as artes visuais;
- Orientar o uso das vestimentas específicas para
este período das festas juninas;
- Ampliar e utilizar vocabulário folclórico;
- Reconhecer e vivenciar as tradições culturais
através dos costumes e comidas típicas utilizadas nas festas juninas.
Atitudinais:
- Perceber a importância do trabalho em equipe;
- Socializar os alunos;
- Reconhecer, identificar e valorizar a cultura
popular através deste evento;
- Desenvolver a linguagem oral, escrita
e a produção textual através das atividades propostas;
- Desenvolver a imaginação e a
criatividade através do texto Musical, Movimento e Artes; danças, peças teatrais;
1.LINGUAGEM:
Valorização das festas juninas através
dos textos informativos;
Linguagem oral e escrita;
Desenvolvimento da criatividade através
da compreensão e produção de textos;
Atividades diversas: Cruzadinhas, caça palavras, acróstico e etc.;
Atividades diversas: Cruzadinhas, caça palavras, acróstico e etc.;
Exploração da leitura através de textos
informativos, poéticos, musicais e instrucionais.
2.MATEMATICA
Resolução de exercícios e problemas envolvendo as quatro operações; Expressões numéricas envolvendo as quatros operações;
Resolução de exercícios e problemas envolvendo as quatro operações; Expressões numéricas envolvendo as quatros operações;
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.
3. CIÊNCIAS SOCIAIS
Origem do Folclore; símbolos juninos;
Textos músicas e danças típicas.
4. CIENCIAS NATURAIS
Culinária típica deste período e
regiões produtoras;
A festa junina em nosso estado e em
nossa região/Nordeste;
As diferenças existentes na tradição de uma região para outra.
As diferenças existentes na tradição de uma região para outra.
5. ARTES
Artes visuais: Montagem de murais e
cartazes; desenho, pintura, recorte e colagem sobre festa junina e
DECORAÇÃO/CENÁRIO: Confecção de balões decorativos e bandeirinhas para enfeitar
a escola.
6. EDUCAÇÃO FÍSICA
Brincadeiras educativas: jogo de
argola, pescarias, bingos, etc. e
Jogos que estimulem a integridade entre os colegas e danças.
Jogos que estimulem a integridade entre os colegas e danças.
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
O projeto será desenvolvido de acordo com os objetivos propostos a
partir das atividades previstas por cada disciplina para serem, também,
vivenciadas no campo de estágio das/os estagiárias/os do curso Magistério se
necessário for através de:
- Decoração: confecção de balões e
bandeiras; Ensaio/Cantar e dançar canções de festa junina; Desfile da Rainha e
Rei do Milho; Simulação de casamento caipira; Socialização do tema e do
conhecimento que cada aluno/a possui sobre ele; Degustação de pratos típicos;
Desenho; Recorte; colagem; Pintura; cartazes; Cruzadinhas; Caça-palavras; Acrósticos,
Músicas; Dramatizações; Confecção de mural, brincadeiras, etc.
- Conversas
informais sobre a festa junina: costumes e tradições (vestimentas, comidas
típicas, cantigas, adivinhações) observando e ouvindo o que já sabem e não
sabem sobre esta data;
- Estudo de
textos; Pesquisas; Exibição de vídeos; Peças teatrais, danças e apresentações
culturais.
5. Recursos
materiais:
- Papel
ofício colorido, cartolina, TNT, para confecção de bandeirinhas, balões,
cartazes, fitas e murais;
- Cola e
tesoura; Lápis grafite, colorido e hidrocor; Gliter, pinceis, tecidos em chita,
peneiras/4 médias e 2m de estopa - CDs e
DVDs; e Data Show.
6. CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES:
Nº
|
ATIVIDADES
|
DISCIPLINAS
|
RESPONSÁVEIS
|
01
|
Elaboração do Projeto Junino com os alunos do
3ºMagisterio na Disciplina de Projetos de Trabalho sob a resp. da Profª. Coord
do Curso Secretariado, Médio e demais professores envolvidos neste projeto;
|
Projetos de Trabalho
e demais disciplinas envolvidas.
|
Profª Zilma;
Alunos do 3ºMag.;
Profª Juliane
|
02
|
Divulgação do Projeto nas turmas após reunião com
os Representantes das mesmas;
|
Coordenação
dos Cursos
|
Profª Juliane e Zilma;
|
03
|
Divulgação da Festa Junina com a confecção do
convite;
|
Marketin Pessoal e Empresarial
|
Profª Renata
|
04
|
-
Desenvolvimento das atividades de acordo com os conteúdos específicos das
disciplinas;
|
Disciplinas envolvidas
|
Professores envolvidos
|
05
|
Decoração do ambiente festivo - pátio;
|
Artes e corpo discente
|
Betânia
|
06
|
- Realização de uma exposição com receitas
culinárias e degustação de comidas típicas;
|
Disc EJA/Magistério
Corpo discente
|
Ana Furtado
|
07
|
Quadrilha;
|
Corpo discente
|
Ana Monteiro
e Renata
|
08
|
Casamento caipira;
|
Corpo discente
|
Ana e Renata
|
09
|
Danças juninas:
|
Turmas envolvidas
|
Profªs e alunos
|
10
|
Desfile caipira;
|
Turmas envolvidas
|
Juliane e Zilma
|
11
|
Barracas com comidas típicas em benefício dos
concluintes do 3º Médio, 3ºSecretariado e 4ºMagistério;
|
Concluintes
Magistério e
Secretariado
|
Profªs Anália,
Ana Furtado e
Juliane
|
14
|
Sorteio dos Balaios Junino dos concluintes dos
Cursos Médio, Magistério e Secretariado
|
Coordenação
|
Profªs
Juliane e Zilma
|
15
|
Culminância
do Projeto Junino: dia 18/ quinta
feira a tarde Escola de Demonstração/Lab de Prática do Curso Magistério e dia 19/sexta feira manhã Cursos
Médio, Magistério e Secretariado.
|
Comunidade escolar
|
Comunidade escolar
|
16
|
Elaboração do Relatório após o evento
|
|
Zilma
|
7. AVALIAÇÃO
Todo
trabalho deve ser avaliado e este Projeto o será após a culminância pelos
alunos por turmas e pelo grupo coordenador e executor/professores para
detectarmos os aspectos positivos, os aspectos que devem ser melhorados.
Será elaborada uma Ficha de Avaliação para o
corpo docente e Representantes das turmas onde serão orientados e avaliarão o
Projeto. Para concluir o trabalho, será elaborado um Relatório final que será
anexado ao Projeto Político Pedagógico da Escola par a considerações a quem o desejar e este será postado nas redes sociais da escola.
8. Referências Bibliográficas:
Livros diversos de Português, História, Geografia ...;
Revistas, Jornais, Pesquisas na Biblioteca e na internet.
ELABORAÇÃO e Coordenação:
Profª Maria Zilma A. dos Santos/Discp. Projeto de Trabalho e Coord. Magistério;
Alunos da 3ªserie Magistério/Disciplina Projetos de Trabalho;
Profª Juliane Veloso Gonçalves Albino - Coord do Curso Secretariado e Médio;
Fátima Maria Cantalice da S. Dutra – Supervisora e Coord do Curso Médio,
Professores colaboradores
João Pessoa, 19 de Maio de 2015
Registro fotográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário