GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
1º GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL DE
ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA
Projeto de Intervenção Pedagógica – PIP
Educar para preservar: a Escola a
serviço do Meio Ambiente
João Pessoa
2017
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
MARIA DO CARMO DE MIRANDA
Código do INEP: 25096702
COORDENADORES DO PROJETO
Camila de Araujo Oliveira
Gledson Lima Guimarães
Maria Jucilene Fernandes da Costa Bernardo
Maria
Zilma Andrezza dos Santos
Robson
Souto Brito
Sandra Carolina de Oliveira Leão
GESTÃO ADMINISTRATIVA:
Gestora
Geral: Rosélia Maria do Egito Seixas
Gestor
Adjunto: Tedjanes de Almeida Ribeiro
SECRETÁRIA ESCOLAR:
Maria
Augusta Andrade da Silva
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
Orientadora
Educacional: Simone Uchoa de Moraes Torres/E Fund I
Supervisora
Escolar: Profª Fátima Mª Cantalice da S. Dutra/E Médio
Pedagoga:
Profª. Ana Maria Furtado Rodrigues da Costa/E Médio
Pedagoga/Profª:
Profª. Heddy Lamar Venâncio/E Médio
Profª
Juliane Veloso Gonçalves Albino/Secretariado;
Profª. Maria Zilma
Andrezza dos Santos/EJA
PÚBLICO ALVO DO PIP/2017:
Alunos
do Ensino Médio Regular, Técnico em Secretariado
Alunos do Ensino
Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos semipresencial e
educadores.
Sumário
1. Introdução
1.1 Histórico da Escola e Contextualização
A Escola
Estadual de Ensino Médio e Profissionalizantes Maria do Carmo de Miranda neste
ano de 2017 iniciou suas atividades como escola exclusivamente de ensino médio.
Assim, a nossa escola a partir de 2017 irá trabalhar com turmas apenas do
ensino médio regular e oferecerá um curso de secretariado.
Nesse contexto, os alunos da nossa escola participarão
de duas importantes avaliações externas no final do ano, a prova do IDEPB, para
os alunos da 1ª e 3ª séries do ensino médio e o ENEM, no qual participarão os
alunos da 3ª série. Portanto, nesse ano a escola terá uma responsabilidade a
mais no tocante a avaliações externas do ensino médio. Nesse sentido Veloso e
organizadores (2009) afirmam que as avaliações educacionais podem ser vistas
como um caso particular das avaliações de programas e/ou políticas e, desse
modo, estão relacionadas à ideia de resultados. Estas avaliações ou buscam
aferir resultados passados ou inferir resultados futuros. Para melhorar os
índices e também dinamizar o ensino, propomos ações com base nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) dentro de cada uma das disciplinas
escolares, e também atividades relacionadas a disciplinas específicas do curso
Técnico em Secretariado, com base nas competências e habilidades que os
estudantes precisam adquirir ao concluir o Ensino Médio Regular
Visando melhorar o rendimento escolar e contextualizar
as ações que serão desenvolvidas nas componentes curriculares iremos abordar o
tema Meio Ambiente o qual se consolidou como assunto relevante para a
manutenção da vida na Terra. A cada dia vemos o aumento de áreas degradadas,
rios poluídos, áreas com ocupações irregulares, vendas de animais silvestres e
a “invasão” destes no meio urbano. Assim, o Projeto “Educar para preservar: a
Escola a serviço do Meio Ambiente” vem com a proposta de alertar sobre a
conservação dos ecossistemas presentes na cidade de João Pessoa, sendo eles o
mangue, a mata atlântica e o mar.
É de conhecimento de todos que os
meios de comunicação divulgam campanhas de sensibilização para alertar a
sociedade sobre a degradação ambiental e seus impactos na nossa vida. Sendo
assim, a nossa escola irá utilizar do seu papel social e junto com a
comunidade, trabalhar os temas relacionados ao meio ambiente em cinco
diferentes pontos da cidade de João Pessoa, tendo início na comunidade do Porto
Capim, passando pelo Parque Zoobotânico e Jardim Botânico, finalizando nas
praias da Penha, Cabo Branco e Bessa. Assim, os nossos discentes irão conhecer
os diferentes ecossistemas existentes na cidade conhecendo sua história e todos
os aspectos culturais e sociais, e trabalhando com temas dentro das disciplinas
escolares.
1.2 Justificativa
O
Índice de Desenvolvimento da Educação na Paraíba (IDEPB) para o ensino médio na
nossa escola vem diminuindo nos últimos três anos, passando de 3,0 em 2014 para
2,9 em 2016. Nesse período passávamos por uma longa reforma na estrutura
física, o que refletiu no resultado do exame. No entanto, em 2016 a reforma da escola
foi inaugurada e entregue a comunidade escolar. Então a estrutura física foi
completamente recuperada e desde então temos um prédio em condições favoráveis
para o desenvolvimento das atividades diárias.
Ao
observar o resultado não satisfatório do IDEPB/2016 constatamos que nossos
discentes não obtiveram êxito na avaliação. Isso pode ser interpretado como
níveis deficitários de aprendizagem. Ao mesmo tempo podemos refletir nos
motivos que podem ter influenciado tais resultados. Nesse sentido,
identificamos que possíveis falhas no desenvolvimento pedagógico do ano
anterior podem ter ocorrido. Então resolvemos aplicar a presente proposta de
intervenção pedagógica como meio de contextualização e como uma possível
maneira de melhorar a aprendizagem dos discentes.
Como o tema Meio Ambiente se
constitui como um assunto extremamente importante e pertinente na atualidade,
resolvemos abordá-lo de forma integrada com todas as componentes curriculares
ofertadas pela escola.
1.3 Problematização
Em reunião pedagógica
constatamos que houve uma defasagem na participação dos alunos da 1ª séries do
ensino médio na prova do IDEPB. Isto é, houve participação apenas de 61,5% dos
alunos regularmente matriculados. Já para a 3 série, apenas 71,7% dos discentes
compareceram para fazer a prova. Esses dados deixam claro que é preciso ações
mais enérgicas de conscientização da participação dos discentes nessa
avaliação.
Além da pouca frequência
constatamos também que os resultados de proficiência ficaram abaixo do esperado
para 2016. Assim, os alunos da 1ª série obtiveram 3,6 na nota geral, enquanto
que os do 3ª ficaram com apenas 2,9 na proficiência. Enquanto que a projeção
para o ano de 2016 era 3,54. Essa era a meta para o ensino médio. Identificamos
aí uma diferença brusca entre a projeção e os resultados alcançados. Além disso
também observamos grande diferença entre os resultados da proficiência da 1ª
série e os da 3ª. De maneira que os da 1ª foram maiores que os da 3ª.
Portanto concluímos que é
preciso refletir sobre a nossa prática docente visando a melhoria da qualidade
da aprendizagem. Nesse sentido, o pesquisador Donald A. Schön (2000) afirma que
a prática da reflexão deve ser contínua e acompanhar o profissional durante
toda sua carreira. O autor em sua análise defende que todo profissional deve
ser reflexivo e está disponível para avaliar a sua ação durante a prática.
Essa análise remeteu os
educadores a formulação da seguinte questão: É possível melhorar o resultado do
IDEPB da escola? Como? Essa será a questão norteadora e que nos levou a
elaboração do PIP 2017.
Quando essa questão foi
formulada nas reuniões pedagógicas os professores afirmaram que sim, é possível
melhorar o resultado da prova IDEPB. Ficou claro então que trabalharíamos com a
hipótese de que é possível melhorar a aprendizagem dos estudantes nesse ano.
Considerando que o aumento da nota do IDEPB da nossa escola é possível, nos
resta o seguinte quesito: Como melhorar essa nota? Ou seja como melhorar a
aprendizagem dos estudantes? Essas questões foram elencadas e serão perseguidas
pelos docentes durante nesse ano. Daí surgiu a ideia de elaboração da presente
intervenção. O trabalho será coletivo,
interdisciplinar e transdisciplinar em sintonia com os problemas atuais do
nosso país e, em especial com a cidade de João Pessoa-Paraíba com relação as
questões ambientais.
1.4 Objetivos:
1.4.1. Objetivo Geral
• Desenvolver atividades
interdisciplinares de visitação aos diferentes ecossistemas da cidade de João
Pessoa–PB observando os impactos causados pelo homem e as possíveis formas de
preservação
• Promover ações específicas para as
disciplinas de Português e Matemática para melhorar os índices do IDEPB, IDEB e
notas na redação do ENEM.
1.4.2. Objetivos Específicos
·
Despertar
nos estudantes a sensibilização em preservar o patrimônio ambiental e a exercitar o comportamento ético
ecológico;
·
Organizar pesquisas e estudos através de aulas
de campo em diferentes pontos da cidade;
·
Trabalhar a leitura, escrita, produção textual
na Área Linguagens e Códigos e suas Tecnologias para formar leitores e
produtores de texto críticos e participativos subsidiando as outras áreas do
conhecimento;
·
Incentivar o uso de metodologias dinâmicas e
criativas e atividades relativas ao tema, em parceria com as demais disciplinas
deste projeto, para a melhorar a média do IDEPB em Língua Portuguesa e
Matemática;
·
Analisar os impactos ambientais por ação natural
ou do próprio homem;
·
Levantar dados e propor soluções para uma
possível exploração sustentável nos locais onde os ecossistemas fazem parte da
economia;
·
Construir tabelas e gráficos como facilitador da
visualização do problema e solução;
·
Entender como as áreas de degradação ambiental
estão intimamente ligadas com as variações climáticas do entorno;
·
Escolher de forma aleatória áreas para uma
análise de preservação e degradação sofridas nos ecossistemas em estudo;
·
Levar o discente a refletir sobre o meio
ambiente como um corpo vivo onde cada um de nós estamos interligados e que
nenhuma dessas partes não podem ser desprezadas;
·
Avaliar
o trabalho realizado no âmbito escolar através de uma ficha avaliativa/roteiro
norteador;
·
Apresentar
relatório das atividades realizadas enfocando pontos positivos e pontos que
precisam ser melhorados;
·
Divulgar o resultado do trabalho realizado nas
redes sociais da escola
2. Fundamentação Teórica
2.1. Meio Ambiente
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por
seus componentes: Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como
um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies
do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas,
atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Segundo o PCN - Temas Transversais (1997) a principal
função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de
cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um
modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local
e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a
escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o
ensino e aprendizagem de procedimentos. E esse é um grande desafio para a
educação. Gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos
ambientes, participação em pequenas negociações são exemplos de aprendizagem
que podem ocorrer na escola.
O homem moderno começou a alterar o meio ambiente
para produzir o seu sustento e de sua família através da agricultura e da
pesca. Com o aumento da população, foram necessárias áreas maiores para os
plantios e assim deu início ao desmatamento. Com o desenvolvimento da
indústria, aumentou também a produção de resíduos e de elementos que antes não
existiam na natureza. O surgimento de novas tecnologias, o aumento da produção
agrícola e da criação de animais, tem elevado a degradação ambiental e também a
preocupação de como fazer para reverter anos de destruição.
A preocupação mundial para a conservação do meio
ambiente não é de hoje. A Organização das Nações Unidas – ONU desde 1972
promove encontros com líderes globais para debater o futuro ambiental do
planeta. A primeira conferência foi realizada em Estocolmo, na Suécia, onde as
nações participantes foram alertadas sobre as consequências da degradação
ambiental e o encontro resultou na Declaração sobre o Meio Ambiente Humano, uma
carta com princípios de comportamento e responsabilidades que deveriam nortear
as decisões sobre políticas ambientais. Em 1983, houve uma avaliação dos 10
anos da Conferência de Estocolmo e esta gerou um novo documento o Relatório do
Futuro Comum ou Relatório Brundtland. Em 1992 foi a vez do Brasil sediar o
encontro, aqui chamado de Rio-92 ou Eco-92 ou Cúpula da Terra, que teve entre
os objetivos avaliar a situação ambiental de acordo com o desenvolvimento. O
encontro brasileiro resultou em importantes documentos tais como a Agenda 21 e
a Carta da Terra ou Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em
1997, em Quioto no Japão, sediou a Conferência das 3 Partes – COP 3, que teve
como resultado o Protocolo de Quioto, documento importante para preservação do
meio ambiente por definir compromissos mais rígidos para redução da emissão de
gases de efeito estufa, principal causador do aquecimento global. Em 2002, em
Johanesburgo – África do Sul, Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento
Sustentável ou Rio +10, teve como objetivo de avaliar os avanços e identificar
os obstáculos que impediram os países de promoverem grandes avanços em relação
aos compromissos assumidos na Rio-92. Na Conferência foram escritos dois
documentos: o Plano de Implementação, que tem como base os resultados conseguidos
desde a Rio-92 e busca acelerar o cumprimento dos demais objetivos, e a
Declaração Política, que reafirma o compromisso dos países com o
desenvolvimento sustentável. Em 2007, em Bali – Indonésia, teve como objetivos
traçar metas mais ambiciosas que as previstas no Protocolo de Quioto. Em 2011,
Durban - África do Sul, onde foi lançado as bases de um futuro acordo de
controle da poluição e também lançaram o Fundo Verde do Clima que dará suporte
financeiro para iniciativas de combate às mudanças do clima mundial. Em 2012,
Rio de Janeiro – Brasil, a Rio +20, gerou o documento “O Futuro que Queremos”
que tem como maior desafio combater a pobreza. Em 2015, Paris – França, onde
foi assinado um acordo para frear as emissões de gases na atmosfera.
2.2. Biomas presentes na Paraíba
Uma das várias
categorias nas quais as comunidades e os ecossistemas podem ser agrupados com
base no clima e nas formas vegetais dominantes, são chamados de Biomas
(RICKLEFS, 2010). O conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo
agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala
regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de
mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria (IBGE, 2004).
No Brasil
existem seis biomas terrestres, são eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata
Atlântica, Pampas e Pantanal. A Paraíba apresenta dois biomas a Caatinga, que
corresponde a 92% do estado e a Mata Atlântica que cobre 8% do estado (IBGE,
2004) e está presente na cidade de João Pessoa – PB, onde a nossa Escola está
inserida.
3. Procedimentos Metodológicos
Segundo Severino (2007) pesquisar é
um procedimento operacional que serve de imediação prática para a realização
das ideias. Podem ser utilizadas em pesquisas conduzidas mediantes diferentes
metodologias e fundadas em diferentes epistemologia. Podemos destacar algumas
técnicas tais como:
Documentação pode ser tomada em três
sentidos fundamentais: como técnica de coleta, organização e conservação,
difusão dos documentos.
Entrevistas trata-se portanto de uma
interação entre pesquisador e pesquisado. Muito utilizada nas pesquisas de
ciências humanas.
Entrevistas
estruturadas o entrevistador mantem-se em escuta atenta, registrando todas as
informações e só intervindo discretamente para estimular o depoente.
História de vida pode assumir formas
variadas: autobiografia, memorial, crônicas em que se possam expressar as
trajetórias pessoais do sujeito.
Observação
é a etapa imprescindível em qualquer tipo ou modalidade de pesquisa. Nela
registramos nossas impressões e conclusões acerca do que estudamos.
Questionário
as questões devem ser objetivas de modo a suscitar respostas igualmente
objetivas, evitando provocar dúvidas, ambiguidades e respostas lacônicas.
3.1.Ações Específicas para cada disciplina
3.1.1.Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
Local
de Visita: Parque Zoobotânico Arruda Câmara
Língua Portuguesa e Língua
Estrangeira (Rubencélia, Jucilene, Guilherme, Anália e Valma)
·
Visita ao Parque Zoobotânico Arruda
Câmara - BICA
·
Pesquisa do histórico da BICA;
·
Compor paródias, acrósticos, cordéis,
frases e textos sobre o local visitado e tema do projeto;
·
Produção relatórios da aula campo;
·
Melhorar as competências e habilidades
para realização da prova IDEPB e do IDEB de forma contextualizada;
·
Concurso de redação referente ao tema do
Projeto.
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
Arte (Rubencélia)
·
Visita ao Parque Zoobotânico Arruda
Câmara - BICA
·
Concurso de fotografia
·
Realização de peças teatrais;
·
Confecção de cartazes e/ou painéis;
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
Educação Física
(Gilberto)
·
Visita ao Parque Zoobotânico Arruda
Câmara – BICA
·
Caminhada da Escola até a BICA;
·
Elaborar uma coreografia a partir de
texto musical em parceria com a disciplina de Arte;
·
Apresentação a dança na Mostra
Científica e Cultural
3.1.2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Local de Visita: Praia da Penha e
Cabo Branco e Jardim Botânico Benjamin Maranhão
Biologia (Camila e Priscila)
·
Caminhada pela areia da praia, iniciando na
Praia da Penha e finalizando na Praia do Cabo Branco;
·
Observação dos impactos naturais e antrópicos na
região;
·
Diagnosticar meios para diminuir os impactos na
área visitada;
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
Física (Gledson)
·
Caminhada pela areia da praia, iniciando na
Praia da Penha e finalizando na Praia do Cabo Branco;
·
Verificação da temperatura da água do rio Cabelo
em trechos distantes e próximos do mar, relacionando a influência da vegetação
para a temperatura;
·
Averiguação se os impactos antrópicos influenciam
nas variações de temperatura da água e na manutenção do ecossistema.
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
Química (Síndio e Analice)
·
Caminhada pela areia da praia, iniciando na
Praia da Penha e finalizando na Praia do Cabo Branco;
·
Análise da presença dos sais na água do mar e no
encontro com o rio;
·
Mostrar a obtenção e aplicação das rochas e
pedras presentes na praia;
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
Matemática (Genivaldo, Edna e Robson)
·
Trilha ecológica no Jardim Botânico Benjamin
Maranhão;
·
Analise por meio de números, gráficos e tabelas,
os principais problemas ambientais que ocorrem no Jardim Botânico;
·
Compreensão do significado de dados apresentados
por meio de porcentagens e escritas numéricas;
·
Uso de diferentes formas e instrumentos
apropriados para efetuar medidas ou cálculos;
·
Entender como as áreas devastadas podem ser
modeladas matematicamente;
·
Perceber diferentes formas de quantificar dados
numéricos;
·
Leitura de gráficos contendo informações sobre
problemas ambientais;
·
Construção de gráficos com papel milimetrado;
·
Apresentação de demonstração de fórmulas da
geometria em lousa;
·
Resolução de situações problemas relacionadas ao
meio ambiente;
·
Montagem e apresentação de cartazes;
·
Análise da situação de algumas espécies com
relação à extinção;
·
Confecção de gráficos de colunas com isopor;
·
Elaboração de paródia;
·
Apresentação de jogral;
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
3.1.3. Ciências Humanas e suas Tecnologias
Local de visita: Porto do Capim
Filosofia (Sandra)
- Fazer questionamentos em relação as mudanças do código ambiental brasileiro: as mudanças foram significativas para a preservação ambiental brasileira? O que as alterações fizeram para a preservação dos biomas?
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
Geografia (Airan e Anália)
·
Visita ao Porto do Capim no bairro do Varadouro;
·
Registro fotográfico e documental da comunidade
do Porto do Capim;
·
Produção um documentário sobre a memória da
comunidade ribeirinha do Porto do Capim;
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
História (Juliane e Edinaldo)
·
Visita ao Porto do Capim no Bairro;
·
Pesquisa sobre a importância do local para a história
da cidade de João Pessoa;
·
Resgate da cultura, história e memória da
comunidade através de histórias contadas pelos moradores;
·
Elaboração de quadrinhos com releitura da
paisagem no local;
·
Apresentação dos resultados da visita na mostra
científica e cultural.
Sociologia (Sandra)
·
Visita ao Porto do Capim no bairro do Varadouro;
·
Entrevistas com a população ribeirinha do porto do
capim: perfil dos moradores, registro de como vive esta população,
·
Conversa sobre a importância do rio Sanhauá para
a comunidade local sobre os aspectos econômicos e sociais;
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
3.1.4. Disciplinas especificas do Secretariado (Renata, Glória, Istria, Ana Monteiro, Neomísia)
·
Visita a Praia do Bessa – Projeto Guajiru;
- Leitura da legislação ambiental local bem como as infrações ambientais detectadas no porto do capim;
- Averiguação das sanções efetivadas quanto a degradação ambiental;
- Atividades socializadoras realizadas através de pesquisas sobre o tema;
- Debate sobre temas de preservação e cuidado;
- Visita as praias para verificação in loco;
- Exibição de filmes relacionados;
- Palestras e debates sobre o tema;
- Apresentação dos resultados da visita na Mostra Científica e Cultural.
4. Cronograma
Meses
Atividades
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Elaboração do PIP
|
x
|
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|
Revisão Bibliográfica
|
x
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x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Divisão das atividades por
disciplinas
|
|
x
|
X
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|
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|
Apresentação dos temas
abordados em sala de aula
|
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x
|
x
|
x
|
x
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x
|
x
|
|
|
Agendamento das aulas de
campo
|
|
|
x
|
x
|
x
|
X
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|
|
Realização das aulas de
campo
|
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x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
|
Preparação dos estudantes
para a Avaliação do IDEPB
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
X
|
|
|
Concurso de Redação sobre
Meio Ambiente
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|
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X
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|
Apresentação dos resultados
das visitas na Feira de Ciências
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X
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Concurso de fotografia
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X
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Elaboração do Relatório de
Atividades
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|
|
|
|
X
|
Referências
BRASIL. Acordos Globais.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/01/acordos-globais>.
Acesso dia 17 de fevereiro 2017.
________. Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias. Brasília – 2007.
________. Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Brasília – 2007.
________. Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) Área de Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias. Brasília – 2007.
IBGE, Bioma. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>.
Acesso dia 26 de Fevereiro de 2017.
Meio Ambiente. Disponível em:
<http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/09/o-que-e-meio-ambiente>.
Acesso: 05 de março de 2017.
RICKLEFS, R. E. Economia da
Natureza. Guanabara Koogan, 6º ed. – 2010.
SCHÖN, Donald A. Educando o
profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto
Alegre, Artmed, 2000.
SEVERINO, A.J. Metodologia do
Trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
VELOSO, F e organizadores.
Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2009.
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