quarta-feira, 2 de julho de 2014

REGISTRO DE ATIVIDADES...O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENINO MÉDIO/ Sis Médio 2014
CADERNO II - ATIVIDADE COLETIVA
CONSTRUINDO UMA NOÇÃO DE JUVENTUDE

O texto enfoca para a necessidade de nos dias atuais, que a escola pública brasileira, trabalhe principalmente, no que se refere ao ensino, e ao trabalho do docente, a competência de viver e conviver com o jovem.o
Para isto, requer esforço e dedicação por parte do professor, com o intuito de entender e compreender o universo integral do aluno, que se encontra nesta fase da vida em pleno processo de construção, e que: segundo o autor do texto, essa compreensão seguida do seu desempenho, favorecera para a construção da identidade juvenil, de modo autônomo.
Para tanto, neste universo em construção deve-se perceber a existência de três dimensões que são inerentes tanto na construção da identidade do jovem, quanto na formação existencial de todo ser humano. E que embora muitas vezes elas são ignoradas e desprezadas pelo fato de total desconhecimento do seu real valor. Essas dimensões tão importantes tratam dos aspectos: social, cultural e afetivo de todos. Considera-se que ao trabalha-los emergira um legue de possibilidade a ser trabalhada no decorrer do dia a dia da aula do professor, e subtende-se que tal postura fará toda a diferença na concretização cotidiana da sua pratica pedagógica, no sentido da melhoria do ensino.
Mediante esta pratica, para o autor: trabalhar o universo do jovem, estudante, e acima de tudo trazer,trazer para si o dialogo como possibilidade de resgatar para o texto escolar, a experiência cotidiana do jovem e que por meio destas, certamente, o ajudará a entender e a desenvolver de modo pleno a sua identidade.
Grupo I - CURSISTAS:
- Gilberto Alexandrino Filho
- Lecy Walda Rodrigues Leal
- Maria Jose dos Anjos Lima
- Márcia Lustosa Felix Guedes
- Marcos Antônio Patrício Leite


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO/ Sis Médio 2014
CADERNO II- ATIVIDADE COLETIVA II

GRUPO II – Fazer um registro fotográfico ou videográfico do diálogo com os alunos a partir da orientação da atividade.
REFLEXÃO E AÇÃO
As pesquisas apontam que uma das coisas que os jovens mais fazem na internet é conversar.
·        E que tal propor um diálogo com os estudantes na escola sobre as conversas na internet?
·        Será que o que se conversa pela internet tem menos valor ou importância do que aquilo que se diz presencialmente?
·        O que os jovens de sua escola diriam?
·        Vamos tentar este papo como um exercício de aproximação com os estudantes?
Entrevistando os alunos da nossa escola sobre as reflexões abordadas no texto do caderno II, “O jovem como sujeito do ensino médio” e de acordo com as pesquisas, onde apontam que uma das coisas que os jovens mais fazem na internet é conversar. Entrevistando os mesmos, vimos que a maioria além de utilizar a internet para se comunicar com os colegas, utilizam também para realizar trabalhos escolares, e nas redes sociais postar fotos, paquerar, saber das novidades do dia a dia, reportagens e dicas de beleza.
Apesar de utilizarem bastante a internet para se comunicar com as pessoas as maiorias deles, ainda acham mais importante a conversa pessoalmente, alegando então que muitas vezes não olhando nos olhos, não traz segurança e não passa sentimentos de confiança no que estão dizendo.
Portanto apesar de fazer uso das mídias digitais em vários aspectos, percebemos que a relação interpessoal ainda é a melhor maneira de comunicação entre os jovens de nossa comunidade escolar.
Grupo II - CURSISTAS:
ANA M\RIA DA SILVA MONTEIRO
ANA MARIA FURTADO RODRIGUES
ÍSTRIA MARIA ALVES DE LEMOS
NEREIDE FERREIRA DE SOUSA
RENATA GARNIER ARAGÃO RODRIGUES

“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
SisMédio 2014
Caderno II - ATIVIDADE II

Atividade Pág. 29/30 - Sugestão: Fazer um registro fotográfico ou videográfico do diálogo com os alunos a partir da orientação da atividade;

