Projeto de Intervenção Pedagógica/PIP/2017 "Educar para preservar: A
escola a serviço do meio ambiente" - 1ª Ação: Aula Campo ao Parque
Arruda Câmara/Bica 03/06/17.
Língua Portuguesa e Língua Estrangeira:
EDUCAÇÃO FÍSICA
Língua Portuguesa:
- Guilherme Antonio Ferreira/1ºM2;
9. PRODUTO FINAL:
10. INFORMAÇÕES PRELIMINARES DO LOCAL:
11. RELAÇÃO DOS ALUNOS (em anexo)
João Pessoa 03, de Junho de 2017
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - 1ª GRE
EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda
AULA CAMPO - 03 de Junho de 2017
Local: PARQUE ARRUDA CÂMARA/BICA -
Horário: 8 às 11h
PIP/2017:
“Educar para Preservar: A escola a serviço do meio ambiente”
Área do
conhecimento: Linguagens e códigos e suas Tecnologias
Conteúdos
interdisciplinares:
História do parque; pesquisa biográfica; fauna, flora
e preservação ambiental.
1.
JUSTIFICATIVA
A Área
de Linguagens Códigos e suas Tecnologias abrange as disciplinas de Língua
Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física e necessariamente, vai
reforçando essas habilidades de leitura, escrita e produção porque ela permeia
todos os conteúdos curriculares das demais áreas das Ciências Humanas/Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História e
Geografia; a área das Ciências da
Natureza/Disciplinas: Química, Física e Biologia, e da área da Matemática.
Portanto, a comunicação e a informação a
partir da leitura/escrita/produção textual são conteúdos da Área Linguagens e
Códigos e suas Tecnologias que permeiam
e fundamenta todos as outras áreas do conhecimento em sintonia com a
realidade e, nos dá suporte teórico e prático para trabalhar, também, este
problema e minimizá-lo a partir de ações práticas e exequíveis de acordo com
nosso cronograma.
Trabalharemos este tema que abrange todas as áreas
do conhecimento e que, necessariamente, exige a utilização de uma metodologia
interdisciplinar e transdisciplinar fundamentada nas três áreas – Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, e,
naturalmente, Linguagens e Códigos a qual organiza e interliga as
disciplinas, de forma que cada área/disciplina trabalhe conteúdos de estudo,
pesquisa e ação relacionadas ao subtema se propondo a alcançar seus objetivos
específicos. Os PCN+ na Área Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias, desafia a
comunidade educacional a pôr em prática propostas que superem as limitações do
antigo ensino médio e é o que confirma esta citação:
[...]
a linguagem [...] considerada como capacidade humana de articular significados
coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e
que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A
principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido. (p. 125).
Por isso, linguagens e códigos são considerados instrumentos e formadores
“[...] dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter
histórico, sociológico e antropológico que isso representa” (idem, ibidem).
As duas outras áreas e todas as disciplinas nelas concorrentes dependem da utilização da língua e servem-se também de outras linguagens (álgebra, equações, mapas, gráficos...) para se organizar e fornecer instrumental específico para a representação, compreensão e análise das parcelas da realidade mais diretamente relacionadas ao seu campo de conhecimento.
A conclusão dos estudos desta área nos fundamenta para realizar de forma consciente o trabalho com todas as disciplinas relacionadas ao tema para atingir os objetivos desejados, vejamos:
[...] a construção de competências e habilidades de Representação e Comunicação extrapola o trabalho desenvolvido com os conteúdos da área de Linguagens, uma vez que as linguagens são fundamentais como pensamento estruturado e, como tal, estão igualmente presentes no desenvolvimento de conhecimentos necessários à compreensão dos fenômenos naturais, sociais e culturais, e, portanto, no desenvolvimento das outras duas áreas. A própria Matemática cumpre uma função importantíssima de representar, da forma a mais abstrata possível, conceitos e fenômenos naturais, convertendo-se na linguagem em que se expressam a Física, a Química e a Biologia – e também a Economia, a Demografia e, por vezes, a Sociologia, nas Ciências Humanas. A própria representação do espaço geográfico na cartografia recorre à linguagem matemática das escalas e dos eixos cartesianos. Por sua vez, não se concebe a construção do conhecimento em História ou em Filosofia sem o recurso à análise dos discursos e à decodificação das diversas fontes escritas nas mais diferentes linguagens. (Pereira, 2000).
De acordo com estas premissas a partir dos PCNs+
reconhecemos que podemos realizar um trabalho transdisciplinar, cada disciplina
utilizando-se de estudos e pesquisas que requer leitura, escrita e produção com
atividades específicas de conteúdos referentes à sua área sem interferência
entre as áreas do conhecimento.
A área Linguagens
e Códigos e suas Tecnologias elencou a partir de suas disciplinas, conteúdos e
objetivos exequíveis de serem trabalhados em sintonia com o tema e serão
explicitados nas atividades abaixo relacionados.
Portanto, nesta aula campo, vamos conhecer a história do parque, fazer
pesquisa biográfica, observar as plantas, os animais e sua preservação monitorados
por orientadores do em uma trilha para obtermos informações acerca deste meio
ambiente.
2. OBJETIVOS:
1º- Reconhecer e
valorizar a história, os espaços ecológicos da fauna e da flora do Parque
Zoobotânico Arruda Câmara/BICA como recursos naturais para observação e
pesquisa acadêmica;
2º - Contribuir para a formação ética e
cultural dos alunos através da conscientização ecológica e preservação do meio
ambiente da fauna e da flora, reserva natural do parque e do ambiente em que
vivemos;
3º - Incentivar o prazer de ler a partir de textos informativos enfocando as quatro habilidades de comunicação: Falar, Ouvir, Ler e Escrever/Produzir para aprimorá-los;
3º - Incentivar o prazer de ler a partir de textos informativos enfocando as quatro habilidades de comunicação: Falar, Ouvir, Ler e Escrever/Produzir para aprimorá-los;
4º - Reconhecer a
Lenda como uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através
dos tempos.
5º - Inferir que a Lenda é um gênero textual de caráter
fantástico e/ou fictício, que combinam fatos reais e históricos com fatos irreais
que são meramente produto da imaginação humana.
3 - METODOLOGIA
A metodologia adotada nesta aula campo terá o aluno
como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
onde a socialização e a liberdade de criação permearão a práxis educativa. O professor será o mediador, facilitador da
aprendizagem dos alunos. As atividades desenvolvidas contemplarão todas as
áreas do conhecimento proporcionando oportunidade aos alunos para o
desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o exercício da
cidadania como também a postura de um leitor crítico e participativo no mundo
globalizado em que vivemos. As atividades pedagógicas a serem
desenvolvidas através
desta área serão:
Língua Portuguesa e Língua Estrangeira:
- Aula campo com Palestra
previamente agendada sobre o tema;
- Estudo/pesquisa do histórico do
local/tema em estudo: Parque Zoobotânico Arruda Câmara/BICA;
- Pesquisa biográfica de pessoas importantes
que contribuíram para a existência do Parque;
- Estudo de textos informativos e disponíveis
para consulta;
- Construção de paródias, acrósticos, cordéis,
frases e textos sobre o tema;
- Produção de relatórios a partir
da aula campo ao local acima citado;
- Concurso de Redação referente ao
tema do Projeto: “EDUCAR PARA PRESERVAR” a escola a serviço do meio ambiente”
ARTE
ARTE
- História da Arte local/ Parque
Zoobotânico Arruda Câmara/BICA;
- Atividades com as artes plásticas
relacionados ao tema;
- Realização de peças teatrais;
- Confecção de cartazes e/ou
painéis;
- Confecção de Folder e cartazes
para a Culminância do Projeto/Feira de Ciências;
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Atividade física: caminhada da
escola para o local em estudo enfocando questões de saúde;
- Criação de peças teatrais e
dramatização;
- Criação de coreografia dançante a
partir de texto musical em parceria com a disciplina/ARTE;
4. LOCAL DE VISITAÇÃO: Parque
Arruda Câmara/BICA;
5. PÚBLICO ALVO:
- Alunos do Ensino Médio Regular;
- Alunos da EJA semipresencial.;
6. DISCIPLINAS X PROFESSORES X TURMAS:
Língua Portuguesa:
- Guilherme Antonio Ferreira/1ºM2;
- Maria Jucilene Fernandes da C. Bernardo/1ºM1;
- Angela Cândida Chaves Silva/Português/EJA;
- Maria Aparecida de Santana/Português/EJA;
- Helder Castro de Melo Silva/Português e Espanhol/EJA;
- Paula Margarida do Nascimento Spinelli/Português/EJA;
Língua estrangeira;
- Clara Núbia Maria de Andrade Santos /Inglês/EJA;
- Maria de Lourdes Viterbino/Inglês/EJA;
- José Monteiro de Sousa/Inglês/EJA;
- Valma Laene Pereira/Inglês/Ensino Médio.
Arte;
- Luzia de Fátima/Arte/EJA;
- Marli Joaquim Soares/Arte/EJA;
- Rubencélia Pereira Monteiro Brito/Artes/Ensino Médio.
Educação Física.
- Gilberto Alexandrino Filho/Ed Física/Ensino Médio.
- Angela Cândida Chaves Silva/Português/EJA;
- Maria Aparecida de Santana/Português/EJA;
- Helder Castro de Melo Silva/Português e Espanhol/EJA;
- Paula Margarida do Nascimento Spinelli/Português/EJA;
Língua estrangeira;
- Clara Núbia Maria de Andrade Santos /Inglês/EJA;
- Maria de Lourdes Viterbino/Inglês/EJA;
- José Monteiro de Sousa/Inglês/EJA;
- Valma Laene Pereira/Inglês/Ensino Médio.
Arte;
- Luzia de Fátima/Arte/EJA;
- Marli Joaquim Soares/Arte/EJA;
- Rubencélia Pereira Monteiro Brito/Artes/Ensino Médio.
Educação Física.
- Gilberto Alexandrino Filho/Ed Física/Ensino Médio.
7. DATA E CARGA HORÁRIA
Data: 03 de junho de 2017 das 8 às 11h.
Carga-horária por disciplina/turma: 3h/a
Data: 03 de junho de 2017 das 8 às 11h.
Carga-horária por disciplina/turma: 3h/a
8. ETAPAS DE EXECUÇÃO:
Contato prévio ao local de visitação para agendamento: 30 dias de antecedência;
Listagem prévia dos alunos, seleção por desempenho escolar pelo professor - 10 alunos por turma = 50 alunos; estes farão junto ao professor a socialização na turma e na Feira de Ciências;
Meio de locomoção: cada aluno virá por conta própria de suas casas para a escola onde seguiremos para o Parque a pé “Caminhada ecológica:
Entrada agendada pela escola/aula campo, gratuita para alunos e professores em equipe;
Informes prévios aos alunos quanto: a alimentação/lanche, postura necessária durante toda atividade, horário, vestimenta adequada/farda e atividades a serem realizadas sob a responsabilidade dos professores;
Autorização dos pais e/ou responsáveis dos alunos menores de idade;
Reconhecimento prévio do local de visitação;
Roteiro de observação e pesquisa - orientação docente;
Registro escrito, fotográfico e/ou vídeo gráfico.
Contato prévio ao local de visitação para agendamento: 30 dias de antecedência;
Listagem prévia dos alunos, seleção por desempenho escolar pelo professor - 10 alunos por turma = 50 alunos; estes farão junto ao professor a socialização na turma e na Feira de Ciências;
Meio de locomoção: cada aluno virá por conta própria de suas casas para a escola onde seguiremos para o Parque a pé “Caminhada ecológica:
Entrada agendada pela escola/aula campo, gratuita para alunos e professores em equipe;
Informes prévios aos alunos quanto: a alimentação/lanche, postura necessária durante toda atividade, horário, vestimenta adequada/farda e atividades a serem realizadas sob a responsabilidade dos professores;
Autorização dos pais e/ou responsáveis dos alunos menores de idade;
Reconhecimento prévio do local de visitação;
Roteiro de observação e pesquisa - orientação docente;
Registro escrito, fotográfico e/ou vídeo gráfico.
9. PRODUTO FINAL:
ü Atividade coletiva: Pesquisa acadêmica no parque de
acordo com a sistematização abaixo:
1º grupo: História do Parque e biografias;
Observação, pesquisa - registro fotográfico e vídeo gráfico; socialização na
Feira de Ciências;
2º grupo: Os Animais - Observação,
pesquisa - registro fotográfico e vídeo gráfico; socialização na Feira de
Ciências;
3º grupo: As Plantas - Observação,
pesquisa - registro fotográfico e vídeo gráfico; socialização na Feira de
Ciências;
10. INFORMAÇÕES PRELIMINARES DO LOCAL:
- IN LOCO - 50 Alunos para atendimento.
11. RELAÇÃO DOS ALUNOS (em anexo)
João Pessoa 03, de Junho de 2017
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