quarta-feira, 14 de junho de 2017

Projeto de Intervenção Pedagógica/PIP/2017 "Educar para preservar: A escola a serviço do meio ambiente" - 1ª Ação: Aula Campo ao Parque Arruda Câmara/Bica 03/06/17.



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - 1ª GRE
EEEFMPP Maria do Carmo de Miranda
AULA CAMPO - 03 de Junho de 2017
Local: PARQUE ARRUDA CÂMARA/BICA - Horário: 8 às 11h
PIP/2017: “Educar para Preservar: A escola a serviço do meio ambiente”
Área do conhecimento: Linguagens e códigos e suas Tecnologias
Conteúdos interdisciplinares:
História do parque; pesquisa biográfica; fauna, flora e preservação ambiental.

1. JUSTIFICATIVA 

          A Área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física e necessariamente, vai reforçando essas habilidades de leitura, escrita e produção porque ela permeia todos os conteúdos curriculares das demais áreas das Ciências Humanas/Disciplinas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia; a área das Ciências da Natureza/Disciplinas: Química, Física e Biologia, e da área da Matemática.

            Portanto, a comunicação e a informação a partir da leitura/escrita/produção textual são conteúdos da Área Linguagens e Códigos e suas Tecnologias que permeiam e fundamenta todos as outras áreas do conhecimento em sintonia com a realidade e, nos dá suporte teórico e prático para trabalhar, também, este problema e minimizá-lo a partir de ações práticas e exequíveis de acordo com nosso cronograma.

Trabalharemos este tema que abrange todas as áreas do conhecimento e que, necessariamente, exige a utilização de uma metodologia interdisciplinar e transdisciplinar fundamentada nas três áreas – Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, e, naturalmente, Linguagens e Códigos a qual organiza e interliga as disciplinas, de forma que cada área/disciplina trabalhe conteúdos de estudo, pesquisa e ação relacionadas ao subtema se propondo a alcançar seus objetivos específicos. Os PCN+ na Área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, desafia a comunidade educacional a pôr em prática propostas que superem as limitações do antigo ensino médio e é o que confirma esta citação:

[...] a linguagem [...] considerada como capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido. (p. 125). Por isso, linguagens e códigos são considerados instrumentos e formadores “[...] dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter histórico, sociológico e antropológico que isso representa” (idem, ibidem).

As duas outras áreas e todas as disciplinas nelas concorrentes dependem da utilização da língua e servem-se também de outras linguagens (álgebra, equações, mapas, gráficos...) para se organizar e fornecer instrumental específico para a representação, compreensão e análise das parcelas da realidade mais diretamente relacionadas ao seu campo de conhecimento.

A conclusão dos estudos desta área nos fundamenta para realizar de forma consciente o trabalho com todas as disciplinas relacionadas ao tema para atingir os objetivos desejados, vejamos:

[...] a construção de competências e habilidades de Representação e Comunicação extrapola o trabalho desenvolvido com os conteúdos da área de Linguagens, uma vez que as linguagens são fundamentais como pensamento estruturado e, como tal, estão igualmente presentes no desenvolvimento de conhecimentos necessários à compreensão dos fenômenos naturais, sociais e culturais, e, portanto, no desenvolvimento das outras duas áreas. A própria Matemática cumpre uma função importantíssima de representar, da forma a mais abstrata possível, conceitos e fenômenos naturais, convertendo-se na linguagem em que se expressam a Física, a Química e a Biologia – e também a Economia, a Demografia e, por vezes, a Sociologia, nas Ciências Humanas. A própria representação do espaço geográfico na cartografia recorre à linguagem matemática das escalas e dos eixos cartesianos. Por sua vez, não se concebe a construção do conhecimento em História ou em Filosofia sem o recurso à análise dos discursos e à decodificação das diversas fontes escritas nas mais diferentes linguagens. (Pereira, 2000).


De acordo com estas premissas a partir dos PCNs+ reconhecemos que podemos realizar um trabalho transdisciplinar, cada disciplina utilizando-se de estudos e pesquisas que requer leitura, escrita e produção com atividades específicas de conteúdos referentes à sua área sem interferência entre as áreas do conhecimento.
A área Linguagens e Códigos e suas Tecnologias elencou a partir de suas disciplinas, conteúdos e objetivos exequíveis de serem trabalhados em sintonia com o tema e serão explicitados nas atividades abaixo relacionados.
            Portanto, nesta aula campo, vamos conhecer a história do parque, fazer pesquisa biográfica, observar as plantas, os animais e sua preservação monitorados por orientadores do em uma trilha para obtermos informações acerca deste meio ambiente.

2. OBJETIVOS:
1º- Reconhecer e valorizar a história, os espaços ecológicos da fauna e da flora do Parque Zoobotânico Arruda Câmara/BICA como recursos naturais para observação e pesquisa acadêmica;
2º - Contribuir para a formação ética e cultural dos alunos através da conscientização ecológica e preservação do meio ambiente da fauna e da flora, reserva natural do parque e do ambiente em que vivemos; 
3º - Incentivar o prazer de ler a partir de textos informativos enfocando as quatro habilidades de comunicação: Falar, Ouvir, Ler e Escrever/Produzir para aprimorá-los;
4º - Reconhecer a Lenda como uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
5º - Inferir que a Lenda é um gênero textual de caráter fantástico e/ou fictício, que combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação  humana.

