sábado, 19 de julho de 2014

“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO” 10º ENCONTRO 16/07/2014

“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO” 10º ENCONTRO
16/07/2014/CH: 3h/a das 08 às 11h - Pauta de trabalho:
OBJETIVOS:
1 - Incentivar o corpo docente a debater dialogicamente o tema do Caderno VI: “Avaliação no Ensino Médio;
2. Apresentar o objetivo e os tópicos de conteúdos a partir das considerações iniciais;
3. Orientar as atividades individuais e coletivas - 4 grupos;
ATIVIDADES:
1º Momento: Acolhimento/sensibilização:
Dinâmica musical: Errar é humano;
Mensagem reflexiva/Jussara Hoffmann; 
2º Momento:

- Vídeo: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É BICHO PAPÃO - PES PROJETOS EDUCACIONAIS.wmv - https://www.youtube.com/watch?v=JUly_0STUOg

- Vídeo: O que é o IDEB. https://www.youtube.com/watch?v=0czbRa6ll5Y

- Apresentação do objetivo e dos tópicos de conteúdos do Caderno VI “Avaliação no Ensino Médio a partir das considerações iniciais;
3º Momento: Orientação para as atividades coletivas - (mesmos grupos dos Cad 1, 2 e 3).
Grupo 1 – Atividade coletiva - Reflexão e ação pg. 17/18: A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):
– quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
– qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
Grupo 2 – Atividade coletiva - Reflexão e Ação pg. 27/28: Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (plano de ensino de cada professor do grupo), procure identificar os seguintes elementos:
– Definição/ões de avaliação da aprendizagem encontrada(s);
– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados;
– Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação;
– Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo;
– Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
Grupo 3 – Atividade coletiva - Reflexão e ação pg. 38: Após ter visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
– Quais são os dados e taxas de rendimento de sua escola?
– O que esses dados lhes revelam?
– Como esses dados são discutidos entre os professores?
Grupo 4 – Atividade em Equipe -pg. 50/51 - Reflexão e Ação pg. 50/51  Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
- Atividade individual: Quais os instrumentos que você mais utiliza para avaliar os alunos e seus respectivos critérios de pontuação /nota?

Maria Zilma A. dos Santos/OE - João Pessoa, 16/07/2014

                                                       REGISTRO FOTOGRÁFICO












Um comentário:

  1. O tema deste Caderno VI “Avaliação no Ensino Médio” é, também, muito importante porque nos traz fundamentação teórica que abrange a avaliação da escola ou interna, da aprendizagem e externa. A competência para avaliar os conteúdos depende da concepção de avaliação que o corpo docente tem e que segundo Hoffmann, não há modelo pronto, o caminho é que nos faz experientes para executar esta ação com mais segurança. Todos nós reconhecemos que avaliar não é fácil e que precisamos estar seguros para esta atividade que deve ser discutida e partilhada na escola nos momentos de planejamento e no Conselho de Classe. O debate deste tema proporcionou reflexão despertando interesse para rever a prática pedagógica numa perspectiva inclusiva e emancipatória conforme depoimento dos professores a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da LDB.

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