segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Avaliação do Projeto de Leitura 2015/RELATÓRIO



Avaliação do “Projeto: Ler e Escrever: Instrumentos de Cidadania II”

Este Projeto foi avaliado pelas professoras do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano – 5 TURMAS), pelos alunos do Ensino Médio, Magistério e Secretariado/10 TURMAS conforme documentos anexos e obteve bons resultados inclusive no IDE/PB 2015 (dados recebido da SEE/PB em anexo) e, abaixo relacionados:

1.      O Projeto foi trabalhado com a metodologia do texto musical.  Registre a importância deste trabalho para a melhoria da aprendizagem da leitura e da escrita;

- A metologologia do texto musical em sala de aula foi muito importante porque facilitou de maneira prazerosa e eficiente de se trabalhar a leitura, a escrita, a interpretação e a produção de textos; Sendo isso observado em sala de aula e nos resultados positivos com os alunos no IDE/PB 2015 100%.  EF 2ºano;
- Foi muito importante desenvolver este projeto porque a aprendizagem foi aguçada, tornando a aula mais prazerosa, estimulando a comunicação e facilitando a memorização.  EF I 3ºano;
– O projeto viabilizou a interdisciplinaridade em todas as disciplinas por meio da música – EF I 4º/A;
- A metodogologia do texto musical em sala de aula foi muito importante porque facilitou de maneira prazerosa e eficiente de se trabalhar a leitura, a escrita, a interpretação e a produção de textos.  EF I 4º/B;
- O projeto foi bastante proveitoso, os alunos participaram com mais atenção as aulas. O texto musical foi uma alternativa metodológica inovadora que despertou interesse para a leitura, escrita e produção textual. Foram trabalhados diversos textos musicais na turma – EF I -5º ano
- Foi importante o estudo da música – 1ºS1;
- Foi muito bom, pois o método de aprendizagem foi diferente – 1ºM1;
- A importância de se trabalhar a música neste projeto foi para melhoria da aprendizagem da leitura e da escrita – 2ºM1;
- O projeto incentivou a leitura e a escrita dos jovens a lerem – 2ºM2;
- O Projeto “Ler e Escrever: Instrumentos de Cidadania’ foi de extrema importância para as notas do 2º e 3º Bimestres, porém na questão da aprendizagem foi inadequadamente aplicado - 2ºS1;
- Nós aprendemos de forma mais dinâmica; serviu de interação como ponto de partida e iniciativa de melhorar a leitura e escrita – 3ºM1;
- A maior importância deste projeto foi o incentivo a leitura – 3ºS1;
- Foi gratificante porque é um conteúdo metodológico para se trabalhar com as crianças da Educação Infantil. É através do texto musical que os alunos têm mais facilidade e interesse pela leitura e escrita e um bom desempenho com as atividades. – 3º Magistério e 4º Magistério;

2.      Registre os aspectos positivos do Projeto/Culminância.

- Interesse pela leitura e escrita através do texto musical; Desenvolvimento das habilidades de  concentração, comunicação e memorização - EF 2ºano;
- O projeto foi desenvolvido e culminado com tanto sucesso que chegou mesmo a provocar emoção, quando assistimos as apresentações da culminância, a alegria dos alunos em participar de cada atividade sugerida envolvendo a leitura e a escrita – e o resultado do IDE/PB 2015: 100% - EF I 3ºano;
- A integração entre o corpo docente e discente e a construção do hino escolar – EF I 4º/A;- Envolvimento de todos que fazem parte da comunidade escolar; Exposição de trabalhos realizados em


 sala de aula; Valorização da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo do aluno; Incentivo ao trabalho com os futuros projetos. 4º/B EF I;
- Houve um bom relacionamento entre as crianças e os professores; muita aprendizagem na leitura, escrita, compreensão e produção de textos; Todos os alunos participaram com muita responsabilidade das atividades propostas a partir da música - EF I -5º ano;
- Resgatamos as origens da música paraibana e através dela melhorou a metodologia na sala de aula - 1ºS1;
- As danças expressaram sentimentos através da música - 1ºM1;
- Mostrar aos alunos que os professores planejaram as atividades para eles aprenderem – 2ºM1;
- O projeto abordou temas atualidade através da música para os jovens – 2ºM2;
- A parte positiva para os alunos foi não passar por avaliação para possuir notas - 2ºS1;
- A realização bem sucedida deste projeto, todos os interessados participaram – 3ªS1;
- Serviu de inspiração e ajudou o corpo docente da escola a superar tais dificuldades dos alunos – 3ºM1;
- Troca de experiências, conhecimentos sobre os conteúdos trabalhados no Projeto e apresentações artísticas e culturais e muita aprendizagem - 3ª Magistério;
4º Magistério;

3.      Fale sobre a execução dos Projetos trabalhados este ano e dê sugestões para o próximo ano:

- Todos os projetos trabalhados na escola foram fundamentais para a educação e aprendizagem dos alunos e formação/atualização do professor. Sugestão: Desenvolver um Projeto para criar uma horta na escola e retrabalhar o projeto/2013 Conservação do Patrimônio Público.  - EF 2ºano;
- A escola elaborou um leque de Projetos em 2015: foram 12 dos professores e 8 das estagiárias provocando aprendizagem a partir de metodologia dinâmica e produtiva; Sugestão: continuar trabalhando projeto como este para instigar no aluno o ato de ler e escrever - EF I 3ºano;
- Que o Projeto seja divulgado com mais antecedência - EF I/4º/A;
- Foi um pouco corrido devido às comemorações alusivas ao ‘Dia das Crianças/semana e outras datas/professor”. Sugestão: Trabalhar a PAZ e não a Violência. EF I 4º/B;
- Os projetos foram muito proveitosos porque os alunos foram estimulados a ler e escrever. Que no próximo ano continuemos a trabalhar a leitura através do texto jornalístico EF I/5º ano;
- Os projetos trabalhados foram muito bons. Sugestão para o próximo ano: Criação da Banda Marcial - 1ºM1;
- Os projetos foram muito bons, porém, deveria ter sido mais prioritários para os alunos. Sugestões: Feira de Biologia e Química; Palestra sobre sexo, drogas, gravidez na adolescência, protagonismo juvenil, feira das nações e palestras sobre o ECA - 1ºS1;
- Nos Projetos deste ano fomos sobrecarregados e colocamos as aulas, trabalhos e avaliações em segundo plano Nossa sugestão é aplicar de maneira moderada os projetos do próximo ano – 2ºS1;
- Os projetos foram muito bons. O de leitura foi fundamental para ajudar os que têm dificuldades. Sugestão: Mais aulas campo - 2ºM1;
- Foram bons porque estimulou os jovens para a leitura. Sugestão: realizar mais gincanas – 2ºM2;
- Todos os Projetos agregaram aprendizagem aos alunos - 3ªS1;
- Os projetos escolares atualmente estão ajudando a escola e motivando os alunos a criarem novos projetos para o próximo ano - 3ºM1;
-– Os projetos desenvolvidos este ano foram o de Leitura com foco no texto musical com aulas dinâmicas e prazerosas e os Projetos de Estágio/10. Sugerimos continuar trabalhando o Projeto de Leitura com o texto jornalístico e continuar a trabalhar o Projeto de conservação do Patrimônio Público – 3º Magistério;
João Pessoa, 20 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário