quarta-feira, 2 de julho de 2014

REGISTRANDO ATIVIDADES...CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014
 CADERNO III - ATIVIDADE COLETIVA

- Reflexão e ação

A discussão entre a relação trabalho, ciência e cultura no currículo do ensino médio, acerca da realidade dessa etapa da educação básica em nosso País.
Entre os sérios problemas de identidade e de sentido do ensino médio brasileiro, dois assumem centralidade: sua própria concepção e os princípios que a norteiam; e o deficiente financiamento público. Em torno deles, aglutinam-se outros não menos significativos, enraizados em múltiplos campos: deficiências do projeto político-pedagógico e da organização curricular das escolas; falta de um efetivo regime de mútua cooperação entre as esferas de governo e as redes públicas de ensino no que respeita à disponibilização dessa etapa educacional; déficit quantitativo e qualitativo do quadro de profissionais da educação; lacunas na formação inicial e continuada desses profissionais; insuficiência da infraestrutura física das escolas ― prédios, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços destinados a atividades educativas de cunho artístico-cultural e desportivo.

Diante do quadro brevemente delineado acima, pareceria inadequado discutir as relações entre trabalho, ciência e cultura de forma descolada de sua problemática mais ampla. Não obstante, nossa análise estará centrada na concepção do ensino médio, pois aí residem os vínculos e inter-relações entre os eixos estruturantes do currículo dessa etapa da educação básica: trabalho, ciência e cultura.

A intenção não é apresentar uma proposta fechada, mas contribuir para o debate político e teórico-metodológico da problemática do ensino médio. E ainda sugerir caminhos para que essa etapa de escolarização seja orientada para a formação de cidadãos capazes não apenas de compreender a realidade social, econômica, política, cultural e do mundo do trabalho, mas também de nela inserir-se e atuar, técnica e politicamente, de modo competente e ético.

Assim, a partir da mesma base unitária de ‘trabalho’, ‘ciência e tecnologia’ e ‘cultura’ como eixos estruturantes, abrem-se três possibilidades baseadas em três contextos específicos para o ensino médio: uma que considere o trabalho como contexto da formação, daí resultando o ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio; outra que considere ciência e tecnologia como contexto de formação, resultando em iniciação científica e tecnológica; e uma terceira que considere a cultura como contexto de formação, resultando na ampliação da formação cultura.
  
A educação é direito de todos e dever do estado. É, pois, importante ratificar a possibilidade de que a proposta em discussão contribua concretamente não só para a construção da identidade do ensino médio brasileiro, mas também para que essa etapa educacional assuma um sentido importante para adolescentes, jovens e adultos, independentemente de suas origens socioeconômicas.

CURSISTAS/1º Grupo :
Anália Albuquerque
Guilherme Antonio
Glória Pontes
Juliane Veloso
Neomisia Pires
Zélia de Souza

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/ Sis Médio 2014
CADERNO III- ATIVIDADE COLETIVA III

TEMATICA:
                          Função do Ensino Médio no marco legal

A Lei 9.394 que define a finalidades para a formação básica do educando assegurando-lhe:
- Formação comum indispensável para o exercício da cidadania
- Fornece-lhe meios para progredir no trabalho e estudos posteriores.

          Para Cury (2007, p. 171) resulta dai que a Educação Infantil, é a base da educação básica, o Ensino Fundamental é o seu tronco e o Ensino Médio responsável pelo seu acabamento, e é de uma visão do todo como base que se pode ter uma visão consequente das partes.
        Do ponto deste autor no aspecto legal o ensino médio não é nem porta para a Educação Superior e nem chave para o mercado de trabalho embora, seja requisito tanto para agraduação superior quanto para profissionalização técnica.

As finalidades legais do Ensino Médio definem a identidade da escola no âmbito de quatro indissociáveis funções, a saber:
- consolidações dos conhecimentos anteriormente adquiridos;
- preparação do cidadão para o trabalho;
- implementação da autonomia intelectual e da formação ética;
- compreensão da relação da teoria e pratica.

 Diante do exposto a escola do ensino médio deve levantar discussões e criticas sobre essa identidade definida legalmente, e perguntar sobre questões que diz respeito ao que realmente a escola persegue com maior ou menor intensidade.
Responder a essa questão não parece ser nada fácil, por outro lado, subtende-se que não é fácil para a escola publica saber quais desta finalidades deverá ser a mais significativa para promover a emancipação do sujeito aprendiz, não é tão simples o quanto aparenta, visto que são poucas as condições oferecidas, no contexto educacional brasileiro para desenvolver todas as finalidades definidas para tal etapa.
É preciso que a escola conduza sua singularidade expressiva, de modo analítico, para poder então a partir desta, compreender o seu universo, e daiser capaz de definir suas finalidades especificas, que darão suporte para a elaboração dos objetivos educativos. Porquanto, deve-se atentar principalmente para não se distanciar das finalidades legais prevista na LDB.
Esse entendimento conduz a refletir sobre a construção ou reelaboração do PPP, visto que, só ele é capaz de definir em princípios específicos de cada escola, para a elaboraçãodas finalidades a ser perseguidas..
Ate porque o projeto político-pedagógico é quem expressa e caracteriza a realidadeexistencial da escola sobre a sua dimensão educacional, por isto, nenhuma escola é igual a outra, cada uma é responsável pela construção de sua identidade, mediante a definição das suas finalidades. 
Para a realização deste, deve-se considerar que no decorrer do processo pedagógico, é indispensável o envolvimento de todos os atores da unidade de ensino, de modo participativo e dialogal, para então poder ser uma escola autônoma nos aspectos: administrativo, pedagógico e financeiro, .

