quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CADERNO IV - ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Atividades coletivas:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014 
CADERNO IV - ATIVIDADE COLETIVA
CURSISTAS:
Ana Maria da Silva monteiro, Ístria Maria Lemos
Nereide Ferreira de Sousa, Maria José dos Anjos
Lecy Walda Leal, Gloria Pontes e
Síndio Figueiredo Gomes 
Disciplinas: Ciências da Natureza, Biologia, Química e Física

 - Reflexão e ação -  
Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.

1-      Problematização

No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do Decreto nº 7.272, a referida Legislação institui uma série de diretrizes e objetivos que podem ser resumidos no seguinte princípio: Fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional.
Sabemos que existem dificuldades em relação à alimentação, a manutenção e manuseamento correto dos alimentos no cotidiano da maior parte das famílias, e que isto interfere diretamente na manutenção do bom estado de saúde dos indivíduos. Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar e a medidas de higiene e manuseamento dos alimentos, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável e ensinando práticas de lavagem de mãos e alimentos e armazenamento correto destes. O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado, fazendo do aluno, uma fonte de informação e veículo de aprendizagem, atuando como sujeito de mudanças em seus lares, onde ele possa ressaltar a importância da alimentação saudável e modificar dessa forma os hábitos alimentares dos que convivem.

2-      Conteúdo das Disciplinas

BIOLOGIA
QUÍMICA
FÍSCIA
·         Alimentos
·         Cadeia alimentar
·         Cuidados com os alimentos
·         Hábitos alimentares
·         Conservação dos alimentos
·         Fórmulas
·         Nutrientes
·         Composição dos Alimentos
·         Contaminações
·         Energia
·         Reação
·         Contaminação
·         Espaço Físico e suas grandezas

 3-      Componentes Curriculares – Raiz

BIOLOGIA
QUÍMICA
FÍSICA
·         Educação Alimentar
·         Tipos de Alimentos
·         Conservação dos alimentos
·         Composição dos alimentos
·         Substâncias
·         Energia
·         Espaço Físico

4-      Relação entre Conteúdos

BIOLOGIA
QUÍMICA
FÍSICA
·         Estuda os alimentos, suas características, benefícios e malefícios para a saúde.
·         Estuda a composição dos alimentos
Estuda a energia que os alimentos nos fornecem para termos uma vida saudável.

1.      5 Todos os conteúdos que foram apresentados nas disciplinas acima estão ligados, pois como fazem parte da área de Ciências da Natureza facilita o trabalho interdisciplinar, pois estão interligados. Quando estudamos Biologia, compreendemos a importância dos alimentos para o ser humano e buscamos em química a sua composição e questionamos e ao mesmo tempo vemos a importância da energia que fornece ao nosso organismo e essa energia estudamos na física. E compreendemos porque temos problemas sérios com a obesidade em todas as faixas etária em nossas famílias.


João Pessoa, julho de 2014

“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014
CADERNO IV - ATIVIDADE COLETIVA 
2º GRUPO - CURSISTAS:
GUILHERME ANTÔNIO FERREIRA/ PORTUGUÊS
IVALDO PESSOA DE MÉLO/ PORTUGUÊS
GILBERTO ALEXANDRINO FILHO/E. FÍSICA
                           
                                                                       - Reflexão e ação - 

         Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno, de sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.
- Orientação básica para a atividade COLETIVA - Reflexão e ação - pg. 38 

A deficiência na educação brasileira pode ser registrada já na alfabetização das crianças. Em muitas salas de aula de escolas do nosso país ainda se desenvolve uma prática pedagógica que não leva em consideração a vivência de mundo dos alunos. Nas aulas de Português muitos alunos ainda têm a aprendizagem limitada ao conhecimento do código escrito. Sendo assim, não se explora os significados dos textos apresentados aos alunos, nem dos textos que eles produzem.
      Nas aulas de Matemática a situação não é diferente. Os alunos são treinados a resolver continhas “de mais”, “de menos”, “de vezes”, sem que isso seja associado a práticas do dia a dia das crianças.
      É preciso, pois, mais engajamento dos professores e professoras alfabetizadoras em cursos de formação que propõem as práticas de “alfabetizar letrando” e de “alfabetização matemática”, a exemplo do PNAIC – Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo MEC.

Conteúdos das disciplinas: Matemática e Português 
Números X Alfabeto
Algorítimos  X Textos   
Gráficos  X Figuras

Componentes curriculares – Raíz 
Matemática           Português
Leitura                 Alfabetização
Cálculos               Letramento 

Relação entre conteúdos: Matemática e Português
Estudo dos códigos numéricos           Estudo dos códigos linguísticos
Leitura de mapas e gráficos                Leitura de textos não verbais
Emprego nas práticas cotidianas        Emprego nas práticas cotidianas

Os conteúdos apresentados no quadro acima estão interligados, pois correspondem a duas necessidades básicas de aprendizagem dos alunos: 
Entender e empregar a Matemática e a língua materna como instrumentos importantes na vida social.

