“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO” 10º ENCONTRO
16/07/2014/CH: 3h/a das 08 às 11h - Pauta de trabalho:
OBJETIVOS:
1
- Incentivar o corpo docente a debater dialogicamente o tema do Caderno VI: “Avaliação
no Ensino Médio;
2.
Apresentar o objetivo e os tópicos de conteúdos a partir das considerações
iniciais;
3.
Orientar as atividades individuais e coletivas - 4 grupos;
ATIVIDADES:
1º
Momento: Acolhimento/sensibilização:
Dinâmica
musical: Errar é humano;
Mensagem
reflexiva/Jussara Hoffmann;
2º Momento:
-
Vídeo: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É BICHO PAPÃO - PES
PROJETOS EDUCACIONAIS.wmv - https://www.youtube.com/watch?v=JUly_0STUOg
-
Vídeo: O que é o IDEB. https://www.youtube.com/watch?v=0czbRa6ll5Y
- Apresentação do objetivo e dos tópicos de conteúdos do Caderno VI
“Avaliação no Ensino Médio a partir das considerações iniciais;
3º Momento:
Orientação para as atividades coletivas - (mesmos grupos dos Cad 1, 2 e 3).
Grupo 1 – Atividade coletiva - Reflexão
e ação pg. 17/18: A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência
docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões
abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas,
por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):
– quais
têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
– qual
sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
Grupo 2 – Atividade coletiva - Reflexão
e Ação pg. 27/28: Em consulta ao projeto
político-pedagógico e aos planos de ensino (plano de ensino de cada professor
do grupo), procure identificar os seguintes elementos:
–
Definição/ões de avaliação da aprendizagem encontrada(s);
– Quais os
instrumentos e procedimentos mais utilizados;
– Critérios
para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação;
– Instâncias
e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano
letivo;
– Outras
observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
Grupo 3 – Atividade coletiva - Reflexão e ação pg. 38: Após ter visto
alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados
de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
– Quais são os dados e taxas de
rendimento de sua escola?
– O que esses dados lhes revelam?
– Como esses dados são discutidos entre
os professores?
Grupo 4 – Atividade em Equipe -pg.
50/51 - Reflexão e
Ação pg. 50/51 Na avaliação institucional de sua
escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido
utilizados seus resultados?
– Existe
algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo,
organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
– Os
alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
– A
organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as
matrizes de referência do Enem?
- Atividade
individual: Quais os instrumentos que você mais utiliza para avaliar
os alunos e seus respectivos critérios de pontuação /nota?
Maria Zilma A. dos Santos/OE - João Pessoa, 16/07/2014
REGISTRO FOTOGRÁFICO
O tema deste Caderno VI “Avaliação no Ensino Médio” é, também, muito importante porque nos traz fundamentação teórica que abrange a avaliação da escola ou interna, da aprendizagem e externa. A competência para avaliar os conteúdos depende da concepção de avaliação que o corpo docente tem e que segundo Hoffmann, não há modelo pronto, o caminho é que nos faz experientes para executar esta ação com mais segurança. Todos nós reconhecemos que avaliar não é fácil e que precisamos estar seguros para esta atividade que deve ser discutida e partilhada na escola nos momentos de planejamento e no Conselho de Classe. O debate deste tema proporcionou reflexão despertando interesse para rever a prática pedagógica numa perspectiva inclusiva e emancipatória conforme depoimento dos professores a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da LDB.
ResponderExcluir