3 - METODOLOGIA
            A metodologia adotada nesta aula campo terá o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita onde a socialização e a liberdade de criação permearão a práxis educativa.  O professor será o mediador, facilitador da aprendizagem dos alunos. As atividades desenvolvidas contemplarão todas as áreas do conhecimento proporcionando oportunidade aos alunos para o desenvolvimento de competências e habilidades básicas para o exercício da cidadania como também a postura de um leitor crítico e participativo no mundo globalizado em que vivemos.  As atividades pedagógicas a serem desenvolvidas através desta área serão:

Língua Portuguesa e Língua Estrangeira:
- Aula campo com Palestra previamente agendada sobre o tema;
- Estudo/pesquisa do histórico do local/tema em estudo: Parque Zoobotânico Arruda Câmara/BICA;
- Pesquisa biográfica de pessoas importantes que contribuíram para a existência do Parque;
- Estudo de textos informativos e disponíveis para consulta;
 - Construção de paródias, acrósticos, cordéis, frases e textos sobre o tema;
- Produção de relatórios a partir da aula campo ao local acima citado;
- Concurso de Redação referente ao tema do Projeto: EDUCAR PARA PRESERVARa escola a serviço do meio ambiente” 

ARTE
- História da Arte local/ Parque Zoobotânico Arruda Câmara/BICA;
- Atividades com as artes plásticas relacionados ao tema;
- Realização de peças teatrais;
- Confecção de cartazes e/ou painéis;
- Confecção de Folder e cartazes para a Culminância do Projeto/Feira de Ciências;  

EDUCAÇÃO FÍSICA
- Atividade física: caminhada da escola para o local em estudo enfocando questões de saúde;
- Criação de peças teatrais e dramatização;
- Criação de coreografia dançante a partir de texto musical em parceria com a disciplina/ARTE;

4. LOCAL DE VISITAÇÃO: Parque Arruda Câmara/BICA;

5. PÚBLICO ALVO:
- Alunos do Ensino Médio Regular;
- Alunos da EJA semipresencial.;

6. DISCIPLINAS X PROFESSORES X TURMAS:

 Língua Portuguesa: 
- Guilherme Antonio Ferreira/1ºM2;
- Maria Jucilene Fernandes da C. Bernardo/1ºM1;
- Angela Cândida Chaves Silva/Português/EJA;
- Maria Aparecida de Santana/Português/EJA;
- Helder Castro de Melo Silva/Português e Espanhol/EJA; 
- Paula Margarida do Nascimento Spinelli/Português/EJA; 

Língua estrangeira; 
- Clara Núbia Maria de Andrade Santos /Inglês/EJA;
- Maria de Lourdes Viterbino/Inglês/EJA;
- José Monteiro de Sousa/Inglês/EJA; 
- Valma Laene Pereira/Inglês/Ensino Médio. 

Arte; 
- Luzia de Fátima/Arte/EJA;
- Marli Joaquim Soares/Arte/EJA;
- Rubencélia Pereira Monteiro Brito/Artes/Ensino Médio. 

Educação Física. 
- Gilberto Alexandrino Filho/Ed Física/Ensino Médio.   

7. DATA E CARGA HORÁRIA
Data: 03 de junho de 2017 das 8 às 11h. 
 Carga-horária por disciplina/turma: 3h/a

8. ETAPAS DE EXECUÇÃO: 
Contato prévio ao local de visitação para agendamento: 30 dias de antecedência;
Listagem prévia dos alunos, seleção por desempenho escolar pelo professor - 10 alunos por turma = 50 alunos; estes farão junto ao professor a socialização na turma e na Feira de Ciências;
Meio de locomoção: cada aluno virá por conta própria de suas casas para a escola onde seguiremos para o Parque a pé “Caminhada ecológica: 
 Entrada agendada pela escola/aula campo, gratuita para alunos e professores em equipe;
Informes prévios aos alunos quanto: a alimentação/lanche, postura necessária durante toda atividade, horário, vestimenta adequada/farda e atividades a serem realizadas sob a responsabilidade dos professores;
Autorização dos pais e/ou responsáveis dos alunos menores de idade;
Reconhecimento prévio do local de visitação;
Roteiro de observação e pesquisa - orientação docente; 
Registro escrito, fotográfico e/ou vídeo gráfico.

9. PRODUTO FINAL:
ü  Atividade coletiva: Pesquisa acadêmica no parque de acordo com a sistematização abaixo:
1º grupo: História do Parque e biografias; Observação, pesquisa - registro fotográfico e vídeo gráfico; socialização na Feira de Ciências;
2º grupo: Os Animais - Observação, pesquisa - registro fotográfico e vídeo gráfico; socialização na Feira de Ciências;
3º grupo: As Plantas - Observação, pesquisa - registro fotográfico e vídeo gráfico; socialização na Feira de Ciências;

10. INFORMAÇÕES PRELIMINARES DO LOCAL:
     - IN LOCO - 50 Alunos para atendimento.

11. RELAÇÃO DOS ALUNOS (em anexo) 
                                                                                                               João Pessoa 03, de Junho de 2017
 










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