                                                                                                                                            Julho de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014 
CADERNO IV - ATIVIDADE COLETIVA
 CURSISTAS:
Anália Albuquerque, Ednaldo Barros
Juliane Veloso G. Albino  , e Zélia de Souza

                                                                  - Reflexão e ação - 

Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.

1.      Questões:
·        Qual a finalidade do texto “Ligações clandestinas”?
·        Que tipos de problemas podem ser retirados do texto para reflexão dos conteúdos? 
·        Como poderíamos problematizar a situação relatada?
·        Que conhecimentos, de diferentes áreas podem ser retirados do texto?

2.      Conteúdos das disciplinas

HISTÓRIA
GEOGRAFIA
·        I Guerra Mundial
·        II Guerra Mundial
·        Brasil Colônia
·        Brasil Império
·        Brasil República

·        Ambiente Global
·        População Demográfica
·        Aspectos Econômicos do Brasil
·        Sociedade e Ambiente
·        Urbanização e questões socioambientais urbanas
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
·        A política
·        A cultura
·        A ética
·        O conhecimento
·        Trabalho e sociedade
·        Estrutura social e as desigualdades
·        Cidadania e movimentos sociais
·        Mudanças e transformação social

 3.      Componentes curriculares – Raiz

HISTÓRIA
GEOGRAFIA

·        Historia do Brasil e Geral - sociedade

·        Geopolítica
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA

·        Filosofia política


·        Dinâmica Social

4.      Relação entre conteúdos

HISTÓRIA
GEOGRAFIA

·        Estudam como a sociedade se comporta através do tempo.


·        Estudam como o homem transforma o meio em que vive.
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA

·        Buscam questionar o homem sobre os problemas existente entre a sociedade e o individuo.


·        Estudam os fenômenos que causam os problemas da sociedade.


5.      Todos os conteúdos apresentados nas disciplinas estão ligados, pois como fazem parte da área de humanas facilita o trabalho interdisciplinar, pois estão interligados. Quando estudamos história do Brasil, buscamos a geopolítica do país, questionamos a sociedade e o individuo dele, e estudamos os problemas sociais. 

João Pessoa, 07 de junho de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Caderno IV - ATIVIDADE COLETIVA 
Cursistas:
Ana Maria Furtado, Neomísia Pires Souto, Renata Garnier,
Genivaldo da S. Figueiredo eTedjanes de Almeida Ribeiro. 

Área: matemática  - Disciplina: Matemática
           
- Ação e reflexão -

Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção. 

1 - Problematização

    A copa do mundo poderá ser um evento esportivo de cunho social
relevante para o nosso país?

   A seleção da Costa Rica visitou uma escola municipal no morro José
menino, em Santos-SP, uma das áreas mais carentes da cidade. A
presença inusitada de um elenco que disputava a copa do mundo levou os
jovens e adultos ao delírio. Os jogadores deram autógrafos e tiraram
fotos com os alunos. Eles ainda explicaram que haviam ganho a primeira
partida deles na copa para o Uruguai somando três pontos, que no seu
grupo se classificavam duas das quatro seleções e que precisavam de
mais pontos para continuar na competição. Todos ficaram torcendo por
eles, que finalmente conseguiram os pontos necessários e avançaram
para as oitavas de finais da copa do mundo.
  
ATIVIDADE EM GRUPO: JOGOS DA COPA

            A matemática é uma ferramenta que tem contribuído para o avanço tecnológico e social de um povo. Ela tem suas aplicações não somente no contexto histórico, mas também no cotidiano das pessoas. A análise combinatória tem sido um vasto campo de pesquisa, em particular em problemas de contagem que estão inseridos no que chamamos de princípio fundamental da contagem, onde podemos aproveitar o momento dos jogos da copa do mundo para resolver problemas como por exemplo: quantos jogos cada equipe realiza no grupo do Brasil da copa de mundo? 

R. Primeiro chamaremos de:
B= Brasil
CR= Croácia
M= México
C= Camarões

Utilizando o diagrama da árvore, neste problema fica assim: 
Cada time jogo uma única vez, e pelo princípio multiplicativo temos:

                        Croácia
    Brasil                  X  Camarões
                        México
     
 Croácia      X        Camarões
                          México

Camarões     X       México

Totalizando seis jogos, ou seja   3 x 2 x 1= 6 jogos

Conteúdos da disciplina: Matemática
Possibilidades,
Análise Combinatória - Princípio Fundamental da Contagem:
- Fatorial
- Permutação
- Arranjos
- Combinações

Todos os conteúdos apresentados estão relacionados com a disciplina de Matemática, pois como faz parte da área de exatas, não foi relacionada com nenhuma outra disciplina do núcleo comum do Ensino Médio, mas poderia dentro da temática se relacionar com as outras áreas e realizar atividades interdisciplinares. 

João Pessoa, julho de 2014

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