2º GRUPO - CURSISTAS:
- Gilberto Alexandrino Filho
- Lecy Walda Rodrigues Leal
- Maria Jose dos Anjos Lima
- Márcia Lustosa Felix Guedes
- Marcos Antônio Patrício Leite

João Pessoa 03 de junho de 2014.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/ Sis Médio 2014
CADERNO III- ATIVIDADE COLETIVA III

    
3º Grupo - Ler e analisar as DCNEM (Resolução CNE/CEB 02/2012) e, organizar uma roda de conversa com a equipe docente. Sistematizar as proposições que mais geraram debate – a que você atribuiu que tenha sido essas as questões mais polêmicas?

Lendo e analisando a Resolução CNE/CEB 02/2012, o que mais gerou polemicas no grupo após as discussões foram os seguintes artigos:

Artigo 4º

 I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.


 IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.


 Artigo 5º
O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

I - formação integral do estudante;

II - trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente;

 III - educação em direitos humanos como princípio nacional norteador;

IV - sustentabilidade ambiental como meta universal;

V – Indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo, bem como entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

VI - integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização;


VII - reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes;
VIII - integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.

Artigo 6º articulando vivências e saberes dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e sócio afetivas.

Artigo 10   Em decorrência de legislação específica, são obrigatórios:

II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares:

      a) educação alimentar e nutricional (Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica);
     b) processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso);

Artigo 14.

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, atendendo, mediante diferentes formas de oferta e organização:

I - o Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, módulos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar;

                                                                  3º Grupo - CURSISTAS:
 ANA M\RIA DA SILVA MONTEIRO
ANA MARIA FURTADO RODRIGUES
ÍSTRIA MARIA ALVES DE LEMOS
NEREIDE FERREIRA DE SOUSA
RENATA GARNIER ARAGÃO RODRIGUES

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/ Sis Médio 2014
CADERNO III- ATIVIDADE COLETIVA III

AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

            A finalidade a que a educação se propõe, é oferecer ao jovem aluno de ensino médio  educação de qualidade que garanta a sua formação humana integral.
            Para que aconteça formação humana integral, o processo educativo deve estar articulado às dimensões do mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
            A educação que acontece na escola pouco corresponde aos propósitos da educação básica, o que existe é um conjunto de disciplina que estão na proposta de matriz curricular, não fragmentadas isoladas, hierarquizadas e, o plano de curso das disciplinas não foge a regra, o currículo com suas definições e conceitos pouco ou quase nada tem de relação com o campo prático.
            Em suma existe dissociação do que formulamos teoricamente e o mundo real, experimentando do aluno. Essa realidade permeia todas as disciplinas da formação básica dos alunos, ficando comprometida a interação curricular, e o propósito de formação dos alunos jovem do ensino médio, atendendo às dimensões do mundo da ciência, do trabalho, da tecnologia e da cultura.
            Para a história não diferente porque o problema é estrutural, de conjunto. Dividimos os mesmos problemas e necessidades, fazemos esforços para que concepções formuladas tornem-se realidade, mas não fácil porque são inúmeras as dificuldades.
            Persistimos no intuito de possibilitar aos alunos de ensino médio conhecimento escolar, baseado nas experiências vividas e na capacidade de estabelecer novas correlações de ideias, com saberes que antes não existiam,
            Essa articulação entre o conhecimento escolar e os saberes de fora da escola é atribuição de todas as disciplinas, reserva-se à história uma contribuição fundamental, tendo em vista a formação de um aluno jovem com automia intectual e moral.
 Tentamos!                                                                                                                                                                                                                            
Texto - Prof. Tedjane e Genivaldo
Em relação à matemática podemos constatar que as dificuldades encontradas não são diferentes das demais disciplinas do currículo básico. O que se sabe é que ela é de grande importância para a formação do educando e sua aplicação no dia a dia e na formação do cidadão. Os pilares que sustetam essa disciplina (matemática) estão associados as operações fundamentais e a resolução de problemas, pilares esses que todo aluno deve estudar, aprender e superar a enfrentar os desafios que estão sempre presentes em nosso caminho.

Texto - Prof. Ivaldo
Em realação a disciplina de língua portuguesa, podemos constatar que as dificuldades encontradas não são diferentes das demais disciplinas do currículo básico. O que se sabe é que ela é importante para a formação do educando e sua aplicação no dia a dia e formação do cidadão.  
Procuro apresentar textos e temas propostos com a finalidade de alunos praticarem a oralidade e a produção textual associando a um bom conhecimento de gramática para que assim, esses alunos estejam preparados para os desafios de concursos, mercado de trabalho, ingresso na universidade.

Cursistas: 4º Grupo
Prof. Edinaldo
Prof. Ivaldo Pessoa
Prof. Genivaldo
Prof. Tedjanes
Prof. Síndio








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