“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO
MÉDIO” 11º ENCONTRO
22/07/2014 das 15h30min às 18h30min
Pauta
de trabalho:
OBJETIVOS:
1. Proporcionar momentos de
descontração incentivando-os para a execução das atividades abaixo
relacionadas;
2 - Socializar as atividades
coletivas dos Cadernos: IV/Currículo, V/Gestão e VI/Avaliação;
3. Revisar os conteúdos dos
Cadernos I, II, III, IV, V e VI estudados e debatidos com a finalidade de fazer
as Atividades Finais - Organização de 6 (seis) grupos de trabalho.
ATIVIDADES:
1º Momento:
- Acolhimento/sensibilização:
- Socialização das atividades coletivas:
- Caderno IV (Currículo - Exercício da Proposta Curricular integrada - 4 grupos por áreas do conhecimento);
- Caderno V (Gestão Democrática - 6 grupos);
- Caderno VI (Avaliação do Ensino Médio - 4 grupos).
- Orientação e organização
dos grupos para a realização das Atividades Finais:
Grupo Caderno I: ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO
HUMANA INTEGRAL;
Grupo Caderno II: O JOVEM COMO SUJEITO DO
ENSINO MÉDIO;
Grupo Caderno III: O currículo do Ensino Médio, seus
sujeitos e o desafio da formação humana integral;
Grupo Caderno IV: ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO
CURRICULAR;
Grupo Caderno IV: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
DA ESCOLA;
Grupo Caderno VI: AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.
Conforme
Orientações recebidas do SisMédio/JP-PB - Proposta
p/Atividade Final:
Observando e refletindo sobre a
realidade de sua Escola, após o estudo e aprofundamento adquirido na primeira
etapa da Formação, na prática, o que muda no cotidiano escolar com relação aos
temas abordados nos Cadernos de Estudos? Que
contribuição este conhecimento trouxe para a realidade escolar? (cada caderno/tema).
As
atividades devem ser feitas em grupos, com no mínimo uma lauda/página de texto
corrido, entregue ao Orientador de Estudo.
Maria Zilma A. dos Santos/OE
João Pessoa, 22/07/2014.
Registro fotográfico
Equipe docente SisMédio
Este encontro foi de muito aprendizado e troca de experiências.
ResponderExcluirNo caderno IV reconhecemos que para elaborar um plano de aula integrado por áreas de estudo/conhecimento é necessário tempo para planejar e de uma equipe técnico pedagógica para definir coletivamente as diretrizes do trabalho pedagógico com o corpo docente para nortear as ações, assessorar, monitorar e supervisionar. As atividades apresentadas conforme citadas acima e que serão anexadas ao nosso Portfólio, foram planejadas, estruturadas e apresentadas dialogicamente e, cada grupo esta reconhecendo a importância e necessidade de colocarmos esta prática em ação.
Portanto, após estes estudos, a luz da fundamentação teórica, especificamente de currículo reconhecemos que não podemos mais trabalhar isoladamente nem tão pouco sem diretrizes; a definição dos eixos temáticos é fundamental para a eficácia da aprendizagem dos conteúdos curriculares.
No Caderno V “Organização e Gestão democrática da escola” - gerou muita discussão e preocupação diante dos problemas da escola.
Os estudos e as atividades propostas neste caderno nos conduziram a refletir, pesquisar e socializar os resultados - muito esta sendo feito, mas precisa ser feito muito mais. Portanto, temos preocupações diante de muitos problemas existentes que não estão sendo conduzidos de forma democrática mesmo sabendo que “A Constituição Federal (1988) prescreveu e a LDB (1996) regulamentou a gestão democrática como um dos princípios fundamentais da educação ao lado de outros seis princípios, a saber: igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade e valorização dos profissionais da educação”.
Compartilhar os problemas para buscar solução com a participação da comunidade escolar quando estes tiverem ao nosso alcance - será o caminho para superar os obstáculos e, quando não for possível devemos encaminhar a quem de direito - a SEEC/PB.