quinta-feira, 14 de agosto de 2014

AVALIAÇÃO DA 1ª ETAPA DO CURSO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESNINO MÉDIO - SisMédio 2014 
AVALIAÇÃO DA 1ª ETAPA DO CURSO
ORIENTADORA DE ESTUDOS

Eu, Maria Zilma Andrezza dos Santos, Orientadora/Mediadora de estudos deste Curso de Formação de Professores/SisMédio, estou também, registrando aqui os aspectos significativos desta formação. 

Iniciamos a formação com vinte e dois professores efetivamente, mas, apenas quinze professores constavam na relação dos participantes na plataforma do simec. Destes, quatro já trabalham com formação pelo MEC/bolsistas; duas professoras da Sala Multifuncional e três professores cadastrados no censo 2013 que não foram contemplados na relação do simec. Apenas uma professora desistiu e, outra que iniciou a formação após o recesso junino do EEPAC - assistiu dois encontros e também desistiu. Portanto, terminamos com 21 professores o que considero um bom resultado.

Todos os professores cursistas demonstraram interesse no curso porque entenderam que a formação continuada é de fundamental importância para a prática pedagógica e, logicamente, para a melhoria da qualidade do ensino para elevar a credibilidade da escola, do estado e do país através da avaliação externa.

Conforme avaliações finais dos cadernos estudados os quais estavam fundamentados teoricamente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio/DCNEM a saber:
Grupo Caderno I: ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL;
Grupo Caderno II: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO;
Grupo Caderno III: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral;
Grupo Caderno IV: ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR;
Grupo Caderno IV: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA;
Grupo Caderno VI : AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, os professores líderes dos grupos de estudos registraram as valiosas contribuições nas atividades coletivas finais as quais foram socializadas textualmente e em vídeo gerando assim grande aprendizado com as trocas de experiências de forma dialógica.  Nós nos deixamos aprender e ensinar
com a socialização das atividades coletivas e as vezes quando dava tempo, as individuais.

Especificamente, durante os debates dos Cadernos III e IV os quais tinham como foco o Currículo, sentimos a ausência de uma coordenação pedagógica no curso para dar suporte na sistematização das atividades do “ação reflexão ação”  atividades propostas e, uma delas seria a exercício da elaboração de um plano interdisciplinar a partir de uma temática pois, sabemos que vamos redesenhar nosso PPP  e construir  nosso currículo em breve. Mas, apesar das dificuldades as atividades foram realizas com muita responsabilidade e competência a partir de estudos e planejamentos e, compartilhadas e que deverão ser postas em prática brevemente de acordo com nosso currículo.

Reconhecemos que a Coordenação Pedagógica numa escola exerce uma função muito importante porque sistematiza as ações pedagógicas e dar suporte, assessoria e orientação ao corpo docente além de organizar os planejamentos e Conselhos de Classe avaliando e planejando periodicamente e, dando encaminhamentos para minimizar e/ou solucionar problemas dos alunos, dos professores e da escola que, com certeza, isto se dá com a parceria e o apoio também, da Gestão Administrativa.

Como não a temos, a Coordenação dos Estágios Supervisionados dos Cursos do Magistério e Secretariado, resolvemos juntas, com a colaboração dos professores, viabilizar ações pertinentes a esta área, por nós mesmos - elaboramos as “DITERIZES PEDAGÓGICAS PARA O 3º BIMESTRE 2014 e uma Ficha de Avaliação Qualitativa, a qual evidencia e contempla o Art. 24 da LDB - avaliação qualitativa - a qual se sobrepõe  a avaliação quantitativa por estarmos formando cidadãos e que logicamente, estarão adquirindo consciência dos seus direitos, deveres e necessidades dando ênfase nos aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais. Esta, será somada a terceira avaliação quantitativa do bimestre. Nós, professores, faremos apresentação dialógica aos alunos e um trabalho de sensibilização (sonho do grande educador Rubem Alves - in memoria) e conscientização sobre a ficha. Posteriormente, elaboraremos as Diretrizes do 4º Bimestre/2014.

                        “A educação das habilidades não funciona sem a educação das sensibilidades”
Rubem Alves/in memória.

No Caderno VI - Avaliação no Ensino Médio, todos os professores avaliaram a prática exercida em sala de aula - os instrumentos utilizados e os critérios de pontuação definidos por cada um se autoavaliando também, com o compromisso de rever suas práticas para melhorar conseqüentemente, a aprendizagem dos alunos elevando assim, a qualidade da educação e o IDEB do nosso estado e do nosso país.
 Neste curso, reconhecemos que crescemos pessoalmente e profissionalmente. Fizemos um pacto do conhecimento e da amizade. Nossas relações interpessoais melhoraram porque foram aliadas a competência técnica e o compromisso político. A cumplicidade, a solidariedade e a responsabilidade foram fundamentais no nosso trabalho coletivo.

Obrigada a nossa Gestora Airan, que nos apoiou logisticamente; aos assessores administrativos Bismarque e Nathálya que não mediram esforços em atender nossas necessidades e; especificamente, aos colegas PROFESSORES, nossas estrelas, pelos momentos de solidariedade, cumplicidade e união.

Firmamos um pacto do conhecimento e fortalecemos nossos laços de amizade nesta 1ª etapa do SisMédio 2014. Apesar de todas as dificuldades, VALEU!

João Pessoa, 12 de agosto de 2014.


Um comentário:

  1. Concordo plenamente com os últimos parágrafos da avaliação do Caderno VI: Avaliação do Ensino Médio em que o grupo afirma na sua atividade final, consideraçãoes sobre os estudos e, logicamente, sobre o curso/SisMédio citado abaixo:
    "Para finalizar, apontamos o fato de uma reforma na estrutura física da escola ( que já se arrasta por praticamente quatro anos), vindo a coroar toda a inviabilidade de concretização coletiva de uma prática avaliativa, ou melhor, de uma prática educativa coletiva em nossa escola; já que os alunos tem “sumido”, as condições de articulação da equipe docente são ínfimas e ainda a gestão não conseguir viabilizar um diálogo, sequer um posicionamento da Secretaria de Educação no tocante as problemáticas e destinos da escola.
    Concluímos que a primeira etapa da Formação de Professores do Ensino Médio em nossa escola, usando uma expressão inicial para esta formação do então Ministro da Educação – Aloísio Mercadante, não passou do “chão da escola”, não alçou vôo coletivo de uma educação que precisa ser feita a quatro mãos: alunos, família, escola e gestão pública".

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