FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014
CADERNO IV -
ATIVIDADE COLETIVA
CURSISTAS:
Ana Maria da Silva monteiro, Ístria Maria Lemos
Nereide Ferreira de Sousa, Maria José dos Anjos
Lecy Walda Leal, Gloria Pontes e
Síndio Figueiredo Gomes
Disciplinas: Ciências da Natureza, Biologia, Química
e Física
-
Reflexão e ação -
Organizem-se
em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um
fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de
elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que
professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em
componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e
produção.
1-
Problematização
No Brasil, a Política Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do
Decreto nº 7.272, a referida Legislação institui uma série de diretrizes e
objetivos que podem ser resumidos no seguinte princípio: Fortalecer as ações de
alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo
articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional.
Sabemos
que existem dificuldades em relação à alimentação, a manutenção e manuseamento
correto dos alimentos no cotidiano da maior parte das famílias, e que isto
interfere diretamente na manutenção do bom estado de saúde dos indivíduos.
Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas
comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na
expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua
missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade
colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações
importantes sobre alimentação e saúde. A escola não tem a pretensão de
solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação
alimentar e a medidas de higiene e manuseamento dos alimentos, aproximando o
aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável e ensinando práticas
de lavagem de mãos e alimentos e armazenamento correto destes. O objetivo da
escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar
adequado, fazendo do aluno, uma fonte de informação e veículo de aprendizagem,
atuando como sujeito de mudanças em seus lares, onde ele possa ressaltar a
importância da alimentação saudável e modificar dessa forma os hábitos
alimentares dos que convivem.
2-
Conteúdo das
Disciplinas
BIOLOGIA
|
QUÍMICA
|
FÍSCIA
|
·
Alimentos
·
Cadeia alimentar
·
Cuidados com os alimentos
·
Hábitos alimentares
·
Conservação dos alimentos
|
·
Fórmulas
·
Nutrientes
·
Composição dos Alimentos
·
Contaminações
|
·
Energia
·
Reação
·
Contaminação
·
Espaço Físico e suas grandezas
|
3-
Componentes Curriculares – Raiz
BIOLOGIA
|
QUÍMICA
|
FÍSICA
|
·
Educação Alimentar
·
Tipos de Alimentos
·
Conservação dos alimentos
|
·
Composição dos alimentos
·
Substâncias
|
·
Energia
·
Espaço Físico
|
4-
Relação entre Conteúdos
BIOLOGIA
|
QUÍMICA
|
FÍSICA
|
·
Estuda os alimentos, suas características,
benefícios e malefícios para a saúde.
|
·
Estuda a composição dos alimentos
|
Estuda
a energia que os alimentos nos fornecem para termos uma vida saudável.
|
1. 5 Todos os conteúdos que foram apresentados
nas disciplinas acima estão ligados, pois como fazem parte da área de Ciências
da Natureza facilita o trabalho interdisciplinar, pois estão interligados.
Quando estudamos Biologia, compreendemos a importância dos alimentos para o ser
humano e buscamos em química a sua composição e questionamos e ao mesmo tempo
vemos a importância da energia que fornece ao nosso organismo e essa energia
estudamos na física. E compreendemos porque temos problemas sérios com a
obesidade em todas as faixas etária em nossas famílias.
João Pessoa, julho de 2014
“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO
ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014
CADERNO IV - ATIVIDADE COLETIVA
2º GRUPO - CURSISTAS:
GUILHERME ANTÔNIO
FERREIRA/ PORTUGUÊS
IVALDO PESSOA DE MÉLO/
PORTUGUÊS
GILBERTO ALEXANDRINO
FILHO/E. FÍSICA
- Reflexão
e ação -
Organizem-se
em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um
fenômeno, de sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de
elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que
professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em
componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e
produção.
- Orientação básica para a atividade COLETIVA - Reflexão e ação - pg.
38
A deficiência na educação brasileira pode ser
registrada já na alfabetização das crianças. Em muitas salas de aula de escolas
do nosso país ainda se desenvolve uma prática pedagógica que não leva em
consideração a vivência de mundo dos alunos. Nas aulas de Português muitos
alunos ainda têm a aprendizagem limitada ao conhecimento do código escrito.
Sendo assim, não se explora os significados dos textos apresentados aos alunos,
nem dos textos que eles produzem.
Nas aulas de Matemática a
situação não é diferente. Os alunos são treinados a resolver continhas “de
mais”, “de menos”, “de vezes”, sem que isso seja associado a práticas do dia a
dia das crianças.
É preciso, pois, mais
engajamento dos professores e professoras alfabetizadoras em cursos de formação
que propõem as práticas de “alfabetizar letrando” e de “alfabetização
matemática”, a exemplo do PNAIC – Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade
Certa, desenvolvido pelo MEC.
Conteúdos das disciplinas: Matemática e Português
Números X
Alfabeto
Algorítimos X Textos
Gráficos X Figuras
Componentes curriculares – Raíz
Matemática Português
Leitura Alfabetização
Cálculos Letramento
Relação entre conteúdos: Matemática e Português
Estudo dos
códigos numéricos Estudo dos códigos
linguísticos
Leitura de
mapas e gráficos Leitura
de textos não verbais
Emprego nas
práticas cotidianas Emprego nas
práticas cotidianas
Os conteúdos apresentados no quadro acima estão
interligados, pois correspondem a duas necessidades básicas de aprendizagem dos
alunos:
Entender e empregar a Matemática e a língua
materna como instrumentos importantes na vida social.