- Reflexão e ação

E nós, professores e professoras, como podemos ser parceiros e o construtores de projetos para o futuro dos jovens e das jovens estudantes? Que tal buscarmos estratégias metodológicas para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura? Uma troca de correspondência entre os estudantes com a mediação docente pode abrir a possibilidade para o diálogo sobre as expectativas juvenis frente a vida. Da mesma forma, e pensando no presente de muitos jovens trabalhadores, tente também saber: quantos estudantes trabalham em suas turmas; que trabalho realizam; quais trabalhos já fizeram; sob quais condições; se foram feitos com segurança e proteção ou em condições de exploração e desproteção. Seus estudantes têm consciência de seus direitos de trabalhadores e trabalhadoras? Não trabalham, mas pensam em trabalhar ainda durante o tempo de escola? Que tal abrir um diálogo com eles sobre essas e outras questões?

- RELATÓRIO:
           
            A atividade foi realizada com os alunos das turmas 1º Secretariado, 2º Médio e 3º Magistério, através do questionário citado acima nas salas de aulas, onde cada aluno respondeu o mesmo, o estudo mostra que os alunos do Médio ainda não possuem trabalho e não tem perspectiva para escolher uma profissão, alguns sugeriram que os professores ajudassem nessa escolha.  
            No curso de Secretariado também muitos não possuíam empregos, mais viam na formação uma perspectiva.
            Já no Magistério maioria dos estudantes possuíam empregos na área de sua formação, mais buscam melhorias na sua carreira.  
            De 25 alunos do Médio – 02 trabalham
De 30 alunos do Secretariado – 03 trabalham
De 14 alunos do Magistério – 11 trabalham 

Grupo  III - CURSISTAS:
Anália Albuquerque
Glória Pontes
Guilherme Antonio
Juliane Veloso
Neomisia Pires
Zélia de Souza

FORMAÇÃO DE PROFESORES DO ENSINO MÉDIO
CADERNO II - ATIVIDADE COLETIVA

IVº Grupo: Atividade pág 60. Sugestão: Elaborar uma carta aos jovens da nossa escola e após apresentá-los, postar no face book e no blog da escola para socialização.

CARTA ABERTA A NOSSA JUVENTUDE

                   Prezados Jovens do Ensino Médio.

                   Hoje, um grupo de professores conversando informalmente sobre a juventude do nosso país pensou também em vocês juventude de nossa escola, com a qual passamos boas horas do nosso tempo.
                   Vocês não são diferentes dos outros jovens do Brasil, até porque ser jovem aqui, não é diferente do ser jovem só outro lado da fronteira, a juventude guarda traços comuns independente de tempo e lugar: irreverência, astúcia, ousadia, espírito de aventura, etc; a lista de adjetivos poderia ser longa para caracterizá-los.
                   Às vezes vocês fazem coisas que são surpreendentes e sem demagogia nos causam um pouco de ciúmes, mas é a vida e como diz o poeta popular Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar vida leva eu”.
                   No espaço e tempo de convivência entre professores e alunos presenciamos algumas manifestações de incivilidade, mas que não são suficientes para ofuscar atos relevantes praticados pela maioria e, como vivemos numa democracia, costuma-se dizer que vence a maioria. Então vocês venceram, parabéns!
                   Venceram, quando saíram de casa para ir à escola determinados a assimilar novos conhecimentos e socializar experiências adquiridas com professores e colegas.
                   Venceram quando não se negaram a fazer as tarefas solicitadas pelos professores em sala de aula; quando convidamos não fugiram à participar das atividades da escola.
                   Venceram quando corajosamente saíram às ruas para exigir das autoridades o passe livre nos ônibus, segurança nas escolas, e, particularmente, quando bravamente foram as ruas e praças por uma causa tipicamente nossa: o reinício da reforma da escola.
                   Parabéns jovens, por tudo de positivo que vocês fazem. Sonhar, fantasiar faz parte das nossas vidas e, principalmente do processo de formação de vocês. Acreditamos na força da juventude, da moçada, da rapaziada.

                   Como diz Gonzaguinha:

                   Eu acredito
                   É na rapaziada
                   Que segue em frente
                   E segura o rojão
                   ........................................
                   Eu vou no bloco
                   Dessa mocidade
                   Que não tá na saudade
                   E constrói
                   A manhã desejada...
Grupo IV:
Prof. Edinaldo Barros
Prof. Ivaldo Pessoa,
Prof. Genivaldo Figueiredo,
Prof. Síndio Figueiredo,
Prof. Tedjanes Ribeiro.


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