ATIVIDADES COLETIVAS
FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/ Sis Médio 2014
CADERNO VI-
ATIVIDADE COLETIVA
Grupo 1 - CURSISTAS:
ANA M\RIA DA SILVA MONTEIRO
ANA MARIA FURTADO RODRIGUES
ÍSTRIA MARIA ALVES DE LEMOS
NEREIDE FERREIRA DE SOUSA
RENATA GARNIER ARAGÃO RODRIGUES
- Reflexão
e ação:
A partir de sua formação — inicial e
continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de
outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3
professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física,
Matemática e Sociologia):
1º - Quais têm sido os maiores desafios no
campo da avaliação educacional?
Atualmente os maiores desafios enfrentados no
campo da avaliação educacional são:
·
A questão da quantidade sobrepondo a
qualidade, pois sabemos que, o que prevalece na verdade é a questão
quantidade(números) e não a qualidade.
·
Os conflitos internos familiares;
·
A questão social e política.
2º- Qual sua concepção de avaliação e como ela
se constituiu na sua trajetória docente?
A avaliação é contínua e
processual e deve ser realizada levando em consideração
as competência e habilidades de cada um de nossos educandos, e que devemos
saber utilizar para que alcancemos os objetivos desejados de acordo com a
realidade de nossos educandos.
João Pessoa, julho de 2014
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO
ENSINO MÉDIO - SISMÉDIO
CADERNO VI - ATIVIDADE COLETIVA
Equipe/ Grupo
2:
Gilberto Alexandrino Filho
Lecy Walda Rodrigues Leal
Maria José dos Anjos Lima
Márcia Lustosa Félix Giedes
Marcos Antonio P. Leite
Reflexão
e Ação pg. 27/28: Em consulta ao projeto
político-pedagógico e aos planos de ensino (plano de ensino de cada professor
do grupo), procure identificar os seguintes elementos:
– Definição/ões de avaliação da
aprendizagem encontrada(s);
– Quais os instrumentos e procedimentos
mais utilizados;
– Critérios para atribuição de notas ou
conceitos e de aprovação;
– Instâncias e participantes para
definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo;
– Outras observações que considere
relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
Não consta
no PPP conceitos de avaliação, mas, trabalhamos numa perspectiva democrática e
inclusiva fundamentada nas concepções dos renomados educadores entre eles
Cipriano Luckesi e Jussara Hoffmann priorizando os aspectos qualitativos
conforme fundamentação da LDB 9.394/96 no Art. 24.
A avaliação é contínua e
processual e em todas as situações de aprendizagem do aluno, e de acordo com os
objetivos propostos e os procedimentos metodológicos vivenciados pelos mesmos.
Realizamos avaliação diagnóstica, formativa e somativa.
Os
Instrumentos mais utilizados são: Seminários, Exercícios escritos;
Estudo Dirigido; Pesquisas; Relatórios; Produções Textuais; Provas objetivas e
subjetivas, Portfólios... Realizamos atividades individuais, coletivas e provas
que contemplam as três notas e suas devidas recuperações e/ou reposições, oportunidades
para mostrar desempenho nestas situações de aprendizagem.
Os Critérios de pontuação/notas dependem
da quantidade de questões estabelecidas e da metodologia de trabalho do
professor. A avaliação qualitativa esta
intimamente relacionada a participação e interesse dos alunos nas aulas;
Assiduidade e Pontualidade; Apresentação de trabalhos; Expressão oral e
escrita, Compromisso com as atividades
propostas e, para subsidiar o professor nesta tarefa, elaboramos uma Ficha de
avaliação qualitativa para este segundo semestre a qual será trabalhada a
conscientização com relação ao desempenho da sensibilidade, competências e
habilidades.
São
realizados Conselhos de Classe bimestralmente e/ou semestralmente e ao final do
ano letivo para resolução dos problemas mais freqüentes.
João Pessoa, julho de 2014.
FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
SisMédio 2014
CADERNO VI -
ATIVIDADE COLETIVA
3º GRUPO:
EDINALDO BARROS, IVALDO PESSOA DE MELO,
GENIVALDO DA SILVA e SINDÍO
FIGUEIREDO GOMES.
- Reflexão e Ação pg.
38:
Após ter visto
alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados
de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
– Quais são os
dados e taxas de rendimento de sua escola?
– O que esses
dados lhes revelam?
– Como esses
dados são discutidos entre os professores?
A
EEEFMP Professora Maria do Carmo de Miranda obteve no IDEB de 2013, referente
ao 5º ano do Ensino Fundamental o índice de desempenho equivalente a 4,9 - quando a média nacional desejada pelo MEC para
o ensino fundamental foi de 4,7.
Os dados nos
revelam que a nossa escola obteve rendimento satisfatório, acima da média
nacional calculada pelo MEC para o ensino fundamental I no ano de 2013. No nosso
caso temos como referência apenas o índice do 5º ano, os dados do ensino médio não
estão disponíveis para fazermos comparações dos nossos resultados de
rendimentos com os dados de referência apresentados pelo MEC.
- Como esses
dados são discutidos entre os professores?
Os dados e taxas
tendo como referência o 5º ano do ensino fundamental são animadores, porém,
precisamos ficar atentos porque para 2015, o MEC apresenta como índice a ser
alcançado pelas escolas públicas a taxa média de 5,2, e para 2021, o índice de 5,8.
como vemos pelos dados que obtivemos tendo como referência o 5º ano do ensino Fundamental.
Estamos no caminho certo, mas precisamos continuar vigilantes para 2015 e 2021,
apresentarmos resultados melhores que os indicadores de 2015.
Sobre o ensino
médio a nossa escola não dispõe de índice de rendimento, nos Impossibilitando
de fazermos comparativos. Sabe-se que o MEC apresentou em 2013, considerando
como satisfatório para o ensino médio o índice de 3,6, e a intenção do governo
é que esse índice seja melhorado para 2021, ampliando-se para taxa de
rendimento não abaixo de 4,9.
João
Pessoa, 21 de julho de 2014
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014
CADERNO VI - ATIVIDADE
COLETIVA
4º Grupo - CURSISTAS:
Anália
Albuquerque, Guilherme Antonio, Glória Pontes
Juliane Veloso, Neomisia
Pires e Zélia de Souza
- Reflexão e Ação -
Na avaliação
institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e
como têm sido utilizados seus resultados?
– Existe
algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo,
organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
– Os alunos
fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
– A
organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as
matrizes de referência do Enem?
Resposta:
O Processo de
Avaliação Institucional apresenta as seguintes diretrizes:
a) Consiste em uma atividade
intrínseca ao processo de planejamento, sendo um processo contínuo, geral,
específico, buscando integrar ações.
b) Elabora críticas às suas ações
e aos resultados obtidos.
c) Busca conhecer e registrar as
limitações e possibilidades do trabalho avaliado.
d) É um processo democrático,
apresentando, em princípio, os aspectos a serem avaliados envolvendo a
participação dos sujeitos.
e) É um processo transparente e
ético em relação a seus fundamentos, enfoque e, principalmente, no que se
refere à utilização e divulgação dos seus resultados.
Isto infelizmente não
acontece em nossa escola, que não possui um equipe pedagógica, que possa junto
com os professores elaborar uma proposta para que nossa escola passe a exerce
este tipo de avaliação.
Mesmo sem possuir uma
avaliação voltada para o externo, os nossos alunos muitas vezes nos questiona
sobre o Enem, esse que estão concluindo o ensino médio.
Mesmo com os
questionamentos dos alunos, muitos professores não elaboram sues planos de
ensino voltado para matrizes de referência do Enem, uma das principais causas é
devido a nossa escola ser de curso profissionalizante, isso faz com que não nos
preocupamos com as avaliações externas, e outro motivo esta na falta de uma
equipe pedagógica presente para elaboração de tais atividades.
João Pessoa, julho de 2014
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