quinta-feira, 17 de julho de 2014

“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO” 9º ENCONTRO - 09/07/2014

“FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO”
9º ENCONTRO - 09/07/2014/CH: 3h/a das 08 às 11h - Pauta de trabalho:
OBJETIVOS:
1 - Incentivar o corpo docente a estudar e debater o tema do Caderno V: “Organização e
Gestão democrática da escola”;
2. Apresentar o objetivo e os tópicos de conteúdos a partir das considerações iniciais;
3. Realizar as atividades em grupos/6;
ATIVIDADES:
1º Momento: Acolhimento/sensibilização:
Clipe musical; Se eu quiser falar com DEUS;
Mensagem reflexiva/Padilha 2007;      
2º Momento:
- Apresentação das atividades em grupo do Caderno IV: Áreas do conhecimento e integração curricular;
- Vídeo: gestãoescolarwmv;
- Apresentação do Caderno V: “Organização e Gestão democrática da escola” enfatizando o objetivo e os tópicos de conteúdos a partir das considerações iniciais.
3º Momento: Orientação para as atividades em equipe:
Grupo 1 – Atividade em Equipe:
Gestão democrática da educação e gestão democrática da escola/12 - Reflexão e ação.
 - Com um grupo de colegas, (organizem tópicos dos aspectos relevantes desta temática p/socialização) e,
- Faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão?
- Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos/as na tomada de decisões dessa mesma natureza. Quais os possíveis motivos dessa inclusão? Quais os possíveis motivos dessa inclusão? Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?
Grupo 2 – Atividade em Equipe: - A direção da escola e a gestão democrática/18 - Reflexão e ação
     - Junte-se a outros colegas e (organizem tópicos dos aspectos relevantes desta temática p/socialização);
    - Procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ou dos envolvidos;
     - Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as razões pelas quais isso não ocorreu. Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos?  - E quais as reações dos colegas?
 - Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?
Grupo 3 – Atividade em Equipe
O Conselho Escolar e a gestão democrática/24 - Reflexão e ação
- Junte-se a outros colegas e (organizem tópicos dos aspectos relevantes desta temática p/socialização); (...) ?
- Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista:
a) levantar decisões tomadas;

b) comparar tais decisões com a prática existente na escola;
c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente. Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.
Grupo 4 – Atividade em Equipe - O Grêmio Estudantil e a gestão democrática / 29/30 - Reflexão e ação.   
    - Junte-se a outros colegas e (organizem tópicos dos aspectos relevantes desta temática p/socialização);
    - Se existe um Grêmio Estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes têm da sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento;
    - Converse com os integrantes do grêmio sobre como é a sua participação nos processos de discussão e decisão acerca da vida da escola, como são tomadas as decisões internamente, assim como sobre o reconhecimento que têm pela direção, pelos professores e por funcionários.
    - Com base nesses levantamentos, a que, conclusões você chega sobre a participação democrática no interior do Grêmio e sobre a participação dos jovens que o compõem nas decisões tomadas pela escola?
     Para ter uma idéia melhor do significado do conceito de resiliência, procure identificar, com um grupo de colegas, entre atividades propostas aos jovens pela Secretaria de Educação, quais se guiam por esse conceito. O mesmo pode ser feito com relação a problemas de moradia, de transporte, de saneamento, relatados por alunos que vivem na localidade onde se situa a escola.
Grupo 5 – Atividade em Equipe - Os desafios da prática: a gestão democrática da escola pública entre o proposto e o realizado pag. 38/39 - Reflexão e ação.
 - Junte-se a outros colegas e (organizem tópicos dos aspectos relevantes desta temática p/socialização);
 - 1 Tente realizar a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais;
 - 2 Façam o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva na escola onde atuam; 
 - 3 Troquem e registrem suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar;
 - 4 Com base no que discutiram, proponha formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.
Grupo 6 – Atividade em Equipe - A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação, pag.47/48 - Reflexão e ação.
- Você conhece o PPP de sua escola? - Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades. Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução do dele.
- Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos?
- Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.
Maria Zilma A. dos Santos/OE
João Pessoa, 09/07/2014














Um comentário:

  1. O tema deste Caderno V: “Organização e Gestão democrática da escola” é mais um dos tópicos de conteúdos deste curso muito importante porque nos fez refletir as ações da gestão escolar que reflete nas atividades administrativas, pedagógicas e financeiras da escola que devem ser norteadas pelas ações definidas no Projeto Político Pedagógico.
    O entendimento desta temática é um dos pré-requisitos para fundamentar a reescrita do PPP. As atividades propostas nos itens “Reflexão e Ação” proporciona debates mais intensos e, consequentemente, exigiu mais estudos e reflexão para a realização das atividades individuais e coletivas - a elaboração de um Plano Interdisciplinar por área de estudos. Portanto, neste encontro ainda não foi possível apresentar/socializar as atividades coletivas as quais foram remarcadas.

    ResponderExcluir