Julho de 2014
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014
CADERNO IV -
ATIVIDADE COLETIVA
Anália Albuquerque, Ednaldo Barros
Juliane Veloso G. Albino , e Zélia de Souza
- Reflexão
e ação -
Organizem-se
em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um
fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de
elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que
professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em
componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e
produção.
1. Questões:
·
Qual a
finalidade do texto “Ligações clandestinas”?
·
Que
tipos de problemas podem ser retirados do texto para reflexão dos
conteúdos?
·
Como
poderíamos problematizar a situação relatada?
·
Que conhecimentos,
de diferentes áreas podem ser retirados do texto?
2. Conteúdos das disciplinas
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
·
I
Guerra Mundial
·
II
Guerra Mundial
·
Brasil
Colônia
·
Brasil
Império
·
Brasil
República
|
·
Ambiente
Global
·
População
Demográfica
·
Aspectos
Econômicos do Brasil
·
Sociedade
e Ambiente
·
Urbanização
e questões socioambientais urbanas
|
FILOSOFIA
|
SOCIOLOGIA
|
·
A
política
·
A
cultura
·
A
ética
·
O
conhecimento
|
·
Trabalho
e sociedade
·
Estrutura
social e as desigualdades
·
Cidadania
e movimentos sociais
·
Mudanças
e transformação social
|
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
·
Historia
do Brasil e Geral - sociedade
|
·
Geopolítica
|
FILOSOFIA
|
SOCIOLOGIA
|
·
Filosofia
política
|
·
Dinâmica
Social
|
4. Relação entre conteúdos
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
·
Estudam
como a sociedade se comporta através do tempo.
|
·
Estudam
como o homem transforma o meio em que vive.
|
FILOSOFIA
|
SOCIOLOGIA
|
·
Buscam
questionar o homem sobre os problemas existente entre a sociedade e o
individuo.
|
·
Estudam
os fenômenos que causam os problemas da sociedade.
|
5. Todos os conteúdos apresentados nas
disciplinas estão ligados, pois como fazem parte da área de humanas facilita o
trabalho interdisciplinar, pois estão interligados. Quando estudamos história
do Brasil, buscamos a geopolítica do país, questionamos a sociedade e o
individuo dele, e estudamos os problemas sociais.
João Pessoa,
07 de junho de 2014
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Caderno IV - ATIVIDADE COLETIVA
Cursistas:
Ana Maria Furtado, Neomísia Pires
Souto, Renata Garnier,
Genivaldo da S. Figueiredo eTedjanes de
Almeida Ribeiro.
Área:
matemática - Disciplina: Matemática
- Ação e
reflexão -
Organizem-se em grupos multidisciplinares,
definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões
apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta
curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de
conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo
princípio da relação entre ensino e produção.
1 - Problematização
A copa do mundo poderá ser um evento esportivo de cunho social
relevante para o nosso país?
A seleção da Costa Rica visitou uma escola municipal no morro José
menino, em Santos-SP, uma das áreas mais carentes da cidade. A
presença inusitada de um elenco que disputava a copa do mundo levou os
jovens e adultos ao delírio. Os jogadores deram autógrafos e tiraram
fotos com os alunos. Eles ainda explicaram que haviam ganho a primeira
partida deles na copa para o Uruguai somando três pontos, que no seu
grupo se classificavam duas das quatro seleções e que precisavam de
mais pontos para continuar na competição. Todos ficaram torcendo por
eles, que finalmente conseguiram os pontos necessários e avançaram
para as oitavas de finais da copa do mundo.
ATIVIDADE EM
GRUPO: JOGOS DA COPA
A matemática é uma ferramenta que tem
contribuído para o avanço tecnológico e social de um povo. Ela tem suas
aplicações não somente no contexto histórico, mas também no cotidiano das
pessoas. A análise combinatória tem sido um vasto campo de pesquisa, em
particular em problemas de contagem que estão inseridos no que chamamos de
princípio fundamental da contagem, onde podemos aproveitar o momento dos jogos
da copa
do mundo para resolver problemas como por exemplo: quantos jogos cada equipe
realiza no grupo do Brasil da copa de mundo?
R. Primeiro
chamaremos de:
B= Brasil
CR= Croácia
M= México
C= Camarões
Utilizando o
diagrama da árvore, neste problema fica assim:
Cada time
jogo uma única vez, e pelo princípio multiplicativo temos:
Croácia
Brasil X Camarões
México
Croácia
X Camarões
México
Camarões X
México
Totalizando
seis jogos, ou seja 3 x 2 x 1= 6 jogos
Conteúdos
da disciplina: Matemática
Possibilidades,
Análise Combinatória - Princípio Fundamental da
Contagem:
- Fatorial
- Permutação
- Arranjos
- Combinações
Todos os conteúdos apresentados
estão relacionados com a disciplina de Matemática, pois como faz parte da área
de exatas, não foi relacionada com nenhuma outra disciplina do núcleo comum do
Ensino Médio, mas poderia dentro da temática se relacionar com as outras áreas
e realizar atividades interdisciplinares.
João Pessoa, julho de 2014
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