Avaliação do “Projeto: Ler e
Escrever: Instrumentos de Cidadania II”
Este Projeto foi avaliado pelas professoras do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano – 5 TURMAS), pelos
alunos do Ensino Médio, Magistério e Secretariado/10 TURMAS conforme documentos
anexos e obteve bons resultados
inclusive no IDE/PB 2015 (dados recebido da SEE/PB em anexo) e, abaixo
relacionados:
1.
O Projeto foi trabalhado com a
metodologia do texto musical. Registre a
importância deste trabalho para a melhoria da aprendizagem da leitura e da
escrita;
- A
metologologia do texto musical em sala de aula foi muito importante porque
facilitou de maneira prazerosa e eficiente de se trabalhar a leitura, a
escrita, a interpretação e a produção de textos; Sendo isso observado em sala
de aula e nos resultados positivos com os alunos no IDE/PB 2015 100%. EF
2ºano;
- Foi muito
importante desenvolver este projeto porque a aprendizagem foi aguçada, tornando
a aula mais prazerosa, estimulando a comunicação e facilitando a memorização. EF
I 3ºano;
– O projeto
viabilizou a interdisciplinaridade em todas as disciplinas por meio da música – EF I 4º/A;
- A metodogologia
do texto musical em sala de aula foi muito importante porque facilitou de
maneira prazerosa e eficiente de se trabalhar a leitura, a escrita, a
interpretação e a produção de textos. EF I 4º/B;
- O projeto foi bastante proveitoso, os
alunos participaram com mais atenção as aulas. O texto musical foi uma
alternativa metodológica inovadora que despertou interesse para a leitura,
escrita e produção textual. Foram trabalhados diversos textos musicais na turma
– EF I -5º ano
- Foi
importante o estudo da música – 1ºS1;
- Foi muito
bom, pois o método de aprendizagem foi diferente – 1ºM1;
- A
importância de se trabalhar a música neste projeto foi para melhoria da
aprendizagem da leitura e da escrita – 2ºM1;
- O projeto
incentivou a leitura e a escrita dos jovens a lerem – 2ºM2;
- O Projeto “Ler e Escrever: Instrumentos
de Cidadania’ foi de extrema importância para as notas do 2º e 3º Bimestres,
porém na questão da aprendizagem foi inadequadamente aplicado - 2ºS1;
- Nós
aprendemos de forma mais dinâmica; serviu de interação como ponto de partida e
iniciativa de melhorar a leitura e escrita – 3ºM1;
- A maior
importância deste projeto foi o incentivo a leitura – 3ºS1;
- Foi
gratificante porque é um conteúdo metodológico para se trabalhar com as
crianças da Educação Infantil. É através do texto musical que os alunos têm
mais facilidade e interesse pela leitura e escrita e um bom desempenho com as
atividades. – 3º Magistério e 4º Magistério;
2.
Registre os aspectos positivos
do Projeto/Culminância.
- Interesse
pela leitura e escrita através do texto musical; Desenvolvimento das
habilidades de concentração, comunicação
e memorização - EF 2ºano;
- O projeto foi desenvolvido e culminado com tanto sucesso
que chegou mesmo a provocar emoção, quando assistimos as apresentações da
culminância, a alegria dos alunos em participar de cada atividade sugerida
envolvendo a leitura e a escrita – e o resultado do IDE/PB 2015: 100% -
EF I 3ºano;
- A integração
entre o corpo docente e discente e a construção do hino escolar – EF I 4º/A;- Envolvimento de todos que
fazem parte da comunidade escolar; Exposição de trabalhos realizados em
sala de aula; Valorização da aprendizagem e do
desenvolvimento cognitivo do aluno; Incentivo ao trabalho com os futuros
projetos. 4º/B EF I;
- Houve um bom
relacionamento entre as crianças e os professores; muita aprendizagem na
leitura, escrita, compreensão e produção de textos; Todos os alunos
participaram com muita responsabilidade das atividades propostas a partir da
música - EF I -5º ano;
- Resgatamos
as origens da música paraibana e através dela melhorou a metodologia na sala de
aula - 1ºS1;
- As danças
expressaram sentimentos através da música - 1ºM1;
- Mostrar aos
alunos que os professores planejaram as atividades para eles aprenderem – 2ºM1;
- O projeto
abordou temas atualidade através da música para os jovens – 2ºM2;
- A parte
positiva para os alunos foi não passar por avaliação para possuir notas - 2ºS1;
- A realização
bem sucedida deste projeto, todos os interessados participaram – 3ªS1;
- Serviu de
inspiração e ajudou o corpo docente da escola a superar tais dificuldades dos
alunos – 3ºM1;
- Troca de
experiências, conhecimentos sobre os conteúdos trabalhados no Projeto e
apresentações artísticas e culturais e muita aprendizagem - 3ª Magistério;
4º Magistério;
3.
Fale sobre a execução dos
Projetos trabalhados este ano e dê sugestões para o próximo ano:
- Todos os projetos trabalhados na escola
foram fundamentais para a educação e aprendizagem dos alunos e
formação/atualização do professor. Sugestão: Desenvolver um Projeto para criar
uma horta na escola e retrabalhar o projeto/2013 Conservação do Patrimônio
Público.
- EF 2ºano;
- A escola
elaborou um leque de Projetos em 2015: foram 12 dos professores e 8 das
estagiárias provocando aprendizagem a partir de metodologia dinâmica e
produtiva; Sugestão: continuar trabalhando projeto como este para instigar no
aluno o ato de ler e escrever - EF I
3ºano;
- Que o
Projeto seja divulgado com mais antecedência - EF I/4º/A;
- Foi um pouco corrido devido às
comemorações alusivas ao ‘Dia das Crianças/semana e outras datas/professor”.
Sugestão: Trabalhar a PAZ e não a Violência. EF I 4º/B;
- Os projetos foram
muito proveitosos porque os alunos foram estimulados a ler e escrever. Que no
próximo ano continuemos a trabalhar a leitura através do texto jornalístico EF I/5º ano;
- Os projetos
trabalhados foram muito bons. Sugestão para o próximo ano: Criação da Banda Marcial - 1ºM1;
- Os projetos
foram muito bons, porém, deveria ter sido mais prioritários para os alunos.
Sugestões: Feira de Biologia e Química; Palestra sobre sexo, drogas, gravidez
na adolescência, protagonismo juvenil, feira das nações e palestras sobre o ECA
- 1ºS1;
- Nos Projetos
deste ano fomos sobrecarregados e colocamos as aulas, trabalhos e avaliações em
segundo plano Nossa sugestão é aplicar de maneira moderada os projetos do
próximo ano – 2ºS1;
- Os projetos
foram muito bons. O de leitura foi fundamental para ajudar os que têm
dificuldades. Sugestão: Mais aulas campo - 2ºM1;
- Foram bons
porque estimulou os jovens para a leitura. Sugestão: realizar mais gincanas – 2ºM2;
- Todos os
Projetos agregaram aprendizagem aos alunos - 3ªS1;
- Os projetos
escolares atualmente estão ajudando a escola e motivando os alunos a criarem
novos projetos para o próximo ano - 3ºM1;
-– Os projetos
desenvolvidos este ano foram o de Leitura com foco no texto musical com aulas
dinâmicas e prazerosas e os Projetos de
Estágio/10. Sugerimos continuar trabalhando o Projeto de Leitura com o
texto jornalístico e continuar a trabalhar o Projeto de conservação do
Patrimônio Público – 3º Magistério;
João Pessoa, 20 de outubro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário