FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO
ESNINO MÉDIO - SisMédio 2014
AVALIAÇÃO DA 1ª ETAPA DO CURSO
ORIENTADORA DE ESTUDOS
Eu, Maria
Zilma Andrezza dos Santos, Orientadora/Mediadora de estudos deste Curso de
Formação de Professores/SisMédio, estou também, registrando aqui os aspectos
significativos desta formação.
Iniciamos a
formação com vinte e dois professores efetivamente, mas, apenas quinze professores
constavam na relação dos participantes na plataforma do simec. Destes, quatro
já trabalham com formação pelo MEC/bolsistas; duas professoras da Sala
Multifuncional e três professores cadastrados no censo 2013 que não foram
contemplados na relação do simec. Apenas uma professora desistiu e, outra que
iniciou a formação após o recesso junino do EEPAC - assistiu dois encontros e
também desistiu. Portanto, terminamos com 21 professores o que considero um bom
resultado.
Todos os
professores cursistas demonstraram interesse no curso porque entenderam que a
formação continuada é de fundamental importância para a prática pedagógica e,
logicamente, para a melhoria da qualidade do ensino para elevar a credibilidade
da escola, do estado e do país através da avaliação externa.
Conforme
avaliações finais dos cadernos estudados os quais estavam fundamentados
teoricamente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino
Médio/DCNEM a saber:
Grupo Caderno I: ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO
HUMANA INTEGRAL;
Grupo Caderno II: O JOVEM COMO SUJEITO DO
ENSINO MÉDIO;
Grupo Caderno III: O currículo do Ensino Médio,
seus sujeitos e o desafio da formação humana integral;
Grupo Caderno IV: ÁREAS DE CONHECIMENTO E
INTEGRAÇÃO CURRICULAR;
Grupo Caderno IV: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
DEMOCRÁTICA DA ESCOLA;
Grupo Caderno VI : AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, os
professores líderes dos grupos de estudos registraram as valiosas
contribuições nas atividades coletivas finais as quais foram socializadas textualmente
e em vídeo gerando assim grande aprendizado com as trocas de experiências de
forma dialógica. Nós nos deixamos
aprender e ensinar
com a socialização das atividades coletivas e as vezes
quando dava tempo, as individuais.
Especificamente, durante os debates dos Cadernos III
e IV os quais tinham como foco o Currículo, sentimos a ausência de uma
coordenação pedagógica no curso para dar suporte na sistematização das
atividades do “ação reflexão ação” atividades
propostas e, uma delas seria a exercício da elaboração de um plano interdisciplinar
a partir de uma temática pois, sabemos que vamos redesenhar nosso PPP e construir nosso currículo em breve. Mas, apesar das
dificuldades as atividades foram realizas com muita responsabilidade e
competência a partir de estudos e planejamentos e, compartilhadas e que deverão
ser postas em prática brevemente de acordo com nosso currículo.
Reconhecemos que a Coordenação Pedagógica numa escola
exerce uma função muito importante porque sistematiza as ações pedagógicas e
dar suporte, assessoria e orientação ao corpo docente além de organizar os
planejamentos e Conselhos de Classe avaliando e planejando periodicamente e,
dando encaminhamentos para minimizar e/ou solucionar problemas dos alunos, dos
professores e da escola que, com certeza, isto se dá com a parceria e o apoio
também, da Gestão Administrativa.
Como não a temos, a Coordenação dos Estágios
Supervisionados dos Cursos do Magistério e Secretariado, resolvemos juntas, com
a colaboração dos professores, viabilizar ações pertinentes a esta área, por
nós mesmos - elaboramos as “DITERIZES PEDAGÓGICAS PARA O 3º BIMESTRE 2014 e uma
Ficha de Avaliação Qualitativa, a qual evidencia e contempla o Art. 24 da LDB -
avaliação qualitativa - a qual se sobrepõe a avaliação quantitativa por estarmos formando
cidadãos e que logicamente, estarão adquirindo consciência dos seus direitos,
deveres e necessidades dando ênfase nos aspectos cognitivos, procedimentais e
atitudinais. Esta, será somada a terceira avaliação quantitativa do bimestre.
Nós, professores, faremos apresentação dialógica aos alunos e um trabalho de sensibilização
(sonho do grande educador Rubem Alves - in memoria) e conscientização sobre a
ficha. Posteriormente, elaboraremos as Diretrizes do 4º Bimestre/2014.
“A educação das
habilidades não funciona sem a educação das sensibilidades”
Rubem Alves/in memória.
No Caderno VI - Avaliação no Ensino Médio, todos os
professores avaliaram a prática exercida em sala de aula - os instrumentos
utilizados e os critérios de pontuação definidos por cada um se autoavaliando
também, com o compromisso de rever suas práticas para melhorar conseqüentemente,
a aprendizagem dos alunos elevando assim, a qualidade da educação e o IDEB do
nosso estado e do nosso país.
Obrigada a nossa Gestora Airan, que nos apoiou
logisticamente; aos assessores administrativos Bismarque e Nathálya que não
mediram esforços em atender nossas necessidades e; especificamente, aos colegas
PROFESSORES, nossas estrelas, pelos momentos de solidariedade, cumplicidade e
união.
Firmamos um pacto do
conhecimento e fortalecemos nossos laços de amizade nesta 1ª etapa do SisMédio
2014. Apesar de todas as dificuldades, VALEU!
João Pessoa, 12 de agosto de 2014.
Concordo plenamente com os últimos parágrafos da avaliação do Caderno VI: Avaliação do Ensino Médio em que o grupo afirma na sua atividade final, consideraçãoes sobre os estudos e, logicamente, sobre o curso/SisMédio citado abaixo:
ResponderExcluir"Para finalizar, apontamos o fato de uma reforma na estrutura física da escola ( que já se arrasta por praticamente quatro anos), vindo a coroar toda a inviabilidade de concretização coletiva de uma prática avaliativa, ou melhor, de uma prática educativa coletiva em nossa escola; já que os alunos tem “sumido”, as condições de articulação da equipe docente são ínfimas e ainda a gestão não conseguir viabilizar um diálogo, sequer um posicionamento da Secretaria de Educação no tocante as problemáticas e destinos da escola.
Concluímos que a primeira etapa da Formação de Professores do Ensino Médio em nossa escola, usando uma expressão inicial para esta formação do então Ministro da Educação – Aloísio Mercadante, não passou do “chão da escola”, não alçou vôo coletivo de uma educação que precisa ser feita a quatro mãos: alunos, família, escola e gestão pública".